Seguidores

16.7.07

A PROPÓSITO DE ... SOGRAS

Mal amadas por uns, odiadas por outros, alvo de mais de metade do anedotário português, eis as Sogras.
Porque recentemente passei a fazer parte desta classe, ocorreu-me dissertar sobre o tema.
Então é assim. Todas as sogras são mães. Verdade? Ora sendo assim o que é que faz da melhor mãe do mundo, uma sogra maldita? Alguém sabe?
Bom, eu penso que primeiro que tudo, há uma grande competição entre sogras e noras/genros, pelo amor dos filhos/filhas. Do lado das sogras ( não esquecer que elas já foram noras) é o medo latente de perder o filho/filha, de ser substituída no coração dos filhos pelo novo amor. Por outro lado, para a mãe os filhos, são sempre meninos a precisarem da sua protecção. Aí começam os conselhos o querer ser ela a viver os problemas dos filhos. Consequentemente sufocam o casal e começam os atritos com as noras/genros. Do lado contrário, temos as noras/genros, inseguros, querendo tomar posse do leme da sua barca (família) mas ao mesmo tempo não querendo magoar o/a companheiro/a, temendo comparações, mas também não querendo romper os laços familiares anteriores. Daí nasce uma relação complicada. Claro, também há - e ainda bem - excepções. Nunca tive nada a dizer da minha sogra. Gostaria que a minha nora pudesse um dia dizer o mesmo. Eu acho que o principal é um respeito mútuo e que ambas as partes não queiram interferir na vida uns dos outros. Porque então cai-se num ciclo vicioso, em que as noras/genros falam mal das sogras e estas dizem cobras e lagartos daquelas/os.
Sim.Porque, não sei se sabem, mas as sogras também se queixam das noras/genros.
Agora amigos aguardo a vossa opinião.

12 comentários:

Anónimo disse...

Trata-se de um mito criado há muito tempo.
E um disparate do tamanho do mundo.

Não vale a pena gastar muito tempo em redor do tema porque se trata, na realidade, duma questão de falso teor.
Sogras? Há boas, más, assim assim e antes pelo contrário.
Mães? Idem.
E por aí fora...

Anónimo disse...

Sogras? Meu Deus esperava tudo menos isso. Eu com a minha tenho uma relação optima. Só a vejo uma vez por ano, duas se contar com o Natal. Só me lembro dela quando pago a conta do telefone ahahah

Andre disse...

yo soy nuera, como tu ya sabrás.
Todo seria muy facil si cada uno viviera su vida y no se mete en la vida de los demás.
Besos grandes desde Uruguay

Anónimo disse...

Não conheci a minha. Não posso opinar.

Unknown disse...

Concordo com reporter! a minha mãe foi sogra de 4 genros e 4 noras, foi adorada por todos, era uma excelente sogra e, uma extremosa mãe...
A minha sogra tem 8 genros e 5 noras, também é adorada por todos. Por esta experiência, poderei dizer com alguma margem de erro, tudo depende da forma como se é educado/a de pequeno e, isso é marcante na vida adulta, um mau filho/a, nunca pode ser um bom Pai/ Mãe,Sogra avó etc. tende sempre a regredir á sua infância...

Anónimo disse...

Assunto complicado este. Minha sogra queria outra moça para mulher do filho. E como o meu marido não foi por onde ela queria, ela ainda hoje não perdoou o filho e nunca falou comigo. Acredito que haverá boas sogras, mas a minha experiência com a minha é muito má.

Anónimo disse...

Mas voce é uma exelente sogra. eu nao tenho razao de queixa da minha.so tenho de agradecer tudo aquilo que tem feito por nós.bjos e muito obrigada.

Anónimo disse...

Olá Elvira.
Eu penso que muitas das vezes o problema é dos ciúmes, conheci de perto um caso de uma mãe de um filho único que quando ele casou ficou a viver com eles, ela éra uma "bruxa"o filho batia na mulher ela procurava abrigo na sogra e ela dizia ele ainda devia bater-te mais, fazia queixas ao filho que ela cozinhava mal, que passava muito mal as calças dele etc, e a coitada era uma burra de trabalho e óptima dona de casa, ela saia com o filho e a nora ficava em casa, depois a sogra saiu lá de casa porque arranjou um segundo marido, mas mesmo assim convidava o filho para ir almoçar a casa dela,e reclamava que ele estava muito magro, que a comida que a mulher lhe dava não devia prestar.
As sogras dão-se sempre melhor com os genros, porque as mulheres umas com as outras é fogo:)
Eu gostava muito da minha sogra, mas vivi sempre longe dela, ela era frontal e dizia sempre o que pensava, mas era muito justa e quando o filho não tinha razão ela dizia a ele e estava do meu lado, eu fui sempre uma nora querida de quem ela gostava de receber telefonemas e conversar, tive muita sorte com a minha sogra.Eu sempre gostei muito dela, infelizmente morreu de repente em Dezembro.
Beijocas

Unknown disse...

O problema non sempre son as sogras. Comportanse desa maneira (mala) alentaos e apoiados polos fillos. Non sei si por medo, costume ou devoción.
Moitas non son malas, fan mal con boa intención.
Por certo, que tala tua?

Elvira Carvalho disse...

reporter: Mito? ai se algumas pessoa que eu conheço te ouvissem.

la morocha: Uma amiga com muitas queixas, não?

Jose: ainda bem que não tens razão de queixa.Também acredito que a educação puderá influenciar.

Para um anonimo (gato escondido com rabito de fora) fico contente com sua opinião. Espero que seja a mesma daqui a 20 anos.

Mary90: Fico contente que continue passando. Você está como eu. Não tem razões de queixa, mas conhece quem tem.

Mueja: Tem razão. Mas cá em Portugal há um ditado popular que diz" De boas intenções está o Inferno cheio" Com a minha, sem problemas, mas eu passei agora para o time contrário.

Dina disse...

Elvira os problemas surgem quando as sogras são mães que confundem o seu papel.
Tive uma sogra espectacular com quem aprendi muito e de quem ainda hoje gosto muito e com quem me dou muito bem. É a avó das minhas filhas.
Depois divorciei-me e voltei a casar-me ao fim de 7 anos e aí a sogra foi um desastre...
Eu era a mesma, aliás era inclusivé mais madura e por isso haveria à partida menos razões para problemas mas a verdade é que eles existiram e em grande número.
Eu sou sogra e não sou nenhuma chata pelo contrário os meus genros dão-se bem comigo.

Anónimo disse...

Também não tive razões de queixa da minha sogra. De igual modo, penso que o meu genro também não se pode queixar de mim (embora, se calhar, as megeras também pensam que são boas)...
De qualquer modo, penso que o problema é que as sogras pensam que veio outro homem/mulher, roubar-lhes a filha/filho, em vez de pensarem que ganharam mais um filho.
Pela minha parte, não penso que perdi uma filha, mas sim que ganhei um filho.