Seguidores

29.4.20

29 DE ABRIL- FELIZ ANIVERSÁRIO, SEXTA-FEIRA






O Sexta-feira, faz hoje 13 Anos. Começou ASSIM  com este poema, sem imagens (eu sabia lá como inserir uma foto) e sem leitores. Os dois comentários que lá estão pertencem a duas pessoas de família, não ligadas aos blogues. Nasceu pelas mãos de um sobrinho, que de visita, e sabendo como eu gostava de escrever, mo criou e me deu algumas luzes de como podia postar, a mim que nunca tinha mexido num computador, e que tinha em casa, um pc velhinho, que o filho não quisera levar quando abandonou o ninho, para constituir a sua própria família. Para os leitores mais recentes, vou contar porque escolhi o nome de Sexta-Feira
 Na hora de escolher o nome eu lembrei do  Robinson Crusoe, e do seu companheiro índio, a quem ele chamou de Sexta-Feira. Comparado com Robinson ele era um pobre ignorante, mas sem ele Robinson talvez não tivesse  sobrevivido naquela ilha selvagem. Para mim a Internet era uma espécie de ilha selvagem, e eu sentia-me tão ignorante como o pobre índio, daí que tenha sido esse o nome escolhido.
O Sexta é pois um adolescente, bem resiliente.  Nestes 13 anos a sua autora, já passou por momentos de grande sofrimento e perda, que podiam ter dado origem ao seu fim e  em
2010 isso quase aconteceu. Porém os dois resistiram e o Sexta, até ganhou três irmãos, sendo que um deles nasceu exatamente um ano depois, embora nessa altura não me tenha apercebido disso, pois só comecei a festejar o aniversário depois de ter leitores e de ver como os outros blogues festejavam cada ano.. 
Sei que no momento atual, a humanidade atravessa um momento difícil, e que os tempos vindouros podem não ser tão felizes como desejaríamos, mas neste momento não quero falar disso. Quero e posso ACREDITAR, que vai acontecer a este vírus o mesmo que aconteceu ao Sarampo, Cólera e Varíola entre muitos outros. 
A todos, antigos e novos leitores, o Sexta-feira, e eu agradecemos a vossa presença, e o carinho com que nos têm distinguido ao longo dos anos,e desejamos que festejem connosco este dia especial. E ali ao lado A mulher e a poesia, irmã mais nova do Sexta, também está em festa.




Muito obrigado a todos. Pela vossa amizade e apoio. Sem vocês já teria soçobrado.
Bem Hajam!

36 comentários:

Alexandra disse...

Parabéns aos dois. Porque sem a Elvira e a sua extraordinária evolução e coragem, nem este, nem os outros blogues existiriam.

Sei bem o quanto é difícil continuar quando não estamos bem. Eu não tive o ânimo da Elvira e abandonei o meu 'A Kind of Magic II'. Hoje, voltei, com dois. O 'Reflexos' que pretendia continuar o anterior, e com 'A Kind of Magic III' ( este, com muito incentivo da parte de António - 'Vidas'). Aqui para nós, se quase não tenho tempo para um, não sei como vou tê-lo para dois. Mas, logo se vê.

Continue, Elvira. Sempre em frente!

Um grande abraço.

Roselia Bezerra disse...

Boa noite de esperança e festa, querida amiga Elvira!
13 anos, viva!
Que linda história e um nome bem inteligente como a autora, claro!
Com seus três blogs há tempo e espaço de se expandir em temas lindos como tem feito e ainda pode diversificar assuntos.
Gosto dos três, mas o mais caçulinha tem minha expecial atenção.
Parabéns pela escritora que é e por ter tido uma ajuda há mais de uma década por verem em você um talento indubidavelmente latente.
Tenha dias abençoados!
Bjm carinhoso, festivo e fraterno

chica disse...

Que legal! 13 anos! Parabéns! Que possamos muitos outros anos aqui nos encantar! Bjs,chica

Rosemildo Sales Furtado disse...

Parabéns Elvira! Treze anos de blog é a prova inconteste da tua capacidade de gerir tão belo e importante espaço. Que venham mais treze anos.

Abraços e muita saúde e paz para ti e para os teus.

Furtado

Pedro Coimbra disse...

Já ando por aqui há alguns anos.
E quero andar muitos mais.
Parabéns.
Bfds

Lúcia Silva Poetisa do Sertão disse...

Que maravilha! 13 anos de sabedoria, cultura, contos encantadores e muita inspiração para nos maravilhar a cada visita, onde nos deparamos com as histórias envolventes, o dia de rir e gargalhar com as piadas (anedotas) e as poesias. Que venham mais e mais anos com muita interação, leituras e amizades. Parabéns por toda essa caminhada linda!
Beijos carinhosos!

Tais Luso de Carvalho disse...

