Seguidores

28.4.23

UM PEQUENO CONTO






Numa pequena vila costeira, vivia um velho pescador com a sua neta, Margarida, que ele tomou a seu cargo, quando os pais da menina então com oito anos morreram num acidente.

 A menina adorava o avô que lhe falava de reis e sereias que habitavam o fundo do mar. Margarida, a quem o avô, tratava carinhosamente por Princesa, foi crescendo, simples, alegre e linda, como a flor que lhe dera o nome tornando-se uma bela mulher com a sua pele branca como a neve, os lindos olhos azuis como pedaços de céu, e o cabelo tão loiro, que mais pareciam fios de oiro que o vento agitava.

Todos os homens que a viam, quer fossem pescadores, ou turistas endinheirados, que vinham de férias para o moderno hotel junto à praia, todos por ela se apaixonavam. Dizem até, que quando em noites de luar, Margarida passeava descalça pela orla da praia, Neptuno, o deus do mar, saía das águas encantado, só para a ver passar.

 Mas, dizem que não há bela sem senão e a linda jovem tinha um e grande. Influenciada pelas belas histórias que o avô lhe fora contando ao longo dos anos, Margarida vivia num mundo de magia e sonhos, onde a realidade da vida, não tinha lugar.

O velho pescador estava desolado. Estava velho, cansado e sentia que o seu fim se aproximava a passos largos. Queria que ela arranjasse um bom homem e se casasse, mas a jovem vivia com a cabeça na lua e ele temia que ela não conseguisse sobreviver sozinha, depois da sua partida.

Um tarde porém - continuou o narrador que ia narrando esta história às crianças da pré, na minha escola – um lindo iate ancorou perto da praia, e à noite, um grupo de jovens veio nadando, até ao areal.

Era uma linda noite de luar e como de costume, Margarida caminhava descalça, pela orla das ondas, quando um dos jovens a viu, separou-se dos demais e caminhou ao seu encontro. Então, vindo do mar, um sussurro, suave como uma brisa de verão, chegou aos ouvidos da jovem.

-Margarida, hoje, cumpre-se o teu destino. O jovem que se aproxima é a tua alma gémea. Não temas. Sorri, porque em breve vais partir e ser muito feliz.  Adeus, meu amor.

 


11 comentários:

Janita disse...

Há sonhos que se cumprem...Sonhar é preciso.

Boa noite, Elvira.
Um abraço e as suas melhoras.

Pedro Coimbra disse...

Meu amor vem sobre as ondas...
Bfds

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida amiga Elvira!
Um bonito conto cujo pano de fundo tem o mar que tanto amamos a encantar.
É dele que nos vem toda magia e encanto das surpresas que a vida nos traz.
Tenha uma sexta-feira abençoada!
Beihinhos

chica disse...

Tão lindo e mágico teu conto,Elvira!
Gostei muito!
beijos, tudo de bom,chica

Fatyly disse...

Tão bonito e sim há que sonhar pelo que pretendemos:)
Beijos e um bom dia

Tintinaine disse...

Isso é que é amor, vindo do mar é um "Amor Marinheiro"!

Maria João Brito de Sousa disse...

E foi nessa noite em que o velho avô partiu qque o senão de Margarida deixou de ser senão e passou a ser realidade...
Gostei muito, minha amiga!

Um grande abraço!

São disse...

Que todos os sonhos se cumpram

Beijinho, bom final de semana

- R y k @ r d o - disse...

Sonhar é bom. Belo conto

Fim de semana de Paz e Amor.
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

brancas nuvens negras disse...

Um conto pleno de poesia.
Um abraço.

Cidália Ferreira disse...

Lindo. Há que sonhar, sempre!
.
Coisas de uma Vida
.
Beijos. Boa noite!