Seguidores

7.10.20

CILADAS DA VIDA - PARTE XLII


 

Enquanto João se metia no carro e arrancava sem rumo fixo, perdido nos seus pensamentos, destruídas todas as suas convicções, em relação aos progenitores, e ao papel que cada um teve na sua meninice, Inês telefonava a Teresa.

- Amiga consegui falar com a minha médica. Ela tem marcações até às seis, mas aceitou ver-te depois da última cliente. Já falei com o Gustavo, e com o meu pai. O Gustavo vai buscar o Martim a casa dos avós e janta lá, pois as consultas podem atrasar-se.

- Achas mesmo necessário ir hoje? Não podias marcar para amanhã?

- “Não guardes para amanhã, o que podes fazer hoje “.  Ademais amanhã, a médica está de serviço no hospital. E não podes protelar mais uma consulta. Nunca vi uma grávida com tão poucas semanas a passar tão mal. Arranja-te, eu vou buscar-te quando faltar um quarto para as seis.

Teresa desligou a chamada e ficou pensativa. Preferia esperar pela sua médica, ia sentir-se mais à vontade, mas como ela estava de férias, e não querendo voltar ao Centro Clínico, tinha que aceitar a solução encontrada pela amiga. De resto Inês sempre lhe dissera que a doutora Laura Aguilar era uma excelente médica. Olhou o relógio. Ainda não eram cinco horas. Podia continuar deitada mais um pouco, desde que não se deixasse dormir. Mas os olhos pesavam-lhe tanto que achou por bem levantar-se e ir tomar banho.

Quando a amiga tocou a campainha, guardou o telemóvel na bolsa, agarrou as chaves e saiu.

Já no consultório, como doente da primeira consulta teve que responder a todas as perguntas que a empregada lhe fez para elaborar a ficha. Quando terminou, olhou à sua volta. Na sala ainda estava uma mulher em adiantado estado de gravidez. A última cliente da médica. O que queria dizer que as consultas estavam atrasadas pois o relógio já marcava as seis e vinte. Sentaram-se e aguardaram. Cinco minutos depois outra mulher saía do gabinete e a assistente chamava a última doente presente na sala. Trinta e cinco minutos mais tarde, chegou finalmente a vez de Teresa.

A médica era uma mulher baixinha, de voz suave e sorriso fácil.

Depois dos cumprimentos, a doutora perguntou:

-  Então diga-me Teresa, o que se passa consigo, que tanto preocupa a sua amiga. É o primeiro filho? Já fez alguma consulta depois que engravidou?

Teresa contou à médica as condições especiais da gravidez, bem como os sintomas que tinha e quando terminou, a médica levantou-se.

-Vou observá-la e fazer uma ecografia. A Teresa parece-me demasiado magra. Vamos pesar e medir - disse apontando a balança a um canto da sala.

A jovem subiu para a balança, e a médica verificou primeiro a altura depois o peso

- Um metro e setenta e cinco, cinquenta e seis quilos.  Com a sua altura, pode ser um bom peso para uma modelo, mas é claramente insuficiente para uma mulher grávida. Vamos passar ao gabinete ao lado, e preparar para a observar.

Teresa olhou para a amiga e a médica intercetando o olhar disse:

-A Inês pode vir.

Depois de preparada, a médica observou-a durante algum tempo. Tinha um aspeto concentrado, e parecia mostrar-se preocupada.

Por fim, deu o exame por terminado, e então pegou no frasco de gel, passou uma porção no ventre da jovem e deu início à ecografia:

Depois de uns minutos perguntou:

-Há na sua família algum caso de gravidez múltipla?

-Não.

-E fez algum  tratamento para engravidar com mais facilidade, algum tipo de comprimidos para estimular a ovulação?

- Sim. Disseram-me que na maioria dos casos não se consegue engravidar à primeira vez, e então fiz um tratamento, sim.

-E sabe que esse tipo de medicamento pode ter como efeito colateral, um híper estímulo ovariano e consequente gravidez múltipla?

