Seguidores

6.1.20

6 DE JANEIRO - DIA DE REIS




Então hoje é o dia de Reis. E com esta data, se encerram oficialmente as festas de Natal, a celebração do nascimento do Deus Menino, na figura humana de Jesus Cristo.
Referidos no Evangelho de São Mateus, os três Reis Magos tornaram-se uma figura importante da celebração do Natal, e é deles que herdámos a tradição de oferecer presentes nesta quadra festiva. Não se refere, na Bíblia, quantos foram nem como se chamavam, mas sabe-se que ofereceram três presentes a Jesus - ouro, que se oferecia aos Reis, incenso, conforme se oferecia aos sacerdotes, e mirra, que se ofertava aos profetas - e por essa razão, no século VII a sua história passou a ser contada como sendo os três Reis Magos do Oriente, a quem foram dados nomes e proveniências distintas, para que cada um deles representasse uma das raças conhecidas na altura:
- Belchior, também chamado Melchior ou Melquior - "o meu rei é Luz" - representava a raça branca, europeia, teria cerca de 60 anos, e ofereceu ouro, um metal muito valioso, que simbolizava realeza e virtude. Foi oferecido a Cristo por ele ser Rei de todos os Homens, pois na Antiguidade era um presente que costumava ser dado aos Reis.
- Gaspar - "aquele que vai inspecionar" - seria rei da Índia e teria cerca de 40 anos, representando o povo asiático. Ofereceu incenso, uma resina utilizada para fazer perfumes e em rituais religiosos, que ainda hoje é queimado nas igrejas. Era símbolo de espiritualidade e de oração e representa a missão com que Jesus veio à Terra: espalhar a Fé entre os homens. 
- Baltasar - "Deus manifesta o Rei"- teria cerca de 20 anos, representando a raça africana e tendo oferecido mirra, uma resina muito utilizada na medicina Chinesa para dores reumáticas e problemas de circulação. Na medicina Ocidental é usada em pastas de dentes e desinfetantes da boca. Antigamente valia mais que o seu peso em ouro. Também é utilizada em funerais e cremação. Simboliza o sofrimento de Jesus, que morreu para nos salvar.
Não se sabe exatamente quem eram estes homens, quantos eram, e de onde vinha., pois o Evangelho nada esclarece sobre isso. Sabe-se que o nome de Mago, era dado aos sábios e eruditos. O número de três, apareceu apenas num livro escrito pelo monge carmelita, João de Hildesheim no século XIV. O livro também oficializou os seus nomes que foram retirados de um friso de mosaicos da Igreja de Santo Apolinário em Ravena (Itália). Foi ainda este monge que incorporou a dor da pele de Baltazar, pois em nenhuma das representações anteriores, ele fora pintado assim.
O dia de Reis é celebrado em todo o mundo cristão, com algumas tradições curiosas. Em Portugal, temos o bolo-Rei, até há uns anos confecionado com um brinde e uma fava, que depois foram proibidos pela ASAE. E a tradição mandava, que aquele a quem saía a fatia da fava, teria que pagar o Bolo-Rei do ano seguinte. Também existe a tradição de se cantar de porta em porta As Janeiras, que Zeca Afonso celebrizou. Ainda em Portugal, há a crença de que se deve comer uma romã e guardar numa gaveta a sua coroa juntamente com uma nota para que a fortuna entre em casa.
Em Espanha é costume as crianças deixarem na janela os sapatos com capim, antes de irem dormir, a fim de alimentar os camelos dos Reis para que possam seguir viagem. 
 Na França e em Quebec (no Canadá), come-se o Galette des Rois (Bolo de Reis), que contém um brinde no seu interior.(Parece que o poder da ASAE, não chega lá) O bolo vem acompanhado de uma coroa de papel e quem encontrar o brinde na sua fatia, será coroado e terá de oferecer o bolo no ano seguinte.
Na Hungria as crianças vestem-se de Reis Magos e vão de porta em porta pedindo pelos Reis, Uma espécie do nosso pedido de pão por Deus.
Na Alemanha as crianças também vestidas de Reis, vão escrevendo as iniciais nas portas de cada um. 


22 comentários:

Pedro Coimbra disse...

Já a recolher as decorações natalícias como manda a tradição.
Boa semana

Joaquim Rosario disse...

Bom dia
Seja de que maneira for o importante mesmo é festejar este dia .

JAFR

Fatyly disse...

Gostei imenso de ler o texto e desejo para ti e todos os teus um feliz dia de Reis.

