Seguidores

29.3.21

CASAMENTO POR PROCURAÇÃO - PARTE XVI

 




- Nada. Ainda não me conheces, mas garanto-te que sou um homem de princípios. Apesar de tudo o que te disse, não me casaria, se soubesse que não tinha forças, para acabar com uma relação, e fechar a porta ao passado.
 Quis que o soubesses, para que me entendesses, e não te sentisses rejeitada. Porque não me vou deitar na tua cama, a pensar noutra mulher, nem te vou pedir que me ajudes a esquecê-la. É tarefa minha. Peço-te paciência, enquanto me livro dos meus fantasmas.

Finalmente voltou-se. Olhou-a fixamente, tentando adivinhar o que lhe ia na alma. Virando-lhe as costas, Sofia voltou para o sofá.
-Agradeço a tua sinceridade. Lembro-te que estamos casados pelo registo e pelo que sei, aqui existe o divórcio.
- Não me entendeste, Sofia. Nunca pediria o divórcio, do mesmo modo que nunca te vou atraiçoar, porque ainda que aqui dentro, sejamos apenas bons amigos, fora deste apartamento, és a minha mulher e como tal, sempre te respeitarei.  Sou  homem que honra os seus compromissos.

- Bom. Depois do que acabaste de me contar, pensei que tinhas pedido o casamento pelo registo, a pensar num possível divórcio.
-Não. Talvez esteja errado, mas penso que um juramento perante Deus, não se deve fazer de ânimo leve. Penso que só dois seres que se conhecem bem e se amam de corpo e alma, devem casar pela igreja. E não é o nosso caso.

- Então, agora que esclarecemos a situação, o que vamos fazer? - perguntou a jovem, sem bem saber o que pensar.
- Não sei. Não disseste que o amor vem com a convivência? Podemos ser amigos, partilhamos a casa, conhecemo-nos. Depois se verá o que o futuro nos reserva.  Parece-te bem?
- Sim.

O silêncio caiu sobre eles. Intenso. Ela não sabia se estava feliz, se desiludida. O que sabia, é que o seu desejo de sair da aldeia, a tinha metido numa "camisa de onze varas" como costumava dizer o pai. Resolveu mudar de assunto.
-É preciso alguma coisa especial, para procurar trabalho aqui? Inscrever-me em algum lado?

-Não. Na Segunda-feira, temos que ir tratar da tua legalização no país. Nada que acarrete problemas, afinal somos casados, e ainda que o não fossemos, a França permite a legalidade sem grandes problemas. E em que gostarias de trabalhar? Disseste que tens o Curso Comercial. Se falar com o tio, talvez pudesses ajudá-lo com a contabilidade do restaurante.

-Não. Não quero trabalhar contigo ou com o teu tio. Pelo menos por agora. Tenta compreender. Quero qualquer coisa, onde me sinta uma empregada como outra qualquer, não a sobrinha do dono. Entendes?
- Sim. E tens alguma ideia do que gostarias de fazer?
- Neste momento, e dado a diferença de moda entre o que vi aqui e o que se usa  na nossa terra, o que gostava mesmo, era de uma loja de roupas.
- Podemos ver os anúncios no jornal. Mas não precisas ter pressa. Tenho  algumas economias. E um bom salário.

12 comentários:

noname disse...

Que imbróglio. :)

Boa noite, Elvira

Emília Pinto disse...

Será que ela não vai encontrar outro, no novo emprego e apaixonar-se? Esperemos para ver!!!
Beijinhos e SAÚDE, Amiga!
Emilia

Ailime disse...

Boa noite Elvira,
Um belo capítulo, com muito para explorar.
Vamos ver como vai ser o futuro dos dois.
Beijinhos e boa semana, com saúde.
Ailime

Pedro Coimbra disse...

Um casamento de fachada a evoluir para outra coisa??
Boa semana

Tintinaine disse...

A casa tem bons alicerces e vai aguentar-se na borrasca!
E os olhos, Elvira, algumas melhoras?
Boa Semana Santa!

PAULO TAMBURRO. disse...

NO MEU BLOG "FALANDO SERIO" VOCÊ ENCONTRARÁ A VERDADE, VERDADEIRA, DE TODAS AS VERDADES!
UM ABRAÇÃO CARIOCA

Maria João Brito de Sousa disse...

Bem... no fundo, no fundo, talvez esta convivência "de amigos" seja a melhor forma de darem uma hipótese ao companheirismo e ao amor... eu, que me apaixonei pelo meu ex-marido num "coup de foudre", ao 14 anos, já vivi demasiadas décadas para continuar a acreditar que todos os grandes amores nascem assim, de uma espécie de repentino "Big Bang".

Forte abraço, Elvira.

Boa semana!

" R y k @ r d o " disse...

Lendo com gosto. Anotando os desenvolvimentos.
.
Cumprimentos poéticos.
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

Cidália Ferreira disse...

A evolução é satisfatória! Adorei o episódio!:))
-
Algures duma janela tão distante...
-
Uma excelente semana - Beijo

teresadias disse...

Que complicação!!!
De qualquer modo, gostei da sinceridade do Quim e da coragem da Sofia.
Elvira, aplaudo este belo episódio.
Beijo, boa semana.

Teresa Isabel Silva disse...

Estou a gostar de acompanhar e ansiosa para ver o que vai acontecer!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

Rosemildo Sales Furtado disse...

Acredito que será exatamente o que eles preveem, o amor virá com o tempo. Acompanhando e gostando.

Abraços e uma ótima Páscoa para ti e para os teus.

Furtado