Seguidores

10.2.21

SONHO AO LUAR - PARTE XV




Hélder entrou em casa. Tirou o casaco que pendurou no bengaleiro, e olhou para todos os lados, analisando cores e móveis. Respirou fundo. A sua casa. Era a primeira vez que a via, desde que partira há dez anos. E estava bem diferente após a remodelação que sofrera há meses. Antónia à porta, olhava-o espantada. Como é que ele tinha vindo sozinho? E onde estava o cão?

- Que se passa Antónia? Parece que viu assombração.
-Louvado Seja Deus, Nosso Senhor Jesus Cristo, e Maria Santíssima Sua Mãe ! - exclamou  a mulher, juntando as mãos e erguendo os olhos. - O senhor está a enxergar!
-Estou. Mas com a fome que tenho, daqui a pouco não vejo nada de novo, - disse sorrindo.
-Não seja por isso, senhor. Vou já fazer o almoço, - disse saindo apressada para a cozinha.

Instintivamente, Hélder  dirigiu-se ao quarto e pousou a mala em cima de uma cadeira. Era estranho. Ele não sabia, onde ficavam os aposentos, mas bastava-lhe contar mentalmente os passos e sabia exatamente onde ficava cada um. Pegou no telemóvel, e ligou um número.
- Isabel?
- Sim.
- Estou em casa. Podes vir aqui agora?
-Não. Desculpa, foi muito gratificante trabalhar contigo e ler em primeira mão o teu novo livro, mas inclusivamente já não vivo aí. Deixei-te a carta de rescisão do contrato em cima da secretária.

- Rescisão? Não podes fazê-lo. Não sem antes falar contigo.
Não obteve resposta. Ela tinha desligado. Ligou de novo, mas ela desligara o telemóvel. Ficou furioso. Saiu disparado em direção à casa mais próxima e bateu à porta.

- Onde está a sua neta? – perguntou mal a idosa abriu a porta.
Ela olhou-o espantada. Afastou-se um pouco para o deixar entrar e disse sorrindo:
- Que surpresa! Entra filho, conversamos na sala, que preciso de me sentar. Já não tenho idade, para um choque destes.

Hélder deu-se conta, de que tinha sido demasiado brusco com a velha senhora, que realmente devia estar surpreendida, e curvando-se depositou um suave beijo na testa enrugada.
- Perdoe-me. Acabei de chegar, e a sua neta acaba de me dizer que se despediu. Fiquei destroçado, e não me portei bem com a senhora.

Já na sala, a idosa perguntou:
- Mas diz-me filho, que milagre é este? Foste operado?
- Não. Há anos tive um acidente grave, quando caí de um cavalo e bati com a cabeça numa pedra. Tive uma hemorragia, fui operado de urgência, estive uns dias em coma. Quando recuperei, estava cego. Fiz muitos exames, os médicos diziam que eu não tinha nada físico que me impedisse de ver, mas o certo é que não via. Segundo eles só podia ser por qualquer trauma psicológico.

 Há um mês comecei a notar que distinguia umas sombras. Nada de muito relevante, mas assim que terminei o livro,  parti para ir consultar os médicos que me tinham tratado, e fazer novos exames. Eles confirmaram que estava a recuperar a visão. Fiquei muito admirado, pois pensava que sendo psicológico, quando recuperasse a visão, ficaria a ver normalmente e o que eu distinguia era um jogo de luzes e sombras. Distinguia vultos apenas. Os médicos disseram-me então que era normal, os olhos são órgãos muito preguiçosos, e tinham estado quase cinco anos sem ver, pelo que a visão viria aos poucos, todavia tinha que fazer exercícios várias vezes ao dia, certos movimentos oculares, para os exercitar. Estive estes quinze dias numa clínica em Barcelona. Mas graças a Deus resultou.


14 comentários:

noname disse...

Eu sabia, que ele sabia quem era aquela Isabel, aquele sorriso denunciou-o :)

Boa noite, Elvira

Janita disse...

Fiquei agora um bocado confusa, Elvira. Mas que mudança brusca nos acontecimentos. Felizmente, para bem.
Não sei é se será fácil reconquistar Isabel.
Vamos lá com calma. :)

Um abraço.

Pedro Coimbra disse...

Que grande volta!!!!

lis disse...

Surpresaaa !!
A história andou e de forma feliz. O Hélder agora com a visão recuperada, vai correr atrás do prejuízo rrssrs vamos aguardar a movimentação em torno da Isabel.
Boa reviravolta, Elvira.
beijo

Joaquim Rosario disse...

Bom dia
Recordo-me vagamente deste episodio, mas já não me lembro como vai ser o futuro.

JR

Maria João Brito de Sousa disse...

Que reviravolta! :)

Mas será fácil fazer a Isabel esquecer-se do que ouviu?

A ver vamos!

Abraço grande, amiga!

chica disse...

Só Elvira pra dar uma volta dessas com categoria...Lindo! bjs, chica

Alexandra disse...

A Isabel tratou do trauma, ficando ela traumatizada. Como vai a Elvira dar a volta a isto?

Um abraço e saúde.

Cidália Ferreira disse...

Cada dia é uma surpresa. O conto está a ficar muito bom!:)
-
Alma desassossegada...
-
Beijo, e uma excelente tarde!

Ailime disse...

Boa noite Elvira,
Uma surpresa muito feliz!
Vamos ver agora como vai ser com Isabel!
Adorei o capítulo.
Um beijinho e saúde.
Ailime

Tintinaine disse...

Coitadas das velhotas, já não têm idade para tantas emoções!
Ainda lhes dá um piri-pac, como dizem os brasileiros!
O Porto voltou a jogar hoje e foi um teatro completo. O Sérgio não tem emenda!

João Santana Pinto disse...

(sorrisos)

Acertei num ponto...

Mas ainda há muito por explicar. Um momento algo do conto, vamos aguardar os próximos.

Edum@nes disse...

Depois de tanto tempo sem ver aconteceu o milagre. Quando Isabel e Hélder frente a frente se encararem, qual será a reação de cada um?

Tenha uma boa noite amiga Elvira. Um abraço.

teresadias disse...

Uau!!!
Que noticia boa.
Vou já a correr ler o capítulo seguinte.
Bjs.