Seguidores

5.10.19

CONVERSANDO COM O LEITOR.




Terminou ontem a reedição de uma história que já tinha contado há anos. Vidas Cruzadas, terminou com um final feliz como vocês escreveram nos vossos comentários. Isso para mim, que a escrevi, não foi o mais importante. O que tentei mostrar através dela, foi as vivências de outros tempos, para aqueles que nasceram numa época tão avançada que têm a ilusão de que o mundo sempre foi assim. E não é verdade. Não há mais 70 anos , só meia dúzia de casas, pertencentes a uma certa esfera social, tinham casa de banho, e água canalizada. O consultório médico com o aparelho de radioscopia, que descrevo na história, era o do doutor Agostinho, o único com semelhante aparelho no Barreiro e arredores, quando o próprio hospital do Barreiro era apenas um projeto, que só passou a realidade no final de 1959. A história passa-se pois na então vila, hoje cidade do Barreiro, e em S. Pedro do Sul, mais propriamente nas Termas dessa vila.

Nessa época não era difícil a troca de análises. eu mesma fiz umas aos 15 anos, ainda uma virginal menina, que me deram um resultado de gravidez. Claro que a minha mãe exigiu ao laboratório outras análises, e o diagnóstico foi corrigido. Nesta história o Pedro foi feliz, mas não podemos esquecer a morte do outro jovem. E por muita evolução que o mundo tenha tido, todos os dias continuam a morrer pessoas com esta doença maldita.
Tenho uma nova história mais ou menos a meio, o tempo e a disponibilidade para escrever praticamente não tem existido, entre consultas, aulas, fisioterapia e visitas à nova netinha. De modo que não sei quando vos contarei uma história nova.



Resta-me lembrar, que amanhã é dia de eleições, e peço a todos os amigos portugueses que por aqui passarem, que não deixem de cumprir esse dever.  Em homenagem a todos os que deram a vida para que pudéssemos ter esse direito, seja qual for a vossa ideologia, não se abstenham. Lembrem-se, quem não cumpre com esse dever, não tem qualquer moral para reclamar direitos.


Bom feriado. E VIVA A REPÚBLICA

11 comentários:

Ailime disse...

Boa noite Elvira,
Foram tempos difíceis para todos nós.
Era tudo muito pobre, havia muitas carências. O próprio País não tinha o brilho e o desenvolvimento que tem hoje.
Por isso é importante que no domingo ninguém se abstenha e faço minhas as suas palavras. Votem!
Quem não vota não tem o direito de reclamar.
Beijinhos e bom fim de semana.
Ailime

Tais Luso de Carvalho disse...

Uma boa escolha, um bom voto para todos os irmãos portugueses!
beijo, Elvira!

Manu disse...

Outros tempos, outras vivências, dificuldades que nos tornaram mais fortes.

Hoje vivemos em liberdade e devemos cumprir o nosso dever cívico, direito esse que foi negado durante tantos anos.

Voto e votarei sempre!

Abraço Elvira

Joaquim Rosario disse...

Bom dia
A partir do momento que pude , sempre cumpri o meu dever cívico . Cheguei até a participar em comícios , e enquanto puder irei continuar a cumprir .
Um bom fim de semana.

JAFR

Fatyly disse...

Também vivi nesse passado terrível mas em Angola que foi o meu berço.
Desejo que tudo corra bem em termos de saúde e deixa p'ra lá a obrigatoriedade de publicações de contos que gosto mas primeiro a tua/vossa vida. És uma campeã e continua essa tua estrada da vida.
Nunca deixei de votar e as filhas e genros também sempre o fizeram, mas os netos ainda não!
Há que cumprir com o dever cívico e a meu ver deveria ser obrigatório. Já desisti da "guerra" que fiz para que "brigadas a nível camarário" fossem aos lares deste país recolher os votos...mas desisti por mil motivos. A minha mãe votaria mas já basta sair para ir a consultas no Amadora-Sintra de onde eu venho completamente derreada e na segunda-feira é dia de ir ver a pilha do pacemaker...e faltam dias para completar 90 anos.

Beijinhos e bom fim de semana

AFlores disse...

Adorei esta conversa com o leitor, e sim, amanhã Dia de Eleições Legislativas é dia de cumprir o nosso dever cívico.
Bom fim-de-semana.

Tudo de bom.

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Até agora ainda não falhei nenhuma eleição tenho ido votar em todas desde o 25 de Abril, aproveito para desejar um bom Feriado.

Cidália Ferreira disse...

Por mim pode passar outra que seja antiga!

Desejo que tudo lhe corra bem!
-
Eterna saudade... eterna verdade ... .[Poetizando e Encantando]
Beijo e um excelente fim de semana.

isabel disse...

Minha querida Elvira.
Grata pelas partilhas e por mostrar o Portugal que eu não conheci.
Decida o que achar melhor para o blog sabendo que gosto genuinamente de cá vir diariamente.
Que tudo corra pelo melhor ne as melhoras definitivas sejam rápidos.
Bom fds

Edum@nes disse...

Eu sempre tenho cumpridos os meus deveres. Amanhã não deixarei de cumprir mais um!
Tenha um bom fim de semana amiga Elvira. Um abraço.

Tintinaine disse...

Sendo egoísta espero que a nova história não demore muito. E se isso significar que a saúde da autora vai pelo bom caminho, melhor ainda.
O meu dever de cidadão nunca esqueci, antes e depois do 25 de Abril. Amanhã lá estarei mais uma vez.