Seguidores

18.4.23

POESIA ÀS TERÇAS -JOAQUIM PESSOA

 


Estou Mais Perto de Ti porque Te Amo

Estou mais perto de ti porque te amo.
Os meus beijos nascem já na tua boca.
Não poderei escrever teu nome com palavras.
Tu estás em toda a parte e enlouqueces-me.

Canto os teus olhos mas não sei do teu rosto.
Quero a tua boca aberta em minha boca.
E amo-te como se nunca te tivesse amado
porque tu estás em mim mas ausente de mim.

Nesta noite sei apenas dos teus gestos
e procuro o teu corpo para além dos meus dedos.
Trago as mãos distantes do teu peito.

Sim, tu estás em toda a parte. Em toda a parte.
Tão por dentro de mim. Tão ausente de mim.
E eu estou perto de ti porque te amo.

Joaquim Pessoa, in 'Os Olhos de Isa'

Foi com grande tristeza que tomei conhecimento ontem, numa tertúlia poética que Joaquim Pessoa tinha partido. Já tinha este post programado para hoje, apenas substitui a foto de um casal romântico que ilustrava o poema, pela foto do autor. 
LUZ e PAZ para ele.

12 comentários:

Roselia Bezerra disse...

"Amo-te como se nunca tivesse amado".

Olá, querida amiga Elvira!
É o segundo blog que leio hoje sobre o falecimento do poeta.
As palavras dele viverão para sempre.
Tenha uma nova semana abençoada!
Beijinhos

Caderrno de San disse...

Parece que ele foi chamado de o poeta do amor. Não conhecia os seus poemas. Fui buscar alguns deles.
Que ele descanse em paz!
Um abraço,

Pedro Coimbra disse...

Amélia, dos olhos doces.
Cansou-se de lutar.
Abraço e saúde

Tintinaine disse...

Este poeta deve pensar o mesmo que eu, mulher gosta de poesia, homem gosta é de mulher!

chica disse...

Linda poesia e que ele repouse na paz! beijos, chica

Maria João Brito de Sousa disse...

Partiu um grande poeta, um poeta que pertence àquele privilegiado núcleo a que chamamos "Poetas de Abril".

Obrigada pela partilha de um dos seus poemas, minha amiga.

Um forte abraço!

Emília Pinto disse...

Também soube ontem pelas noticias. Muito triste, Elvira. Beijinhos e espero que estejas bem
Emilia

A Nossa Travessa disse...

Hoje o meu comentário é muito especial e não reflecte o que penso sobre o vosso post, mas sim serve para vos avisar que voltou a maldita bipolar, Por isso peço muita desculpa de não corresponder ao que escrevem. Pela minha parte e tentando fazer uma terapêutica ocupacional irei tentando escrever umas coisas para não perder o fio à meada. Muo obrigado.
Henrique

brancas nuvens negras disse...

Uma merecida homenagem. Como poeta comprometido, também nesta hora, está sujeito à boçalidade, mas a obra poética aí fica para os vindouros que sabem o que é a poesia.
Um abraço.

Anete disse...


Olá, Elvira... O poema de amor é lindo e profundo.
Parece que ele faleceu jovem, não é, ficou aqui uma bela homenagem.
O meu carinho...

Ailime disse...

Boa noite Elvira,
Uma grande perda!
Joaquim Pessoa era um grande Poeta.
Paz à sua alma.
Gostei muito deste poema.
Bela homenagem.
Beijinhos e saúde.
Ailime

teresadias disse...

Perdemos um enorme poeta.
Linda e merecida homenagem, Elvira.
Beijo.