Seguidores

1.2.21

SONHO AO LUAR - PARTE XI

                                                



E prefere os clássicos, ou autores contemporâneos?
- Pois, não sei. Há clássicos de que gosto muito, mas entre os modernos há autores excelentes. Como por exemplo, o Mia Couto, o João Tordo, Joaquim Pessoa, Agualusa, entre muitos outros.

- Sabe que sou escritor. Não utilizo o meu nome verdadeiro. Pelo que já viu do meu próximo livro, identificar-me-ia com algum dos seus autores preferidos?
- Sem dúvida que sim. Eu juraria que o senhor é Tomás Reis.
- Já lhe tinha pedido, para esquecer o senhor. Trate-me simplesmente por Hélder. Mas porque me associa a esse autor?

- Porque é um dos meus preferidos, li os quatro livros que publicou até hoje, e o estilo literário parece-me o mesmo.
- Folgo em saber que o Tomás lhe agrada, - disse com um sorriso que lhe suavizou os traços do rosto. - Efetivamente, eu sou Tomás Reis.
- Mas porquê tanto mistério? Por causa da…
Calou-se. Sem saber como prosseguir sem o magoar.

- Cegueira? Não se preocupe. Já lá vai o tempo em que me atormentava. Ao fim de quatro anos, um homem acostuma-se a tudo. Até a ser cego.
- Desculpe, não queria magoá-lo. Só que me intrigava que apesar do êxito das suas obras, não haja nada na Internet senão o seu nome e o nome da editora. Não há nas notícias de lançamento de nenhuma das suas obras, uma foto, uma indicação de presença, nada.

- Tudo começou com uma aposta com um amigo. Apostei em como era capaz de publicar em completo anonimato e ainda assim ser bem sucedido. O nosso valor está no que escrevemos, não na nossa vida pessoal.  Ele disse que eu não conseguia. Combinamos um prazo de cinco anos, se me tornasse famoso. No meu contrato com a editora há uma cláusula proibindo qualquer revelação sobre o autor. Há quatro anos, após a saída do quarto livro, terminaram os cinco anos da aposta. Pensava em convocar a imprensa e dar-me a conhecer, no lançamento do novo livro, mas então sofri o acidente que me deixou assim e fiquei desesperado. Pensei que nunca mais ia escrever uma linha que fosse.  Até que por fim a resignação chegou, e resolvi que estava na hora de retomar a minha vida.
Aborreço-a?

- De modo algum. Gostaria que continuasse. Falou em resignação. Não se pode fazer nada? Uma cirurgia, um tratamento, alguma coisa?
- Infelizmente não. Quando caí do cavalo, bati com a cabeça e fiz um hematoma epidural, com hemorragia intracraniana. Fui operado de urgência e estive algum tempo em coma. Quando recuperei estava cego. Submeti-me a muitos exames, procurei vários médicos, e todos me disseram o mesmo. Tecnicamente eu não devia estar cego, não havia nenhuma lesão, que  pudesse estar a provocar a cegueira. Só podia ser psicológico, e em breve voltaria a ver. A princípio acreditei. Mas com o passar dos anos, não há fé que resista.

- Não pode perdê-la. Sempre ouvi dizer que a fé é que nos salva. E se não há doença, que o impeça, tenho a certeza que vai recuperar a visão. Talvez demore, mas volta.
- Quem dera acreditar nisso. Mas por hoje chega de conversa. Viu a correspondência?
- Sim. Nada de importante. Apenas umas cartas do banco, duas delas com avisos do seguro da casa e do carro a debitar na sua conta dentro de dias,  outra com o extrato bancário.


Informando os amigos.
Eu lavei a cozinha  com lixivia pura , utilizando luvas, máscara, por causa das alergias e óculos de proteção. Pensei que estava bem protegida. E na verdade não tive qualquer problema de nível respiratório, mas os olhos ficaram vermelhos e chorosos, principalmente o que sofreu o transplante. Mas já estão bem melhores e conto que já hoje, Segunda feira  depois de mais uma noite de descanso, consiga retomar a leitura e comentários dos vossos blogues.

19 comentários:

noname disse...