Parabéns ao Sexta feira, querida Elvira! Acho que os blogs viraram nossos amigos para sempre, ou pelo menos até aguentarmos! Essa quarentena estamos todos escrevendo, lendo, e acho que eles são nossos calmantes e companheiros.
Fico feliz quando um blogueiro faz festinha ao seu blog! Um carinho especial.
Beijo, boa semana e cuide-se!

Fatyly disse...

Parabéns e obrigado por tudo que partilhas e escreves. A vida não tem sido fácil mas vamos em frente e nunca desistas.

Beijocas e um bom dia

Joaquim Rosario disse...

Bom dia
Devo ser dos mais recente seguidores do "Sexta feira " , mas bendita a hora em que através do "Tintinaine" conheci este blog , pois aprendi muito com ele e espero continuar a fazê-lo ,
Parabéns por estes treze anos , e que para o ano estejamos aqui todos a festejar o décimo quarto .

JAFR

Os olhares da Gracinha! disse...

Muitos parabéns!
Meu filho também faz anos hoje!!!
Bj

Maria João Brito de Sousa disse...

Parabéns!!! Muitos parabéns e muitas felicidades para o Sexta-Feira e para a sua incansável criadora! :)

Porque sei bem que não é nada fácil manter um blog bem vivo durante treze anos, deixo-lhe, aqui e agora, um abraço muito especial e a minha grande admiração, amiga!:)

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Muitos parabéns minha amiga pelo aniversário do blogue e que venham outros tantos.
Um abraço e continuação de uma boa semana.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
O prazer dos livros

Tintinaine disse...

Então, muitos parabéns!!!
Eu comecei um ano mais tarde, no dia 20 de Fevereiro (tive que ir espreitar a data, pois de memória já lá não ia), fui empurrado por um camarada fuzileiro que queria saber por onde andavam os velhos camaradas e organizar um almoço/convívio. Bom trabalho me deu essa tarefa em que ele me envolveu e, hoje, como paga, nem fala comigo.
Continuei com o blog, criei mais uma dúzia deles, mas este é aquele a que me mantenho mais fiel. Um deles, virado para a Genealogia, bom trabalho me deu, dei cabo das pestanas a ler e interpretar velhos documentos quase ilegíveis, durante cerca de 2 anos.

" R y k @ r d o " disse...

Bom dia:- 13 anos é muito tempo. Muitas horas, muitos dias, muitos meses, alguns anos.

Essa longevidade mostra-nos e indica-nos a força do querer, tanto exterior como interior, da sua administradora, a ilustre senhora, Elvira Carvalho. Que muitos outros 13 anos venham

MUITOS PARABÉNS.
.
Saudações amigas
Cuide-se

João Santana Pinto disse...

Muitos parabéns para o sexta-feira e sua autora.
É uma longevidade muito bonita para um blogue, pela dificuldade em manter uma publicação regular, manter a inspiração com novos textos ou poemas e é claramente um blogue com obra feita.
Não me surpreende a temática da escolha do primeiro poema a publicar. A Autora já me habituou com escolhas de temas que merecem ser lidos/conversados/discutidos e a verdade é que se passa o mesmo em muitas outras situações… não o fazemos por mal mas não deixa de ser um desrespeito por pessoas (que na sua maioria) nunca esquecem Portugal.
Voltando ao seu Sexta-feira, são muitos anos de boa escrita, muitos anos de comunicação e que sejam muitos mais assim, plenos de inspiração.
Abraço de parabéns

Luis Eme disse...

Parabéns, Elvira. Por tantas coisas.

Pela tenacidade, pelo amor às palavras, pela imaginação e pela juventude.

Abraço Amigo

Isabel disse...

Parabéns querida Elvira por este blog fantastco
Que venham mais 13!!!

silvioafonso disse...

.


De uma forma ou de outra sempre se tem
um amigo com esse nome e até de Sábado,
quiçá Domingo, dependendo da intensidade
do amor que lhe dediquemos, a gente já
teve ou tem. Você, Elvira querida, nos
presenteou, no dia do aniversário da sua
página, com um presente que na verdade
seria seu, com as palavras mais lindas
que se tem para ler.
Um beijo pra você e parabéns ao blog.

Anete disse...

Cheguei logo cedo/Brasil para dar os parabéns 🎈 ao blog com significante nome! Fico feliz em conhecer a “marcante” Elvira, mulher admirável na escrita e pessoalmente. Saudades do nosso cafezinho em Lisboa!...
Tantas e tantas atravessamos em 13 anos, hein?!
Vamos adiante, o Sexta-feira é um blog cultural e divertido!!! 👏🇵🇹👍🎶🧁
Bjs

Gracita disse...

Parabéns Elvira pelos 13 anos de lindas histórias
Que venham outros 13 e aqui viremos com você festejar
Linda e merecida festa. Parabéns querida
Beijinhos poéticos

aluap disse...

