Seguidores

14.7.21

COMEÇAR DE NOVO - PARTE XXXI

 



A meio da tarde, Helena levou a filha ao centro médico do Fundão a fim de lhe mudarem o penso e verificarem se estava tudo bem, como o cirurgião recomendara Nuno recomendara no dia da alta.

Matilde insistira com a mãe para obter o número do pai, pois estava ansiosa para falar com ele, mas esta não lho dera, não só porque sabia que o pai estava no hospital até às dezasseis horas, mas também porque achava que seria preferível ela falar com o pai pessoalmente uma vez que ele não trabalharia no dia seguinte e iria ter com eles à quinta, a fim de conhecer a família dela e ter uma conversa séria com eles. E então sim os dois teriam tempo para estar juntos e ela dizer ao pai o que desejasse.

 Quando saíram do Centro médico, a garota disse estar com fome e a mãe decidiu que lanchariam ali mesmo na cidade e só depois iriam para a aldeia, onde teriam que jantar cedo pois às dez horas teriam que estar na igreja para o inicio das celebrações da Semana Santa nessa noite com a representação da Última Ceia que incluía a lavagem de pés dos membros da irmandade. 

Antes disso, Sérgio e Sofia, que não trabalhavam no dia seguinte por ser feriado, chegariam à quinta, onde já se encontravam os seus filhos, para passarem a Páscoa na casa paterna. Os pais de Sofia também viriam mas chegariam apenas no sábado pela hora do almoço. 

Entretanto também no dia seguinte chegariam à aldeia, Rita e o marido, bem como os pais de ambos que ali iam passar a Páscoa, pois o velho Alberto Santos, mais conhecido pelo Ti Alberto Ferreiro, avó da Rita, estava muito doente e a família queria estar com ele, pois receavam ser a última Páscoa, do idoso.

 Lena ainda não contara a Rita, tudo o que soubera de Gonçalo na véspera, apesar da grande amizade que as unia, pois era uma longa e complicada história que pensava não devia ser contada pelo telefone.

Enquanto Lena e a filha, regressavam à quinta, a primeira pensando no que o irmão e cunhada diriam, quando soubessem dos últimos acontecimentos, e a segunda sonhando com a visita do recém descoberto pai.

Mais tarde, todos reunidos à mesa para jantar, foi Sérgio quem após mais um comentário da sobrinha sobre o pai, perguntou:

- Que história é essa, Lena? Como é que Matilde diz que o pai vai chegar amanhã? 

-É uma história longa e complicada para contar agora, mas é verdade que encontrámos o Gonçalo. Foi ele quem atendeu a Matilde no hospital antes da cirurgia. 

- E assim sem mais nem menos disse-lhe que era o pai dela? - perguntou o irmão com ironia. Onde é que ele esteve estes anos todos? 

-Já te disse que é uma história longa e complicada que não vou poder contar agora. A vida, nos separou e ela nos juntou de novo. Ele pediu-me em casamento e quer dar o seu nome à filha. 

Estará aqui amanhã para  passar o dia com ela, conhecer-vos a todos e poderás fazer-lhe as perguntas que desejares. Tudo o que sei já contei à mãe.  E agradecia-te que não fizesses comentários sarcásticos sobre este assunto na frente da Matilde.

- A Lena tem razão, amor - disse Sofia. A tua irmã é uma mulher adulta e responsável, absolutamente capaz de saber discernir o que que sabe o que é melhor para as duas. E depois já viste como a Matilde está feliz? 





15 comentários:

Emília Pinto disse...

Estou ansiosa pelo encontro entre pai e filha, Elvira! Está tudo a correr bem e vai continuar assim, espero! Um beijinho e saúde para todos vós! Beijinhod e boa noite!
Emilis

lis disse...

Vai ser um momento marcante Elvira
Pronta para o próximo capítulo.
um abraço e boa noite

Pedro Coimbra disse...

Uma novela que vai sendo dando a conhecer à família.
E a nós também.

Maria Dolores Garrido disse...

Bom dia, Elvira
Continuam os afetos. Que bom. E a acreditar uns nos outros. E a querer ver as crianças felizes.
Continuemos, pois, a seguir a história.
Um abraço e um dia bom.

Isa Sá disse...

A passar por cá para acompanhar a história!

Isabel Sá
Brilhos da Moda

Tintinaine disse...

O Fundão traz-me muitas e boas recordações. Bem no centro da Indústria de Lanifícios passei por ali metade da minha vida e conheço bem a zona. Agora só a «Festa da Cereja» me leva até lá, mas recordo com alguma saudades o frenesim que se vivia à volta do negócio das e do queijo da serra. Em terra de ovelhas só podia ser assim mesmo!

Tintinaine disse...

... à volta do negócio das lãs ... corrijo a falha!

noname disse...

Até eu estou ansiosa :)


Bom dia, Elvira

Janita disse...

Vai ser uma Páscoa memorável...!!

Um bom dia, com saúde, Elvira.

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Estou a gostar.
Um abraço e continuação de uma boa semana.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
O prazer dos livros

chica disse...

Muito bom esse capítulo e a ansiedade pelo encontro é grande! beijos, chica

Ailime disse...

Bom dia Elvira,
Mais um capítulo cheio de emoções!
E mais nos esperam.
Beijinhos e ótimo dia.
Ailime

Cidália Ferreira disse...

Fascinante episodio, que adorei ler! :)) 🌹

"Desejo que se encontre bem"!
-
Daria a minha vida e não seria desleal
-
Beijos, e um dia feliz!

teresadias disse...

Uma Páscoa em família, com muitas revelações.
Curiosa, aguardo o próximo capítulo.
Beijo Elvira, saúde.

Fê blue bird disse...

Elvira,
Aguardo com expectativa esse encontro de famílias.
Será que vamos ter alguma surpresa ?

Um beijinho, continuação de feliz fim e semana !