Seguidores

7.7.21

COMEÇAR DE NOVO - PARTE XXVIII

 


- Queres dizer que meu pai perdeu a memória e por isso não sabia da minha existência? - perguntou Matilde depois da longa explicação da mãe. Mas porque não lho disseste tu?

Mãe e filha encontravam-se no quarto da última. Helena acabara de fazer um resumo do que Gonçalo lhe contara, mas Matilde era uma menina muito inteligente e um tanto precoce. Seria muito diferente se fosse uma criança de tenra idade a quem ele se limitaria a dar uma explicação mais ou menos romanceada para explicar a ausência paterna.  

- Como acabei de te dizer, nós apaixonámo-nos nas férias. Nem um nem outro estávamos na nossa terra, e o nosso contacto era o telemóvel que se perdeu no acidente. Eu só sabia que o teu pai vivia em Braga e estava na Universidade no Porto. Não tinha como encontra-lo depois dele não responder às minhas mensagens. Na verdade, nunca mais soube nada dele até há poucos dias. Nem sequer sabia se tinha casado, se tinha outra família.

- E casou? Tem outros filhos?

 -Não. Segundo sei, um dos amigos com quem estava de férias no Algarve quando nos conhecemos, um dia perguntou-lhe por mim e estranhando que estando tão apaixonados eu não tivesse ido vê-lo. Desde aí ele nunca mais deixou de pensar em mim, e por isso nunca casou.

- E agora, recuperou a memória? E é um homem normal ou está tontinho?

- À parte o não recordar aquela parte da sua vida, antes do acidente, não tem nada de tontinho, é até muito inteligente.

-Bom, e agora que já o encontraste, vais-me dizer quem é? E falar-lhe de mim? Quando vou conhecê-lo?

-Na verdade, já o conheces, filha. Lembras—te do doutor Gonçalo, aquele médico que te deu o livro? É o teu pai.

- O quê? Não pode ser!

- Porque dizes isso? - perguntou Helena assombrada.

- Mãe, ele é moreno, tem olhos escuros, eu sou loira e tenho olhos azuis. Não me pareço nada com ele. Como não me pareço contigo, tinha que ser parecida com ele e não sou.

- O Gonçalo parece-se com o pai. Tu pareceste com a sua mãe, e a sua irmã. Os filhos nem sempre se parecem com os pais. Às vezes vão buscar parecenças aos avós e até aos bisavós. Na verdade, foi por tu seres parecidíssima com a tua tia, que ele soube que nos encontrara.

-E agora, mãe? Como vai ser a nossa vida daqui para a frente? Ele já sabe que eu existo, mas vai querer ser meu pai? Ou vai aparecer uma ou duas vezes por ano e fingir que eu não existo no resto do ano? Porque se assim for, eu vivo bem sem ele.

-Não Matilde, o teu pai não é assim. Ele que ver-te, levar-te para conheceres a sua família, ser teu pai a sério. Ele até quer casar comigo.

-É claro que quer casar contigo. De outro modo nunca seria meu pai a sério, pois nunca seríamos uma família com os avós, ou o tio Sérgio.

-Não é bem assim, Matilde. Nem todos os pais vivem juntos. Decerto tens colegas com pais divorciados – disse Helena sentindo uma angústia enorme.

- Claro, como a Sónia. Mas a mãe dela voltou a casar e o pai também. Tem agora duas famílias e até mais irmãos. Tu e o Gonçalo estão sozinhos. Se ele quer casar o que te impede de o fazer? Não gostavas dele antes de eu nascer?  Ele teve culpa de ter perdido a memória? Então porque não queres casar? – perguntou obstinada.

 

13 comentários:

Janita disse...

Faço minhas as palavras da Matilde, se bem que a Lena ainda não se tenha pronunciado, que eu saiba.

Boa noite, Elvira.
Um abraço

silvioafonso disse...

É muito gostoso ler os seus
textos, querida Elvira. A forma
de engendrar os seus contos me
fazem invejoso. Gosto de tudo
o que faz nesse blog.
Um beijo e boa noite.

Pedro Coimbra disse...

As perguntas dos mais novos são MUITO complicadas

Luma Rosa disse...

Oi, Elvira!!
As crianças sempre acham saídas simples para tudo!! :) Veremos se há algum impedimento para ficarem juntos.
Beijus no coração!!

Isa Sá disse...

A passar por cá para acompanhar a história.

Isabel Sá
Brilhos da Moda

teresadias disse...

Maravilha, Elvira. É emocionante este capítulo!!!
Acredito que haverá casamento... e os 3 viverão felizes para sempre.
Beijo.

noname disse...

Os miúdos, em todas as épocas, só pensam neles. :-)


Bom dia, Elvira

Cidália Ferreira disse...

Mais um belo episodio! :))

Desejo que se encontre bem de saúde! 🌹
-
Sãos teus olhos o mistério escondido
-
Beijos, e um excelente dia ;)

chica disse...

Na torcida pra esse casamento e todos juntos ao final, mas tenho receios ainda que a autora invente algum detalhe,rs...beijos, chica

Tintinaine disse...

Oh, diabo! A piquena é exigente! E decidida. Para ela é tudo pão pão, queijo queijo!

Ailime disse...

Boa noite Elvira,
A Matilde é mesmo precoce e quase que coloca a mãe entre a espada e a parede.
Mas decerto que vai correr tudo bem.
Beijinhos e noite bem descansada.
Ailime

Emília Pinto disse...

E as coisas caminham como eu gostaria...um final feliz. Estamos a viver momentos conturbados e já basta o que o médico sofreu até aqui, não só pelo acidente, mas também pelo tanto que tem trabalhado nestes tempos de pandemia ( n é medico? Então...) beijos, Elvira e que o problema dos teus olhos esteja a ser resolvido.
Emilia

Fê blue bird disse...

A Matilde sabe o que quer, será que a mãe também sabe ?

Um beijinho e muita saúde Elvira.