Seguidores

8.5.23

CICATRIZES DA ALMA - PARTE XLIV


Na quinta, Tiago conversava com os pais na grande cozinha, onde eles decidiram que deveriam jantar, por ser mais acolhedora do que a sala de refeições, ter suficiente espaço, e evitar dar trabalho aos dois empregados que passariam a consoada com eles. De resto o doutor Azevedo, e a esposa só se juntariam a eles no dia seguinte para o almoço, já que a consoada, a passariam em casa de filha.

- Confesso que estou muito contente, com a tua evolução, - dizia naquele momento Armindo, o pai do jovem. – Da última vez que aqui estivemos,

correste connosco de um jeito que a tua mãe chorou o tempo todo.

-Desculpa, pai. Eu sei que não me portei muito bem convosco, mas a falar verdade, o meu desespero era tão grande, sentia-me tão revoltado, que a única coisa que desejava era que me deixassem sozinho até que a natureza fizesse a sua parte e eu deixasse de sofrer. Na verdade, mentalmente eu amaldiçoava os médicos, que tanto se esforçaram para me fazer viver.

-Um homem nunca deve perder a esperança, filho. Já te olhaste ao espelho? O teu corpo está bem mais forte, e com a continuação dos tratamentos tenho a certeza de que voltarás a andar. Depois ficarão apenas as cicatrizes, para recordar-te o que te aconteceu e para te lembrar que não é preciso ires para sítios longínquos, onde a paz está tão ausente como o alimento, para ajudares os outros. Aqui no nosso país, há infelizmente muita gente que tem de escolher entre a saúde e a comida.

-Além disso, - acrescentou a mãe, voltando-se para o filho, mostrando que estava atenta à conversa embora os dois pensassem, que estava distraída com a conversa da empregada. Está na hora de arranjares uma boa rapariga, e formares o teu lar. Quando somos jovens pensamos sempre que o tempo passa devagar demais para os nossos desejos. Não é verdade, a vida é curta, passa a correr e quando deres por isso estás demasiado velho para formares um lar. 

-Vamos deixar essa conversa de casamento para outro dia, -protestou o jovem.

- Eu sei que sofreste um desgosto com a Sandra, mas nem todas as mulheres são tão frívolas e egoístas como ela. A tua enfermeira por exemplo, é uma mulher muito interessante e segundo o teu tio é uma ótima profissional e uma excelente moça.

- Mãe, em primeiro lugar, uma boa profissional não se envolve com o seu doente. É  eticamente incorreto. Segundo, a Anabela tem tantas ou mais cicatrizes que eu para curar. E, como deves saber as Cicatrizes da alma, não desaparecem nas mãos de qualquer cirurgião plástico. Terceiro, acho que está na hora de me recolher, a noite vai longa e a cadeira de rodas não é o assento mais confortável do mundo.

-Sei. Tu queres é fugir da conversa. Mas tudo bem, não volto a falar do assunto, todavia não posso prometer que não voltarei a ele. O meu maior desgosto será chegar ao fim dos meus dias e saber que vou partir e te deixo sozinho.

-Por favor, querida. Hoje não é noite para falar de partidas. Vamos falar de coisas alegres, ou recolher à cama se o cansaço começa a tomar conta de nós.

-Boa noite a todos, - despediu-se Tiago enquanto dava a volta à cadeira e se dirigia para o quarto seguido pelo Joaquim.

8 comentários:

Pedro Coimbra disse...

Com esses empurrões não há coração por mais empedernido que resista.
Boa semana

Tintinaine disse...

Olá! Já temos uma casamenteira em campo, a coisa promete!
Boa semana, Elvira!

chica disse...

O jovem vai melhorando e ficará bem bom e as coisas terão seus rumos. Muito bem bolado o conto,Elvira! beijos, linda semana, chica

Janita disse...

As Mães, no seu afã de verem os filhos felizes, acabam por falar demais e cortam logo o fio da conversa. Eu sei bem como é...sou igual!

Um abraço e boa semana, Elvira.

Maria João Brito de Sousa disse...

É verdade, um técnico de saúde não se envolve emocionalmente com um paciente seu. Seria eticamente incorrecto.

Um grande abraço, minha amiga!

Cidália Ferreira disse...

Mais um maravilhoso episodio :)
.
Carrossel de emoções ...
.
Beijo. Uma excelente semana.

Ailime disse...

Boa tarde Elvira,
Grandes progressos já fez Tiago.
Sobre a vida sentimental lá chegará a hora;))!!
Beijinhos e saúde.
Ailime

teresadias disse...

Preocupações de mãe...
Beijo.