Seguidores

19.4.21

CASAMENTO POR PROCURAÇÃO - PARTE XXIII




Nos primeiros dias de Janeiro, a tia Délia sofreu um  ataque cardíaco, que foi a machadada final na sua frágil saúde. Faleceu no mesmo dia.
Sofia, desdobrou-se no apoio ao marido e ao tio, que estava inconsolável. O restaurante foi fechado durante uns dias, e quando reabriu, Sofia que continuava desempregada começou por dar uma ajuda, na contabilidade, já que o tio não saía de casa e definhava dia a dia, mas acabou por assumir toda a parte de gerência do mesmo. Um mês depois, o tio não suportando mais a ausência da mulher que amara, partiu também. Foi mais um rude golpe para Quim. E mais uma vez a mulher esteve a seu lado, como um forte pilar de apoio.

Foi nessa altura, depois do funeral do tio, depois da demonstração de um momento de fraqueza e vulnerabilidade de Quim, que eles se tornaram verdadeiramente um casal. Foi amor? Ela não sabia. Da parte dela, sim, conhecia os seus sentimentos, há muito tempo estava apaixonada pelo marido. Da parte dele, não sabia. Talvez não passasse da necessidade de mitigar a dor da perda daqueles que amara como pais. Talvez fosse um desejo instintivo, próprio de homem, por uma mulher jovem e bonita, que afinal até era sua esposa.

Sofia não sabia. E para ser verdadeira consigo mesmo, nem lhe importava. Tinha vinte anos, viviam na mesma casa há quase cinco meses. Certo que ele lhe tinha confessado amar outra mulher. Que lhe tinha pedido paciência. Mas ela reconhecia que não era muito paciente. Talvez mais tarde se arrependesse, mas naquele momento entregava-se de corpo e alma compensando com amor, a inexperiência que recorria do facto de ser virgem.

Na manhã seguinte, quando acordou, Quim já se tinha levantado. Sentiu-se um pouco desiludida. Tinha sido a primeira noite que dormira com o marido, teria gostado de acordar com ele a seu lado. Encontrou-o na cozinha, e saudou-o envergonhada pela recordação da noite anterior.
-Bom dia.
- Bom dia, Sofia. Acabei de preparar o pequeno almoço, ia levar-to agora -  disse colocando-lhe a bandeja na mesa à sua frente. E acrescentou: - Precisamos conversar sobre o que aconteceu ontem à noite.
Estava muito sério. Ela sentiu-se gelar. Primeiro acordava sozinha. Depois aquele ar sério do marido. Pensou que ele estava arrependido. Sentiu que alguma coisa se rompia dentro dela. Ia rejeitá-la.

Afinal, casara com ela por causa dos tios, e agora que eles tinham morrido, não havia necessidade de continuar aquela farsa. Pedia o divórcio, e podia enfim, voltar para a sua "boneca". E ela feita estúpida, entregara-se de corpo e alma, sonhando com o seu amor. 
Incapaz de conter a dor que sentia, abriu as comportas do rio interior em que a sua alma naufragava e começou a chorar.





13 comentários:

Emília Pinto disse...

Mas que maldade, Elvira! Deixas-nos assim, aflitos, tendo de esperar até quarta -feira para sabermos se ele se arrependeu? Isso não se faz, Amiga! Bem....desta vez, estás perdoada!!! Boa noite! Já ė tarde e vou dormir. Dormecem paz e que o teu dia comece bem! Beijinhos
Emilia

Emília Pinto disse...

Dorme bem e.,,
Desculpa o erro
Emilia

Pedro Coimbra disse...

As mulheres são tão complicadas!! :)))
Boa semana

Isa Sá disse...

A passar por cá para acompanhar a história e desejar uma ótima semana!

Isabel Sá  
Brilhos da Moda

Tintinaine disse...

As mulheres resolvem tudo com lágrimas! Para o bem e para o mal elas têm o depósito sempre atestado!
Boa semana, Elvira!!!

noname disse...

Impasse... Amanhã saberei o desfecho :-)

Bom dia, Elvira

chica disse...

Releitura feita e esse capítulo maravilhoso,nos deixa a esperar mais e mais! beijos, linda semana! chica

Maria João Brito de Sousa disse...

Não tenho a menor dúvida de que todos vamos ficar pendentes do próximo capítulo, Elvira!

Forte abraço e uma boa semana!

Cidália Ferreira disse...

Muito bem, e o próximo promete! :)
-
Escondi os olhos em pranto...
-
Beijo e uma excelente semana

teresadias disse...

Elvira, parabéns por este triste/belo episódio.
Acabaria por acontecer e aconteceu. Quarta-feira cá estarei... para saber se o Quim secou as lágrimas da Sofia.
Beijo, boa semana, saúde.

" R y k @ r d o " disse...

Louvo a capacidade de escrever relatos/contos por capítulos. Elogiável inspiração e criatividade de escrita. Puro talento . Lendo e acompanhando.
.
Um dia feliz … abraço poético.
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

Maria Dolores Garrido disse...

Oh! Vinte anos e já com tantas lágrimas para derramar! Mais valia procurar alternativa ao casamento por procuração! Mas às vezes a vida dá muita volta!
Beijinhos, Elvira.

Ailime disse...

Boa noite Elvira,
Este capítulo é muito bom.
Queria mais. Que dirá Quim a Sofia?
Agora só na quarta feira se saberá.
Beijinhos e saúde.
Ailime