Beijos

chica disse...

Lindas tradições essas! Feliz dia de Reis! beijos, chica

Tintinaine disse...

O Bolo Rei da imagem tem melhor aspecto que aquele que eu comprei que vem coberto de açúcar branco, até parece que apanhou um grande nevão.

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Dia de Reis um dia importante no calendário católico.
Um abraço e boa semana.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
O prazer dos livros

Maria João Brito de Sousa disse...

Um feliz Dia de Reis, Elvira!

Abraço

Isa Sá disse...

Por aqui nunca demos importância ao Dia de Reis...

Isabel Sá  
Brilhos da Moda

Cidália Ferreira disse...

Muito bom! Bom dia de Reis!
-
Vagueando nas asas do vento
Beijo e uma excelente semana!

" R y k @ r d o " disse...

Boa tarde:- Adoro bolo Rei.
.
Cumprimentos poéticos
.
…………… Poema ……………
^^^ Amor Vazio ^^^

João Santana Pinto disse...

Tradições e conhecimento. Que a paz sempre lembrada nesta época perdure o resto do ano.

Abraço e bom início de semana

Edum@nes disse...

Não é meu costume festejar o dia de Reis. A isso nunca fui habituado.

Tenha uma boa noite amiga Elvira e continuação de bom ano. Um abraço.

Rogério G.V. Pereira disse...

Bom Bolo

...E gosto de laranja cristalizada, dos Reis e dos camelos mais do que dos dromedários...
ah, e das janeiras

Roselia Bezerra disse...

Boa noite, querida amiga Elvira!
Gosto tanto desse dia.
Imagine que temos comemoração em familia por termos Reis no sobrenome por um lado.
O bolo está apetitoso.
Uma noite de Reis abençoada tenha a amiga!
Bjm carinhoso e fraterno

Gaja Maria disse...

Assinalei este dia cm bolo rei e a retirada dos enfeites de Natal.
Abraço Elvira

luisa disse...

Gosto muito da Galette, mas por cá não se encontra facilmente.

Kique disse...

Gostei do texto sempre aprendendo
Bjs
Kique

Hoje em Caminhos Percorridos - Uma ultima selfie

Lúcia Silva Poetisa do Sertão disse...

No bairro em que trabalho tem a capela de Santos Reis e hoje está em festa! Também, temos a tradição de recolher no dia hoje todos os enfeites natalinos. Muito sábia e esclarecedora sua partilha!
Beijos no coração!

Portuguesinha disse...

Elvira, muito obrigada por este apanhado sempre tão informativo e delicioso, escrito por si. Interessante. Sinto saudades imensas do bolo-de-rei com fava e brinde. Pelos vistos, tenho de ir à frança só para satisfazer essa saudade!

A asae... entendo-a mas, bolas, devia ter facultado uma alternativa, porque a tradição devia manter-se algures. Sufocar com a fava... Sinceramente! Nunca sufocaria. E o brinde, embrulhado em papel? Mordia-se e vinha o sabor, a textura do papel... nunca do brinde. Mas se libertava com o calor do forno substâncias venenosas não sei... Caramba! Nada a ASAE perdoa Kkkk. Pela nossa saúde, claro.

Um abraço, feliz dia dos reis!

Os olhares da Gracinha! disse...

São realmente personagens envoltas em magia!
Gostei da escolha para relembrar as mesmas! Bj

aluap disse...

Diz-se que nesta data encerram-se para os católicos os festejos natalícios e que, por isso, é desmontado o presépio, no entanto, gente amiga e ligada ao conhecimento dos usos e costumes da Igreja Católica dizem-me que o presépio só se deve desmontar no dia seguinte à Solenidade do Baptismo de Jesus, que é quando se encerra o Tempo do Natal. Esta como é uma solenidade móvel, este ano, 2020, a festa do Baptisto do Senhor é hoje, Domingo, dia 12 de Janeiro.
Jesus foi da Galileia para o rio Jordão, a fim de se encontrar com João e ser baptizado por ele.
Assim se conclui o tempo de Natal e assim termina fisicamente esta quadra bonita.
Um abraço amigo.

Ana Freire disse...

Maravilhoso este post, que tão bem assinalou o dia, a partir do qual... muito contrariada terei de tirar as decorações de Natal, aqui de casa... e estou acabando de arrumar as últimas hoje!... Tarefa que sempre se me aperta o coração, fazer!... :-(
Beijinhos, Elvira! Bom ano, para todos vós, aí desse lado!
Ana