Seguidores

9.1.23

CICATRIZES DA ALMA - PARTE III


Uma hora depois, ainda Anabela rolava na cama sem conseguir adormecer, a cabeça cheia de tristes pensamentos.  Os dias de férias estavam a terminar, em breve teria de retornar ao trabalho, enfrentar os olhares de compaixão das colegas. E não sabia se teria coragem para isso. Pensou que o melhor que poderia fazer seria apresentar a demissão e procurar um novo emprego, onde ninguém a conhecesse e não tivesse de suportar os olhares de pena das colegas. Porém conseguir um emprego com rapidez não era fácil e as suas economias não davam para se aguentar por muito tempo.

Tirando a pequenita Patrícia, sua afilhada e os pais da menina, Anabela não tinha ninguém a quem pedir aconchego. Nunca conhecera o homem que lhe dera o ser, pois este abandonara a mãe, antes mesmo dela nascer. A mãe tinha uma enorme sede de carinho, uma ânsia de ter a sua casa, a sua família. 

Isso levara a que durante os seus primeiros anos de vida, Anabela conhecesse uma série de namorados, que a sua mãe arranjava sempre sonhando que aquele é que ia assumir uma relação séria e pôr-lhe no dedo uma aliança.  Mas isso nunca acontecia, os homens conheciam-lhe a fragilidade, aproveitavam-se dela e logo a abandonavam.

Quando a mãe deixou de acreditar na vida com que sempre sonhara, caiu em depressão e foi-se desligando da vida sem se importar com a filha. Anabela tinha onze anos quando a mãe morrera e se vira sozinha no mundo.

Quando no dia seguinte ao funeral da mãe o senhorio se apresentou na humilde residência e a pôs na rua, afirmando que a renda já estava atrasada dois meses, e ele não era seu pai para ter obrigação de lhe dar casa, Anabela pensou que só lhe restava o orfanato onde a mãe fora criada.

Salvou-a de tal destino, dona Arminda, uma vizinha, ex-professora reformada, que a acolhera em sua casa, e se responsabilizara por ela.

Apesar da avançada idade, a senhora que era viúva de um militar e não tivera filhos, tinha tratado a garota como se de uma avó amorosa se tratasse. Com ela Anabela viveu os sete melhores anos da sua vida, embora no último ano, ela se vira numa correria entre a escola onde terminava o secundário, e a casa onde a mulher que amava definhava vítima de cancro.

A “avó” Arminda faleceu no dia seguinte a Anabela ter completado os dezoito anos, como se a velha senhora tivesse esperado a sua maioridade para que ela não enfrentasse dificuldades. E mais, deixou-lhe em testamento tudo o que tinha, algum dinheiro, e a sua casa que embora antiga era grande e estava bem conservada, bem como o terreno que se estendia desde as traseiras da casa até à margem do rio.

Depois do funeral pôs o imóvel e o terreno à venda, na única agência da terra, pois desejava partir para a capital, onde pensava ter muito mais hipóteses de conseguir emprego.


13 comentários:

Pedro Coimbra disse...

As mães que não pariram.
Há tantas assim.
Boa semana

Tintinaine disse...

Oh, vida desgraçada, vem aí tragédia!
Uma boa semana, a segunda do ano e faltam 50 para o fim deste 2023, com a saúde precisa para a apreciar!

Joaquim Rosario disse...

Bom dia
Estamos a começar com um drama, mas esperemos que isto mude .

JR

chica disse...

Vamos acompanhando ...Linda semana! beijos, chica

noname disse...

A história da Amabela promete, e eu, prometo segui-la :)

Bom dia, Elvira

Emília Pinto disse...

Uma história que promete. E há sempre um bom coração no meiode tanta miséria humana Tudo de bom, querida Elvira! Beijinhos e saúde!
Emilia

- R y k @ r d o - disse...

Um texto intrigante.
.
Poema: “” Vive-se uma vida de ninguém””… Feliz Ano Novo
.

Ailime disse...

Bom dia Elvira,
Uma vida penosa e uma história já com tanto para contar.
Beijinhos e um ótimo dia.
Ailime

Jaime Portela disse...

Estou a gostar.
Ainda que não faça ideia onde a sua história vai parar.
Será que ela vai descobrir quem é o seu pai?
Boa semana, amiga Elvira.
Beijo.

Maria João Brito de Sousa disse...

Há vidas muito difíceis, caramba!

Fico a aguardar o próximo capítulo, querida amiga!


Saúde, Paz e um grande abraço!

teresadias disse...

Quais serão as voltas e voltinhas que a Elvira imaginou para a vida da Isabel?
Eu volto para saber.
Beijo Elvira, boa semana.

Janita disse...

O que atormentará tanto Anabela?
Certo que teve uma infância difícil, mas agora é mulher feita.
Nada dura eternamente nem sequer o sofrimento...Algo mais se passa.
Vamos com calma, embora a pressa seja muita, o final ainda está por escrever!

Um abraço, Elvira.

Lúcia Silva Poetisa do Sertão disse...

Acompanhando com ansiedade para ver o desenrolar da vida de Anabela!
Abraços fraternos!