Seguidores

7.9.21

POESIA ÀS TERÇAS - POEMA DE NADIA ANJUMAN


POEMA DE NADIA ANJUMAN


Não estou com vontade de abrir a boca, sobre o
que devo cantar?
Eu, que sou odiado pelo resto da vida,
Não há diferença em cantar ou não cantar.

---------------
Por que devo falar sobre doçura?
Quando sinto tanta amargura.
Oh, o banquete do opressor
tocou minha boca.
Não tenho um parceiro nesta vida
. Por quem posso ser doce?
Não há diferença em falar, rir,
morrer, ser.
Eu com minha solidão exausta
Com dor e tristeza.
Eu nasci para nada.
A boca deve ser selada.
Oh meu coração, você sabe que é primavera
E a hora de comemorar.
O que devo fazer com uma asa presa?
Isso não vai me deixar voar
Eu estive quieto por muito tempo
Mas eu nunca esqueço a melodia,
Porque a cada momento eu sussurro
As canções do meu coração
Que me lembram do
Dia em que vou quebrar a gaiola.
Voe dessa solidão
E cante como um melancólico.
Eu não sou um choupo fraco
Que qualquer vento vai abalar.
Eu sou uma mulher afegã,
então só faz sentido reclamar.



Nadia Anjuman uma promissora poeta afegã, foi assassinada pelo seu marido em 2005, aos  25 anos de idade, apenas por querer ir visitar a irmã, contra a vontade dele.


Biografia AQUI



13 comentários:

Anete disse...

Um poema muito tristonho e reflexivo. É difícil acreditar em fatos assim!
Boa terça-feira... Bjs

Rogério G.V. Pereira disse...

Poeta de vontade
irreal
pássaro de asa presa
não consegue voar

(acho um poema resignado)

Pedro Coimbra disse...

E voltámos a essa idade das trevas.
Onde uma orquestra feminina tem de ser cancelada e os instrumentos musicais queimados.
Trogloditas!

chica disse...

Triste poesia e fatos! beijos,chica

Fatyly disse...

Ia escrever o que o Pedro já disse daí dizer que subscrevo o seu comentário.
Beijos e um bom dia

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Como diz o Pedro e estou de acordo voltou-se à idade das trevas.
Um abraço e boa semana.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
O prazer dos livros

São disse...

O Afeganistão tornou-se o inferno em vida para o sexo feminino...


Tudo de bom, abraço

Olinda Melo disse...


Poema profundo e sofredor.
Oportuno, num mundo sem rumo.
Bela poetisa. Horrível o seu destino.

Abraço
Olinda

aluap disse...

É terrível o dia-a-dia noticioso do Afeganistão, mas basta olhar à nossa volta para percebermos que não é só no Afeganistão que as mulheres não são respeitadas, são desrespeitadas diariamente no nosso país e em todo o Mundo.
Boa semana.
Abraço.

" R y k @ r d o " disse...

Poema deslumbrante de ler.
.
Saudações poéticas
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

Cidália Ferreira disse...

Maravilhosa partilha!:))
.
.
Beijos e um dia feliz

Cesar disse...

É a poesia em contraponto ao machismo extremo. Muito profundo.
Boa semana, saúde e paz.

Ailime disse...

Boa noite Elvira,
Um poema belo que retrata uma atroz realidade.
Triste a vida das afegãs e outras que perecem às mãos de homens loucos.
Beijinhos e saúde.
Ailime