Seguidores

8.3.22

8 DE MARÇO, DIA INTERNACIONAL DA MULHER



PARA TI, MULHER

 

Para ti, Mulher

Que sonhas com uma vida de Amor,

O Respeito, a Igualdade de direitos

A Liberdade

E a dignidade de seres Mulher.

E és violada, espancada, vilipendiada.

É tua vida, rosa sem perfume

Espinhosa na profissão e no lar.

 

Para ti, Mulher

Que sonhas com um mundo de Paz

E vês teu mundo ruir com a guerra

Que não quiseste, nem entendes,

Mas te obriga a fugir o teu lar em ruínas

procurando pôr os filhos a salvo

Deixando o coração a sangrar pelo teu amor

sem saber se voltarás a vê-lo com vida.


 

Para ti, Mulher

Que sonhas com um mundo melhor

Onde o alimento não falte na mesa

Mas sobrevives à fome

E seguras no peito esquálido

O corpo do teu filho moribundo

Porque nem o teu amor, nem a tua dor

Lhe alimentaram o corpo faminto.

 

Para ti, Mulher

Filha, irmã, esposa, mãe, viúva

Que tantas vezes carregaste no ventre

Com alegria, o Milagre da Vida

Sofrendo todas as dores com um sorriso.

E hoje sobrevives na solidão.

Porque o marido, a morte o levou

E os filhos se perderam, no mar da emigração.

É para ti mulher 

que carregas dia a dia a morte dentro do peito

o meu respeito, 

a minha singela homenagem  

Elvira Carvalho


 

21 comentários:

Ailime disse...

Boa noite Elvira,
Um poema belissimo e emocionante.
Gostei muito.
Magnífica homenagem à Mulher neste dia que lhe é dedicado.
Beijinhos e feliz dia com saúde.
Ailime

lis disse...

Oi Elvira
Estou em falta contigo, tenho andado pouco pelos blogs _ fora de casa passeando na filha que mora distante e quando nos encontramos as conversas nunca tem fim.
Lindo o poema Elvira transitas pela Arte da palavra e sempre maravilhosa.
Obrigada pela lembrança do nosso dia.
Beijos e carinho

Tintinaine disse...

Hoje, é tudo para a mulher! E amanhã, como vai ser? Eu tive avó, mãe, irmã, namorada, mulher, filha, vivi sempre rodeado de mulheres e dei-me bem com isso. Um viva para todas as mulheres!

Fatyly disse...

Junto-me a ti neste hino a todas as mulheres e para ti desejo um dia feliz com paz e sobretudo saúde.

Beijos e um bom dia

chica disse...

Maravilhosa homenagem! Ficou linda e profunda! Feliz nosso dia hoje! beijos, chica

brancas nuvens negras disse...

Muito actual. Associo-me à homenagem.
Um abraço.

- R y k @ r d o - disse...

Homenagem poética, à qual me associo, lindíssima, a esse ser maravilhoso que é a MULHER.
.
Hoje também escrevi: “ É lindo o coração da mulher “
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos

Maria João Brito de Sousa disse...

Belíssimo poema, Elvira!

Um merecidamente feliz Dia da Mulher.

Forte abraço!

Roselia Bezerra disse...

Bom Dia de paz, querida amiga Elvira!
Carregar a morte no peito não é para qualquer uma. Almas femininas suportam tudo, mesmo em lágrimas
Tenha dias abençoados, Mulher bondosa!
Beijinhos carinhosos e fraternos

Janita disse...

Amiga Elvira, é com os olhos rasos de lágrimas que repito consigo estas palavras, dirigidas a todas as Mulheres, mas, por ora, em nome das Mulheres que... "Sobrevivem na solidão, porque o marido a morte levou e os filhos se perderam na emigração".

Um forte e solidário abraço.

(Força, Mulheres ucranianas e, - porque não? - russas. Cujos maridos e filhos se viram arrastados para uma guerra que não desejaram. Qual carne para canhão.)

Anete disse...

Um poema lindo, forte e verdadeiro.
Deixo o meu abraço para ti, Elvira, MULHER que admiro e aplaudo neste dia...

Majo Dutra disse...

De facto, para algumas a vida é bem dura...
Os meus cumprimentos, a si, como mulher lutadora...
O meu abraço.
~~~~~~~~

Cidália Ferreira disse...

Belo e emocionante poema. Obrigada Elvira!
-
💙Para TI, Mulher que lutas...💛
.
Beijos e uma noite feliz!

São disse...

Tocantes palavras, Maria Elvira!!

Grande abraço e que o Dia esteja sendo agradável :)

aluap disse...

São um exemplo de enorme força. Deus as proteja.
Uma🌹para si, Elvira.

Rogério G.V. Pereira disse...

Essa ausência
é a minha ausência

Duarte disse...

LINDO POEMA.
Com uma grande carga de energia emocional desse belo sentimento de Amor que transmites e que tanto merece uma MULHER, simplesmente por ser MULHER, que é um TUDO..
Para TI, MULHER, e boa amiga, todo o meu afecto num grande abraço de vida, para uma longa vida

Daniela Silva disse...

Da minha parte, obrigada pelo lindo pooema.
Espero que tenha tido um dia muito feliz, beijinho

Pedro Coimbra disse...

Passei o dia a namorar com a aniversariante minha mulher.

João Santana Pinto disse...

Eu estou tanto em falta para com a Elvira a nível de leitura… mas isto não tem sido fácil.
Antes de recuperar o tempo perdido não posso de comentar este seu belo poema, sensível, inteligente e sofrido.
Não consigo imaginar a partir de que momento na história alguém achou ser normal ser superior, ou ter a posse ou o controlo sobre outro ser. Não consigo imaginar o que fez e o que faz alguém se achar no direito de esperar qualquer outra coisa que não a igualdade.
Hoje, ao marido já não se permite dispor livremente dos bens da mulher ou de ter para com ela um poder corretivo, ainda assim, a violência doméstica continua a ser um problema.
Muitos são contra e referem-se a estes dias de forma cínica referindo que o dia da mulher são todos os dias, claro que sim, mas enquanto em Portugal e no Mundo a igualdade continuar a ser um verbo de encher…
Abraço e bom início de semana

Rosemildo Sales Furtado disse...

Belo e profundo poema. Belíssima e merecida homenagem.

Abraços,

Furtado