Em breve Isabel será descoberta :)

***

Fico contente que esteja a melhorar.
beijinhos e continuação de boas e rápidas melhoras

Janita disse...

Gostei muito do capítulo de hoje, foi bom ficarmos também a saber as causas que levaram o escritor à cegueira.
Havendo uma possibilidade de cura, já ficamos todos mais animados. Ainda que seja o fim da Isabel como secretária, ou talvez não!

Ainda bem que melhorou, mas o seguro morreu de velho. Acaute-se sempre.

Um abraço e boa noite, Elvira

Pedro Coimbra disse...

Ainda há esperança para ele.
E também para ela...
Boa semana

A Paixão da Isa disse...

estou adorar fico a espera do resto hehe as melhoras para si bjs saude

Joaquim Rosario disse...

Bom dia
Sempre a recordar pormenores da historia .
Importante tambem as melhoras dessa vista , e tenha cuidado quando voltar a usar lixivia.

JR

isabel disse...

Ñão passou de um susto!
Vai tudo correr pelo melhor sem nunca esquecer de aprender com os eventos da nossa passagem.
Boa semana!

Ailime disse...

Bom dia Elvira,
Que bom que já se sente melhor dos seus olhos.
Sobre a história estou convicta que o nosso herói recuperará a visão.
Beijinhos e ótimo dia, com saúde. Não esforce muito os seus olhos.

Ailime

chica disse...

Lindo capítulo e TE CUIDA! Esses produtos fazem milagras ,mas nos estragam...beijos, chica . Ótimo fevereiro!

Maria João Brito de Sousa disse...

Ufa! Ainda bem que já está melhor dessa malfadada reacção ao hipoclorito de sódio!

Forte abraço, Elvira!

Beatriz Pin disse...

A súa historia vai parelha á súa doenza nos olhos, casualidade? Mais ja está melhorada e retomou a sua actividade de escritora e lectora.
A perda da vista, do oído.... non foi obstáculo para que gente bem conhecida levara a cabo as mais sublimes obras, como Beethoven.
Votos de boa semana e de boa saúde.

Alexandra disse...

Em que estaria o Hélder a pensar quando caiu do cavalo?! Ou, o que atormentava Hélder aquando da queda? Tenho a certeza que a Elvira sabe.

As melhoras!

Um abraço e saúde.

Emília Pinto disse...

Melhoras para os teus olhos , Elvira e, lixivia pura...nunca mais! Eu já usei e não gostei do que senti, Sempre com água, Baijinhos e SAÚDE
Emilia

João Santana Pinto disse...

Penso que terá sido a primeira "grande conversa", desta vez para ar a conhecer um pouco mais o escritor... e concordo com a Noname, não deve faltar muito para ela começar a levantar suspeita que seja (sorrisos)

As melhoras, deixo um abraço e o desejo de uma semana tranquila

Maria Dolores Garrido disse...

Gosto do mistério que se vai tecendo ao longo dos diálogos.

Mas, muito mais importante, Elvira, é que fique bem, o que, felizmente, está a acontecer.
Um beijinho e ótima recuperação.

Cidália Ferreira disse...

Adorei mais este episódio!

As melhoras... Cuidem-se!
-
Tenho ciúmes, confesso ao céu estrelado
-
Beijo. Uma excelente semana.

Edum@nes disse...

Cansados do computador. Dos olhos, também, me queixo eu. Tenha cuidado com a lixivia. Para que não aconteça o que aconteceu.
Hélder e Isabel, continuam a labutar. Ele a escrever e ela a investigar.

Tenha uma boa tarde amiga Elvira. Um abraço.

Tintinaine disse...

Cuidado com esses olhos! Eles já não estão muito bons e não pode arriscar-se a piorá-los. Senão fica como o escritor da sua novela.
Boa semana!!!

lis disse...

O casal já começa com as conversas menos formais com mais intimidade comentando preferências, alguns desabafos e descobertas. Muito bom Elvira
e cuide bem dos olhos !
beijinhos

teresadias disse...

Excelente capítulo, Elvira!
Inspirado e inspirador.
Continuação de boas melhoras.
Beijo, cuide-se.