16.7.07

A PROPÓSITO DE ... SOGRAS

Mal amadas por uns, odiadas por outros, alvo de mais de metade do anedotário português, eis as Sogras.
Porque recentemente passei a fazer parte desta classe, ocorreu-me dissertar sobre o tema.
Então é assim. Todas as sogras são mães. Verdade? Ora sendo assim o que é que faz da melhor mãe do mundo, uma sogra maldita? Alguém sabe?
Bom, eu penso que primeiro que tudo, há uma grande competição entre sogras e noras/genros, pelo amor dos filhos/filhas. Do lado das sogras ( não esquecer que elas já foram noras) é o medo latente de perder o filho/filha, de ser substituída no coração dos filhos pelo novo amor. Por outro lado, para a mãe os filhos, são sempre meninos a precisarem da sua protecção. Aí começam os conselhos o querer ser ela a viver os problemas dos filhos. Consequentemente sufocam o casal e começam os atritos com as noras/genros. Do lado contrário, temos as noras/genros, inseguros, querendo tomar posse do leme da sua barca (família) mas ao mesmo tempo não querendo magoar o/a companheiro/a, temendo comparações, mas também não querendo romper os laços familiares anteriores. Daí nasce uma relação complicada. Claro, também há - e ainda bem - excepções. Nunca tive nada a dizer da minha sogra. Gostaria que a minha nora pudesse um dia dizer o mesmo. Eu acho que o principal é um respeito mútuo e que ambas as partes não queiram interferir na vida uns dos outros. Porque então cai-se num ciclo vicioso, em que as noras/genros falam mal das sogras e estas dizem cobras e lagartos daquelas/os.
Sim.Porque, não sei se sabem, mas as sogras também se queixam das noras/genros.
Agora amigos aguardo a vossa opinião.

13 comentários:

Repórter disse...

Trata-se de um mito criado há muito tempo.
E um disparate do tamanho do mundo.

Não vale a pena gastar muito tempo em redor do tema porque se trata, na realidade, duma questão de falso teor.
Sogras? Há boas, más, assim assim e antes pelo contrário.
Mães? Idem.
E por aí fora...

Anónimo disse...

Sogras? Meu Deus esperava tudo menos isso. Eu com a minha tenho uma relação optima. Só a vejo uma vez por ano, duas se contar com o Natal. Só me lembro dela quando pago a conta do telefone ahahah

La Morocha disse...

yo soy nuera, como tu ya sabrás.
Todo seria muy facil si cada uno viviera su vida y no se mete en la vida de los demás.
Besos grandes desde Uruguay

marta disse...

Não conheci a minha. Não posso opinar.

José disse...

Concordo com reporter! a minha mãe foi sogra de 4 genros e 4 noras, foi adorada por todos, era uma excelente sogra e, uma extremosa mãe...
A minha sogra tem 8 genros e 5 noras, também é adorada por todos. Por esta experiência, poderei dizer com alguma margem de erro, tudo depende da forma como se é educado/a de pequeno e, isso é marcante na vida adulta, um mau filho/a, nunca pode ser um bom Pai/ Mãe,Sogra avó etc. tende sempre a regredir á sua infância...

Anónimo disse...

Assunto complicado este. Minha sogra queria outra moça para mulher do filho. E como o meu marido não foi por onde ela queria, ela ainda hoje não perdoou o filho e nunca falou comigo. Acredito que haverá boas sogras, mas a minha experiência com a minha é muito má.

Anónimo disse...

Mas voce é uma exelente sogra. eu nao tenho razao de queixa da minha.so tenho de agradecer tudo aquilo que tem feito por nós.bjos e muito obrigada.

mary90 disse...

Olá Elvira.
Eu penso que muitas das vezes o problema é dos ciúmes, conheci de perto um caso de uma mãe de um filho único que quando ele casou ficou a viver com eles, ela éra uma "bruxa"o filho batia na mulher ela procurava abrigo na sogra e ela dizia ele ainda devia bater-te mais, fazia queixas ao filho que ela cozinhava mal, que passava muito mal as calças dele etc, e a coitada era uma burra de trabalho e óptima dona de casa, ela saia com o filho e a nora ficava em casa, depois a sogra saiu lá de casa porque arranjou um segundo marido, mas mesmo assim convidava o filho para ir almoçar a casa dela,e reclamava que ele estava muito magro, que a comida que a mulher lhe dava não devia prestar.
As sogras dão-se sempre melhor com os genros, porque as mulheres umas com as outras é fogo:)
Eu gostava muito da minha sogra, mas vivi sempre longe dela, ela era frontal e dizia sempre o que pensava, mas era muito justa e quando o filho não tinha razão ela dizia a ele e estava do meu lado, eu fui sempre uma nora querida de quem ela gostava de receber telefonemas e conversar, tive muita sorte com a minha sogra.Eu sempre gostei muito dela, infelizmente morreu de repente em Dezembro.
Beijocas

mueja disse...

O problema non sempre son as sogras. Comportanse desa maneira (mala) alentaos e apoiados polos fillos. Non sei si por medo, costume ou devoción.
Moitas non son malas, fan mal con boa intención.
Por certo, que tala tua?

elvira carvalho disse...

reporter: Mito? ai se algumas pessoa que eu conheço te ouvissem.

la morocha: Uma amiga com muitas queixas, não?

Jose: ainda bem que não tens razão de queixa.Também acredito que a educação puderá influenciar.

Para um anonimo (gato escondido com rabito de fora) fico contente com sua opinião. Espero que seja a mesma daqui a 20 anos.

Mary90: Fico contente que continue passando. Você está como eu. Não tem razões de queixa, mas conhece quem tem.

Mueja: Tem razão. Mas cá em Portugal há um ditado popular que diz" De boas intenções está o Inferno cheio" Com a minha, sem problemas, mas eu passei agora para o time contrário.

Dina disse...

Elvira os problemas surgem quando as sogras são mães que confundem o seu papel.
Tive uma sogra espectacular com quem aprendi muito e de quem ainda hoje gosto muito e com quem me dou muito bem. É a avó das minhas filhas.
Depois divorciei-me e voltei a casar-me ao fim de 7 anos e aí a sogra foi um desastre...
Eu era a mesma, aliás era inclusivé mais madura e por isso haveria à partida menos razões para problemas mas a verdade é que eles existiram e em grande número.
Eu sou sogra e não sou nenhuma chata pelo contrário os meus genros dão-se bem comigo.

lula disse...

Também não tive razões de queixa da minha sogra. De igual modo, penso que o meu genro também não se pode queixar de mim (embora, se calhar, as megeras também pensam que são boas)...
De qualquer modo, penso que o problema é que as sogras pensam que veio outro homem/mulher, roubar-lhes a filha/filho, em vez de pensarem que ganharam mais um filho.
Pela minha parte, não penso que perdi uma filha, mas sim que ganhei um filho.

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,