Seguidores

27.10.17

A RODA DO DESTINO - PARTE XLII


- E porque não o fizeste?
- Não se pode amar por dois. O sentimento não era recíproco, ela só via em mim um amigo. Casou com outro e é feliz.
 - E já a esqueceste?
- Sim, embora até há pouco tempo, pensasse que não.
Tinha-se instalado um clima de intimidade entre eles. Os olhos de Salvador, não se afastavam dela, e nervosa, Anete resolveu mudar de assunto.
- E já te decidiste, sobre a proposta de sociedade?
“Está nervosa. Tenho a certeza que não é esta a pergunta que queria fazer. Está com medo, do que pode descobrir.”
- Ainda faltam três dias para o final do mês. – Respondeu. Mas confesso-te que vou arriscar. Penso que vai ser melhor para o meu futuro. Ando assoberbado de trabalho não tenho tempo para nada. Tenho trinta e três anos. Supõe, que estou apaixonado. Como podia pedir a essa mulher para partilhar a minha vida, se a passo quase exclusivamente no escritório, no tribunal, ou viajando?
Olhou o relógio. Onze horas? Como é que o tempo tinha passado tão depressa? Eram horas de partir. Mas não o podia fazer, sem revelar o que lhe ia no peito.  Pôs-se de pé.
- Gosto desta sala, adorei o jantar, e esta partilha de perguntas e respostas, que nos revelaram um ao outro. Não sou homem de floreados, sou um homem de justiça, habituado a pôr o preto no branco. Por isso vou-te ser muito sincero, Anete. Gosto muito de ti, desse teu jeito tímido que te leva a fugir do meu olhar. Gosto da tua simpatia, do teu humor. Fico encantado com esse teu rubor. Não é fácil, hoje em dia, encontrar uma mulher com a tua idade, capaz de se ruborizar. Ainda não estou seguro de como catalogar estes sentimentos. Noutra situação eu diria que te amo. Mas dadas as circunstâncias de sermos quase família, tenho medo de estar a confundir sentimentos de amizade, e ambos já sofremos demais com confusões sentimentais, para querer repetir a dose. Como é óbvio, não sei se a minha pessoa te pode interessar o suficiente, para pores a hipótese de uma partilha de futuro comigo. Eu gostaria de tentar, e agora que já te abri o coração, a decisão é tua.
Nervosa, com o coração a bater desenfreadamente, Anete encarou-o.
- Não sei que te diga, Salvador. É muito arriscado o que propões. Para te ser sincera, eu também gosto da tua companhia. És um homem bonito, simpático, e gentil. Sabes na perfeição como fazer com que uma mulher se sinta especial, na tua companhia. Apaixonar-me por ti, é a coisa mais fácil do mundo. Mas e se depois descobres que esse sentimento que dizes ter por mim, não passa de amizade. Como é que ficamos? Como tu disseste há pouco, não se pode amar por dois. Além disso, tenho a certeza, que entre as tuas amizades, há mulheres muito mais interessantes do que eu. Nem sequer tenho um curso universitário.
-Complexos, não. Por favor, não vás por aí, Anete  Nenhum curso te ensina a amar. Nenhum te  forma para a vida familiar. Eles só te formam para executares uma profissão e não é disso que estamos a falar. É o carácter, os sentimentos, a alma que te tornam, ou não, na mulher ideal. E isso, que nem mil cursos dão, tu tens de sobra. Bom, são horas de ir. Eu acredito que temos tudo para viver um grande amor. Precisamos arriscar. Pensa na minha proposta com carinho.
Encaminhou-se para a porta. Sentia uma vontade louca de a beijar. E não podia fazê-lo. Tinha visto no seu olhar, um brilho, misto de dúvida e alegria, que logo foi substituído pelo medo. Por qualquer razão, a jovem tinha medo dele. Alegrou-se ao pensar que talvez não fosse dele, mas dos sentimentos que ele lhe despertava. Tinha que ser cauteloso. Aquele era o tribunal da vida e ele tinha que ser melhor que nunca. Uma precipitação, um passo em falso, e seria irremediavelmente condenado.
Ao chegar à porta, despediu-se roçando as costas da mão, suavemente pelo rosto feminino e saiu fechando a porta atrás de si. Com as pernas a tremer, Anete encaminhou-se para o quarto.

18 comentários:

chica disse...

Oba! Houve um bom avanço...Esclarecidos os sentimentos dele e ela na dívida...Vamos aguardar e torcer...bjs praianos,chica

noname disse...

eheheh a coisa vai dar-se

Boa noite Elvira, beijinho

Emília Pinto disse...

Está tudo a correr bem, Elvira e espero que assim continue, mas a autora é quem sabe. Esperemos mais um pouquinho, não é? Beijinhos e muita saúde amiga
Emília

Pedro Coimbra disse...

Passo a passo, sem pressas.
Também é esse o meu lema.
Bfds

Joaquim Rosario disse...

Bom dia
conversa muito interessante entre duas personagens um pouco diferentes em algumas coisas mas também com muitos pontos que convergem , daí uma grande possibilidade de fazerem um bom casal .
há ainda uma coisa que ele não sabe , é que ela ainda é virgem !
JAFR

Jack Lins disse...

Elvira,
Mais uma bela e empolgante estória, vou voltar pra ler desde o início.
Grande beijo e um ótimo final de semana.

Tintinaine disse...

O problema dela está na virgindade que não sabe como há-de explicar.
Faz-me lembrar aquela anedota do noivo que foi devolver a noiva ao pai dela, porque descobriu que ela era virgem, na noite de núpcias.
E a desculpa que apresentou ao sogro foi:
- Se até agora nenhum homem a quis, porque haveria eu de a querer?

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Estou a gostar e continuo a acompanhar.
Um abraço e bom fim-de-semana.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
Livros-Autografados

António Querido disse...

Um passito à frente, outro passito atrás, vai ser encontrada a picada certa que os leva à machamba! Também gostei da anedota contada pelo Camarada "Tintinaine".

Bom fim de semana.

Isa Sá disse...

A passar por cá para acompanhar a história!


Isabel Sá
Brilhos da Moda

Teresa Brum disse...

Bom dia!
Está cada vez melhor querida Elvira!
Até amanhã, beijinhos.

Edum@nes disse...

Mas do que é que será que Anete está, ainda, à espera. Será que não gosta de marmelada? Já foi casada e ainda continua virgem. Há qualquer coisa de muito estranho nessa mulher? Penso eu...
Tenha uma boa tarde amiga Elvira, um abraço,
Eduardo.

Cantinho da Gaiata disse...

Uuui já estou vendo luz ao fundo do túnel, pronto só mais uma encontro e estão nos braços um do outro, assim vale a pena esperar por tanto episódio.
Beijinho grande Elvira e bom fim de semana.

Anete disse...

O romance está empolgante, logo a Anete dirá sim... E serão felizes vida afora...

Bom fim de semana. Bjs

Odete Ferreira disse...

Embora sem deixar comentário, tenho seguido a trama, com muito interesse.
Bjinho, Elvira

Lúcia Silva Poetisa do Sertão disse...

Uauuuuuu um avanço prometedor, na torcida pelos dois!!
Abraços!

Gaja Maria disse...

Estão no bom caminho :)

Rosemildo Sales Furtado disse...

A coisa começou a esquentar, vamos aguardar para ver se chega à ferver. Continuo gostando.

Abraços,

Furtado