Parabéns para o Sexta que já está bem crescidinho! Parabéns para si que aqui publica e para todos os que comentam. As publicações são enriquecedoras assim como os comentários.
Boa continuação...
Tchim, Tchim! E que este dia se repita por muitos e bons anos!
Um abraço.

Janita disse...

Parabéns ao blogue e à sua autora, que tão bem o administra e dele cuida.
Muitos mais aniversários virão, pois a fibra de quem lhe deu vida é resistente e sábia.
Sinceramente não ligo muito ao dia em que o meu viu a luz, até porque nasceu fruto da aprendizagem geral a meio de uma formação de Informática. Pouco depois estive sete meses sem me lembrar de tal coisa, até que um belo dia resolvi voltar a escrever e dar-lhe alguma vida.
Creio que depois de recomeçar foi sempre a andar, com mais ou menos tropeços ainda por cá anda, ele, e eu... :)

Um abraço e venham de lá mais treze, Elvira.
Boa sorte e muita saúde!

António disse...

13 anos é muito tempo. Daqui a outros tantos e se a matemática não me falha, serão o dobro.
(onde é que eu fui buscar esta frase tão óbvia?)
🥧 Parabéns ao blogue e à proprietária.

Duarte disse...

PARABÉNS!!!
Todo um prémio à constância, querida amiga!
E que venham muitos mais com esse espirito criativo que tens, e para deleite nosso.
O que lamento é não estar mais perto para dar uma boa ferradura a esse bolo e conversar um bom bocado contigo.
Recebe todo o nosso afecto num grande abraço, também beijinhos.

Majo Dutra disse...

~~~
MUITOS PARABÉNS, ESTIMADA ELVIRA.

Não apenas pela longevidade deste blogue, mas também pela sua imensa dedicação à Língua Portuguesa, no domínio da expressão escrita.

Possui um desejo de sempre aprender e comunicar, que não conhece tréguas ou cansaço!

Que venham mais treze.
Grande abraço afetuoso.
~~~~

Ailime disse...

Boa tarde Elvira,
Parabéns pelos 13 anos do Sexta!
Um adolescente onde a sua autora tem vindo cada vez mais a empolgar os seus leitores com os seus belos contos e romances.
Um beijinho e que para o ano estejamos todos de novo a festejar.
Fique bem.
Ailime

luisa disse...

Parabéns Elvira! 13 anos de blog é de Resistente. :) Venham muitos mais e que possamos continuar a festejá-los com saúde e amizade.

Fá menor disse...

Pois muito bem! Que venham mais, se isso der gosto, prazer e alegria à sua autora!
Parabéns!

Beijinhos.

Gaja Maria disse...

Muitos parabéns Elvira, a blogosfera sem si nunca seria a mesma coisa. Beijinho e que o Sexta-feira dure durante muitos mais anos.

Edum@nes disse...

Então muitos parabéns ao Sexta-feira,
e à sua administradora/autora Elvira
pelos seus 13 anos de existência seja
o seu aniversário festajado com alegria!

Dito isto, resta-me desejar-lhe uma boa noite amiga Elvira. Um abraço.

Cidália Ferreira disse...

Olá, Dnª Elvira!
13 anos? é uma vida... Está crescidinho e em bom caminho. Queremos continuar a ler bons contos. Cuide-se

Txim txim!
-
Desalento...
Beijos e uma excelente noite!

Isa Sá disse...

Parabéns e que venham muitos mais anos! Obrigada p+or partilhar as suas histórias!

Isabel Sá  
Brilhos da Moda

Jaime Portela disse...

Treze anos já é muito tempo...
Parabéns pela persistência e pela qualidade dos seus romances.
Elvira, tenha um bom fim de semana.
Beijo.

redonda disse...

Muitos parabéns! (sorry pelo atraso)
um abraço

Emília Pinto disse...

Cheguei muito tarde, Elvira e peço desculpa por isso. Já não há bolo, não há champagne e as pessoas já deixaram a festa há dias, mas, de certeza que a homenageada está em casa, junto com o seu companheiro de 13 anos e para mim é o que importa. Há muito que me considero parte deste maravilhoso cantinho e espero que a vida me permita continuar a vir cá ainda por muitos anos. Querida Amiga, não podia deixar de vir aqui dar-te os parabéns e agradecer-te o carinho com que recebes os amigos e a dedicação aos teus blogues, principalmente ao sexta. Espero que por cá continues por muitos mais anos e que este virus não esteja a fazer estragos aí em casa. Parabéns e muito obrigada por me receberes sempre tão bem. Um abraço carregadinho de amizade
Emilia

teresa dias disse...

Com muito, mas mesmo muito atraso, desejo, do coração, pelo menos mais 13 anos ao Sexta-Feira.
Eu, gosto de passar por aqui... mesmo que por vezes não pareça.
Beijo, amiga Elvira.