Seguidores

15.1.20

OS SONHOS DE GIL GASPAR - PARTE XXVI



Apesar da hora tardia a que se deitara, Luísa acordou cedo. Estava preocupada com o desconhecido. Será que ainda dormia? Tinha chegado tão exausto e ferido.
 Foi até à janela e correu a persiana. Lá fora a tempestade continuava. Se o vento já não soprava em rajadas tão intensas, a chuva continuava diluviana, e o caudal do rio tinha subido bastante. Felizmente embora a sua casa estivesse no vale, estava suficientemente afastada para não ser afetada. Abriu o armário e retirou umas calças de fazenda bege e uma camisola de gola alta branca. Com as peças na mão, abriu a gaveta da cómoda para retirar um conjunto de roupa interior, quando a porta do quarto se abriu, e o desconhecido falou:
- Desculpe... procuro a casa de banho…
- Segunda porta à esquerda.
Ele murmurou um obrigado e fechou a porta. Luísa foi até lá e correu o fecho interior. Deu graças porque o seu quarto tinha casa de banho e assim não precisaria esperar para tomar o seu duche.
Depois do banho e já vestida olhou-se ao espelho. Era uma mulher alta e magra, cabelos e olhos castanhos, testa alta, pele morena e boca pequena. Não era uma mulher bonita, sabia-o desde menina, mas isso não impediu que se tivesse apaixonado perdidamente por um cafajeste, que lhe ensinou a arte do amor.
Recordou Jorge Silveira, o único homem que amou na vida. Ela tinha terminado os estudos e fora de férias para casa de uma amiga em Albufeira. Era verão, tempo de calor, sol, praia e namoricos. Ela era uma jovem ingénua e sonhadora, ansiosa por conhecer e experimentar as delícias do amor.  A mãe morrera de cancro quando ela mal começara a andar e dois anos depois o pai casara-se de novo. A madrasta era uma boa pessoa, mas não era uma mulher muito carinhosa, ou talvez não o fosse só com ela, porque era a prova viva de que o marido, tinha amado outra mulher antes dela. Quando Luísa fizera dez anos a madrasta soube enfim que ia ser mãe. Ela lembrava-se da ansiedade com que esperou aquele bebé. Mas quando ele nasceu, a madrasta tornou-se ainda mais indiferente com ela, e o pai só tinha olhos para o menino que sempre desejara, e que a primeira mulher não lhe soubera dar. Luísa, podia ter odiado o irmão, que lhe usurpara o pouco carinho que até ali recebera, mas em vez disso, amou o irmão com toda a intensidade do seu pequeno e carente coração. Dedicava-lhe todo o tempo que não estava na escola, e foi ela que lhe ensinou as primeiras palavras.
Faminta de carinho, Luísa foi presa fácil das bonitas e enganadoras juras de amor de Jorge. Findas as férias, e como ambos viviam em Lisboa, o romance continuou e pelo Natal, Jorge chegara mesmo ao desplante de a pedir em casamento, esquecendo-se claro de lhe dizer, que tinha outra namorada e que até já tinha um filho de dois anos. Quando a outra moça a procurara desesperada, Luísa ficara sem chão, a vida deixara de lhe importar, perdera a vontade de viver. Fora nessa altura, que recebera uma carta de um advogado. A sua madrinha morrera Luísa nem sequer  a conhecera, mas que segundo a carta que o causídico lhe entregara, quando respondendo à sua convocatória, Luísa se apresentara no seu escritório, tinha sido grande amiga da sua mãe,  e deixara-lhe aquela casa e um bom dinheiro. O pai aconselhou-lhe a vender a casa, ela era uma menina da cidade, não se habituaria a viver naquele sítio tão isolado. Não o fez. Aquela era a grande oportunidade de se afastar, e esquecer uma vida em que nunca fora feliz. A única coisa que lhe doía, era separar-se de António, o irmão que amava de todo o coração, mas prometera que viria buscá-lo para passarem juntos as férias da Páscoa e parte das férias do Verão.


12 comentários:

Pedro Coimbra disse...

Sabe qual é a melhor maneira de superar um desgosto amoroso?
Um novo amor.
Abraço

Joaquim Rosario disse...

Bom dia
Nunca se sabe o que o destino nos espera .
Vamos ter aqui um resto de historia ao mais alto nível .

JAFR

chica disse...

As coisas acontecendo e eu gostando de acompanhar! beijos, lindo dia! chica

João Santana Pinto disse...

Parece-me que se acabou de abrir uma janela...

Gostei muito do texto, do movimento e da presença dos personagens e de conhecer um pouco melhor as origens de Luísa e de a conseguir "visualizar".

Vamos, pois, aguardar pelo próximo capítulo...

Abraço e boa inspiração

Maria João Brito de Sousa disse...

Talvez Luísa venha a fazer parte de um novo sonho de um novo sonho de Gil Gaspar...


Forte abraço, amiga!

noname disse...

Quando o destino fala, tudo à volta baixa as orelhas. Vamos lá ver o que vem a seguir.

Bom dia, Elvira

Os olhares da Gracinha! disse...

Já li os capítulos que faltavam e estou a gostar!... Bons momentos de leitura a cada partilha... Bj

Edum@nes disse...

Lá diz o ditado. Depois da tempestade, vem a bonança. Que até poderá ser para ambos uma agradável surpresa?

Tenha uma boa noite amiga Elvira. Um abraço.

Kique disse...

Seguindo com interesse a continuação desta belíssima historia
Bjs
Kique

Hoje em Caminhos Percorridos - Dica de beleza - Cabelo

Lúcia Silva Poetisa do Sertão disse...

Maravilha este capítulo, com as lembranças dela, ficamos conhecendo seu perfil e imaginando um amor verdadeiro de fortes emoções para ela.
Beijos!

Ailime disse...

Bom dia Elvira,
Uma história linda, cheia de emoção.
Mais um belo capítulo.
Beijinhos,
Ailime

Gaja Maria disse...

A suosa para saber o resto da história
Abraço