Seguidores

15.3.21

CASAMENTO POR PROCURAÇÃO - PARTE X




Finalmente esboçou um sorriso, e disse:
- Conheci a tua mãe, ainda ela namorava o teu pai. Era muito bonita. Sais a ela. Chega aqui filha, dá-me um abraço. E sê bem-vinda à família.
A jovem aproximou-se, abraçou a senhora e depositou dois beijos na sua face enrugada.

Conversaram sobre a viagem e quando se despediam, a tia disse:  
- Vem lanchar comigo amanhã, filha. Gostava que me falasses da aldeia, do meu irmão, e dos meus sobrinhos. Tenho para mim que nunca mais os vou ver.
- Não digas isso, tia. Quando estiveres melhor, vão de férias. Escusas de arranjar desculpas, com o restaurante, que eu dou conta do recado.

- Quando se chega à minha idade, as melhoras só vêm com três badaladas e, -sacudiu a mão como se com aquele simples gesto afastasse algo invisível, talvez quem sabe um mau pensamento, - bom deixemos isso que hoje é um dia de alegria, e vós tendes coisas melhores para fazer do que companhia a uma velha. Vão lá jantar, e não te esqueças, que te espero amanhã para lanchares comigo.

Despediram-se beijando de novo a senhora e saíram. 
-Agora vamos à cozinha cumprimentar o tio, -- disse o jovem enquanto desciam as escadas.
Deram a volta ao edifício e entraram na cozinha. Sofia arregalou os olhos de espanto. Nunca tinha entrado numa cozinha de restaurante e achou-a enorme.
Um senhor de idade, deixou ou dois jovens junto do fogão e dirigiu-se a eles. Mais uma vez Sofia sentiu-se observada da cabeça aos pés. Depois o senhor sorriu.

-Tio, esta é Sofia, a minha mulher. E este é o tio Joaquim - apresentou-os Quim.
-És muito bonita! Não te dou um abraço para não te sujar, - disse-lhe sorrindo ao mesmo tempo que lhe estendia a mão.
- Muito trabalho, tio? Precisas de ajuda?
- Não. Vão lá jantar e depois vai para casa que deves ter muito que conversar com a tua mulher, - disse piscando o olho a Quim.

A jovem baixou o rosto, tentando esconder o rubor.
Um dos jovens ajudantes chamou o chefe e ele despediu-se com um aceno.
Saíram e voltaram a entrar desta vez pela porta do restaurante. Todas as mesas estavam ocupadas, exceto uma junto à janela, onde se via um retângulo com a palavra, Réservé.

Quim conduziu-a por entre as mesas até lá. Puxou a cadeira para que ela se sentasse. 
Enquanto aguardavam a chegada da lista, ela entabulou conversa.
- São muito simpáticos os teus tios. Mas são bem mais idosos do que eu pensava. Disseste que não têm filhos?


 


11 comentários:

Pedro Coimbra disse...

Aprovada pela anciã.
Boa semana

Isa Sá disse...

A passar por cá para acompanhar a história e desejar uma ótima semana!

Isabel Sá  
Brilhos da Moda

Maria João Brito de Sousa disse...

Muito simpáticos, os velhos tios. Fico a aguardar o desenvolvimento deste namoro "condensado" num único dia.

Forte abraço, Elvira!

Tintinaine disse...

Bem encaminhada vai a vida da noiva!
Chegou o meu convite para ir à pica! Vai ser amanhã, ao fim do dia!

chica disse...

Tudo andando bem...Acompanhando a releitura aqui! bjs, chica

Cidália Ferreira disse...

Muito bem. Parece que foi bem vinda! :)
Bom dia!
-
Vaguear de espírito livre, e sozinho
-
Beijo, e uma excelente Semana.

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Gostei deste capitulo.
Um abraço e boa semana.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
Livros-Autografados

noname disse...

Não é o casamento por correspondência que me aflige, é sim, o casamento por encomenda de duas pessoas que mal se conhecem, isso é que me dá volta ao miolo eheheheheh

Bom dia, Elvira

teresadias disse...

Tudo a correr bem para a Sofia. Aprovada pelo tio, aprovada e convidada para um lanche com a tia.
Muito bom!!!
Beijo Elvira, boa semana.

Teresa Isabel Silva disse...

Continuo a gostar de acompanhar!
Aproveito para desejar uma boa semana!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

Rosemildo Sales Furtado disse...

Só não podem comer demais devido a uma possível congestão. Rsrs. Acompanhando e gostando.

Abraços e uma ótima semana para ti e para os teus.

Furtado