Seguidores

4.1.20

QUANDO OS ALCATRUZES DESCEM AO FUNDO DO POÇO



A minha avó costumava dizer que a vida era como uma nora com os seus alcatruzes. Ora estava cá em cima ora lá no fundo. E que a sabedoria estava em festejar quando se estava nos píncaros e aceitar com alegria quando se estava no fundo porque a partir dali era sempre a subir.
O  alcatruz da minha vida, desceu o ano passado até ao fundo, com o meu problema nos olhos e as três cirurgias que tive de fazer, a tendinite no ombro direito que me impediu de mexer o braço durante algum tempo, os AVC, do meu cunhado em Maio e do meu marido em Julho, a queda da minha sobrinha, que sofre de Esclerose Múltipla e fraturou bacia e colo do fémur, o que a obrigou a internamento e cirurgia, e a morte de quatro amigos que me eram muito queridos. Um ano de muito sofrimento,  que levou os alcatruzes da minha vida até ao fundo do poço. Mas tal como dizia a minha avó eles começaram a subir,  depois do meio do ano. A cirurgia da minha sobrinha correu bem e ela já recuperou a pouca mobilidade que tinha anteriormente, o meu marido, recuperou muito bem, apenas com um mês de internamento, tivemos a alegria do nascimento de mais uma neta; e o meu cunhado também está a recuperar embora esteja longe de conseguir fazer uma vida normal, sem ajuda. Espero e desejo que o transplante de córnea me dê alguma visão no olho esquerdo, até porque tem dias que quase não consigo ler, escrever, ou estar  no pc, porque o olho direito põe-se vermelho, começa a chorar e a arder e só estou bem com os olhos fechados.
Essa é também a razão porque eu não comento como merecem os vossos artigos.
Termino agradecendo a compreensão e apoio que me dedicaram ao longo de todo o ano.
Que Deus vos abençoe.

    

17 comentários:

Tintinaine disse...

Vamos acreditar no que a avó dizia, a partir de agora vai ser sempre a subir!

Rogério G.V. Pereira disse...

Gosto de noras
embora não tenha nenhuma
pois quis o destino
que só me fossem dados genros

Gosto de alcatruzes,
mas só quando sobem
contudo
terão a vantagem prevista
sempre que descem, a seguir sobem
tal qual acontece na vida

Tudo de bom, minha amiga

Joaquim Rosario disse...

Bom dia
A vida é mesmo como a nora , Enquanto uns estão no fundo , outros estão no cimo , mas de repente tudo muda .
Continuação de uma boa recuperação para si e todos os seus mais queridos .

JAFR

chica disse...

Sabedoria de vó! Gostei,bem verdade!

E desejo que cada vez mais melhores e tudo comece a subir e teu ano seja muito bom e cheio de coisas bem boas ! Não te preocupa em comentar! beijos, fica bem! chica

Os olhares da Gracinha! disse...

Então vamos desejar que o ano 2020 seja bem melhor!!! 👍

Fatyly disse...

E a tua avó tinha razão e realmente tens sido uma guerreira e recebe a minha ajuda a subir dando-te a minha mão, porque afinal de contas todos precisamos.
Não precisas agradecer nada porque todos que aqui vêm têm a mesma postura: educação, compreensão e sobretudo carinho e amizade.

Um enorme abraço e vamos à subida com positividade.


Maria João Brito de Sousa disse...

Que os alcatruzes da nora continuem no seu percurso ascendente e que a próxima cirurgia lhe corra às mil maravilhas, amiga!

Forte abraço!

Roselia Bezerra disse...

Bom dia, querida amiga Elvira!
Esteja cada cez melhor e esperamos tudo melhorar para que possa interagir como gosta.
Não se preocupe pois tem lugar seguro no mundo dos blogs e em nosso ❤.
Paz, saúde e Amor!
Bjm carinhoso e fraterno

Roselia Bezerra disse...

* cada vez melhor...

Majo Dutra disse...

Desejo que tudo corra da melhor forma e que consiga
trazer o alcatruz â superfície, bem cheio de água,
o símbolo da vida.
Que 2020 weja um ano inesquecível.
Abraço grande.
~~~~

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Sabedoria de avó, gostei.
Um abraço e bom fim-de-semana.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
Livros-Autografados

Cidália Ferreira disse...

Boa tarde Amiga!
A vida é assim, de altos e baixos, A Elvira é uma Senhora com um espírito jovem e muito forte. Muito positiva e isso faz toda a diferença. Gosto muito da sua garra! Vai ficar tudo bem dentro dos possíveis de cada um! As visitas são importantes, mas mais importante é a saúde, Eu/nós, compreendemos... FORÇA!

-
Beijo. Bom fim de semana.

Teresa Isabel Silva disse...

Foi realmente um ano muito complicado, mas acredito que este de certeza vai ser melhor e lhe vai trazer muitas coisas boas!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

João Santana Pinto disse...

Não pense nos comentários... um grande beijinho e vamos lá subir esse poço com calma.

Gaja Maria disse...

Elvira, desejo-lho um ótimo ano 2020.Que tenha muita saúde e inspiração. Tudo bom para si e para os seu.
Beijinho

Portuguesinha disse...


Elvira, acho-a bastante activa aqui na blogosfera para alguém na sua condição e que passou por esses alcatruzes em baixo!!!

Tenho de lhe perguntar: não tem ninguém que a possa ajudar com software para invisuais? Digo isto não para lhe tirar esperança, pelo contrário. Eu entendo pouco do assunto, mas até para mim, por vezes penso que daria jeito ter um programa de computador para o qual pudesse ditar o texto e ele escrevia-o por mim. Nem sei se existe mas sei que os invisuais dispõem de tecnologias que lhes permitem comunicar e andar nas redes sociais. Ora, isso vale tanto para eles quanto para pessoas com pouca ou reduzida visibilidade/mobilidade. Até para pessoas comuns!

Se alguém souber de algo, por favor informe.

Mais uma vez, um texto maravilhoso, escrito por si.
Que esses alcatruzes comecem a subir!!!

Um abraço.

Ana Freire disse...

As avós... é que entendiam da vida!...
Sem dúvida que 2020, será bem melhor que o ano que passou... bora lá colocar os alcatruzes, a subir!... Aqui 2019, também não me deixou saudades... do primeiro ao último dia, foi marcado por problemas de saúde da minha mãe... mas pelo menos, por aqui deste lado... 2020, já começou bem mais promissor, do que o ano que passou... e bem menos problemático!...
Vamos ter fé... e acreditar que merecemos, um ano bem melhor, do que aquele que terminou!
Um beijinho grande! Bom Ano, para vocês!
Ana