- Quer dizer que vou ter gémeos? – perguntou

- Trigémeos, se conseguir levar a gravidez até ao fim, coisa que no seu estado atual duvido muito. Precisa de repouso absoluto, e uma dieta super-rica em proteínas, para que ganhe peso rapidamente. Mas não precisa só de ganhar peso tem que fazer repouso absoluto, e necessita de alguém que cuide de si . Penso que o melhor é ir ter comigo amanhã ao hospital e eu trato de a internar durante uns dias, para evitar um aborto que se adivinha se não aumentar rapidamente de peso. A Teresa está com seis semanas e quatro dias. Quer ver os bebés? Nesta altura ainda não se podem chamar de bebés, mas o embriões  já têm batimento cardíaco e o tubo neuronal - que será o cérebro e a medula espinal- está a começar a fechar-se. Vou aumentar o som para que oiça os seus corações.

 

 NOTA : A todas as minhas amigas recordo que Outubro é o mês Rosa. Pela vossa saúde não se esqueçam da prevenção do cancro da mama

18 comentários:

Pedro Coimbra disse...

SURPRISE!!!!!!
Abraço

Joaquim Rosario disse...

Bom dia
Jamais me esquecerei deste mês .

JR

Isa Sá disse...

A passar por cá para acompanhar a história.

Isabel Sá  
Brilhos da Moda

Tintinaine disse...

Trigémeos?
A Elvira não faz isso por menos?
O futuro pai vai cair da cadeira abaixo quando souber!
Mas não percebo uma coisa, não foi implantado um único óvulo já fertilizado in vitro?

Maria João Brito de Sousa disse...

Ah, Elvira, confesso que me surpreendeu com esta tripla gestação :) Esperemos que a protagonista consiga engordar uns quilinhos, repousar muito e levar esta tripla empreitada a bom porto! :)


Forte abraço!

chica disse...

Que bela surpresa..TRÊS!!! Tomara tudo dê certo com ela e que tudo acabe bem ! beijos, chica

Cidália Ferreira disse...

Logo trigémeos ? Bem. Oxalá consiga!:)
-
A imaginação duma dança sem chão.
-
Beijos e uma excelente dia!

Alexandra disse...

E pronto! Cá estou eu após ter lido tudo desde a última vez que aqui estive.

A Elvira dá voltas extraordinárias.

Um abraço e boa semana.

Ailime disse...

Boa tarde Elvira,
Agora esperando que a Teresa recupere e que seus trigémeos se desenvolvam com saúde.
Fiquei a sorrir... Tenho uma sobrinha/afilhada, que por acaso faz hoje anos que já tinha um menino e foi agraciada com duas filhas gémeas há dezoito meses.
Uma gracinha e tudo se cria. Haja saúde.
Beijinhos,
Auilime

Janita disse...

Meu Deus!! Isto é caso para a futura mãe se ver em palpos de aranha e o 'pobre' empresário se ver perante um trilema!! E não o digo pelos tri gémeos, mas todas as notícias inesperadas que lçhe surgiram do nada.
A vida é tortuosa caramba... ou tudo ou nada.

Abraço.

Janita disse...

Não sei como aquele C de cedilha ali foi parar...

© Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

Cada vez mais empolgante!
Estou a adorar!
beijinhos
:)

teresa dias disse...

Trigémeos?
Socorro!!
Beijo

noname disse...

Três???!!!!!!

Valha-lhe a anta Engrácia :-)

Boa tarde, Elvira


Edum@nes disse...

Era esta notícia que eu,
não esperava de ler agora
foi por bem que a escreveu
eu a li antes de ir embora!

Ir embora para a cama dormir,
porque estando quase na hora
sono estou começando a sentir
sendo que a leitura o incomoda.

Tenha uma boa noite amiga Elvira. Um abraço-

aluap disse...

Não imaginava que estava grávida de trigémeos e acho que o futuro pai também não!

João Santana Pinto disse...

Nos textos anteriores, achei que haveria a possibilidade de tragédia, mas confesso que mais esta reviravolta... é bastante mais genial numa história de amor.

Lúcia Silva Poetisa do Sertão disse...

Super atrasada no acompanhar da história, mas vou atualizando. Este capítulo muito surpreendente com a revelação de trigêmeos.
Abraços fraternos!