Seguidores

31.1.23

POESIA ÀS TERÇAS - JOSÉ RÉGIO - SABEDORIA



 

Sabedoria

Desde que tudo me cansa,
Comecei eu a viver.
Comecei a viver sem esperança…
E venha a morte quando
Deus quiser.

Dantes, ou muito ou pouco,
Sempre esperara:
Às vezes, tanto, que o meu sonho louco
Voava das estrelas à mais rara;
Outras, tão pouco,
Que ninguém mais com tal se conformara.

Hoje, é que nada espero.
Para quê, esperar?
Sei que já nada é meu senão se o não tiver;
Se quero, é só enquanto apenas quero;
Só de longe, e secreto, é que inda posso amar. . .
E venha a morte quando Deus quiser.

Mas, com isto, que têm as estrelas?
Continuam brilhando, altas e belas.

12 comentários:

brancas nuvens negras disse...

Um grande poema, mas também inquietante.
Um abraço.

Majo Dutra disse...

Um professor dedicado e muito amado; um poeta sempre genial, singular humilde, perturbador...
Foi um tempo difícil para ser professor...
Gostei de o ler aqui.
Abraço da Majo.

Pedro Coimbra disse...

Gosto muito da simplicidade na escrita de José Régio.

Ailime disse...

Bom dia Elvira,
Um poema de José Régio que apreciei.
Um beijinho e saúde.
Ailime

Isa Sá disse...

Obrigada por partilhar um pouco de poesia!
Isabel Sá
Brilhos da Moda

Tintinaine disse...

Quase me pareceu ouvir a voz do compadre Eduardo a dizer que está perto de encetar a última viagem!!!

ematejoca disse...

Poema-despedida triste muitíssimo triste.
As estrelas continuaram brilhantes no firmamento, mesmo depois da última viagem de José Régio.

Saudações de um Hamburgo ventoso, chuvoso e muitíssimo frio 🚢

Fatyly disse...

De uma simplicidade incrível como é a sua escrita. Adorei!
Beijos e um bom dia

Cidália Ferreira disse...

Poesia muito bonita. Obrigada pela partilha!!
.
Coisas de uma Vida
.
Beijos e uma boa tarde!

Rogério G.V. Pereira disse...

Um poema de desânimo
Que, lendo bem
até me anima

(o meu blogue vai melhorando...)

Roselia Bezerra disse...

Boa noite de paz, querida amiga Elvira!
Como anda a saúde, amiga? Deus por si e pelo seu esposo sempre está.
Um poema forte e que passa um pouco de resignação...
Tenha dias abençoados na nova semana!
Beijinhos

Anete disse...


Um poema bonito e forte com a sabedoria. E as estrelas continuarão sempre brilhando com grande esplendor...
Boa noite e feliz Fevereiro...