Seguidores

29.5.23

CICATRIZES DA ALMA - PARTE XLVIII

 


O dia de Natal na quinta foi vivido, por parte de familiares e empregados de Tiago, com alegria e uma nova fé, na recuperação do jovem, já que além dos progressos visíveis no seu corpo, notavam no jovem a força de vontade indomável, que sempre o guiou, até ao dia do acidente e que parecia ter-se evaporado nele. Agora eles acreditavam no sucesso do tratamento e na recuperação total pelo menos física de Tiago. As mazelas psicológicas seriam mais difíceis de eliminar, mas até nisso havia uma certa esperança, desde o momento em que Tiago telefonara ao tio e lhe pedira a informação sobre um profissional de psicologia.

Pela primeira vez, Tiago manifestou interesse em saber o que tinha acontecido aos seus amigos. Estariam vivos e estropiados como ele ou teriam morrido. Ele lembrava-se vagamente de que havia junto de si um outro médico e uma freira, mas não recordava se todos os outros estavam no edifício que lhes servia de hospital, ou se havia algum outro nas imediações da explosão. Queria saber especialmente do seu amigo Peter, mas Tiago não memorizara o número do amigo e o seu telemóvel, onde tinha o número dele, ficara destruído com a explosão.

Estranhou, quando o telemóvel do pai tocou e este depois de atender a chamada, lhe passou o telemóvel. Mas depressa a estranheza se transformou em alegria ao reconhecer a voz de Peter. Ele queria desejar as boas festas e dizer-lhe que aquela missão tinha terminado, estava de férias e viria a Portugal logo após o Ano Novo para o ver e pôr a conversa em dia.

Tiago quis saber o que se passara depois do seu acidente e se mais alguém fora ferido e foi com tristeza que soube que o outro médico e a freira que estavam com ele, não resistiram aos ferimentos e morreram durante a evacuação. Porém todos os outros estavam bem, o governo enviara soldados para proteger o pequeno hospital, bem como a aldeia onde ele se situava e não mais tiveram nenhum ataque. Também lhe disse que ele guardara as suas coisas e assim que chegara a casa, ligara para a embaixada e conseguira através deles o contacto dos seu familiares.

Telefonara de imediato para saber notícias e resolveram esperar uns dias para lhe fazerem a surpresa naquele dia.

Quando por fim desligou a chamada, e entregou ao pai o telemóvel, e emoção era tanta, que sentia um nó na garganta e os olhos húmidos.

Desde a primeira vez que trabalharam juntos estabelecera-se entre os dois, um forte sentimento de amizade. Talvez porque ambos eram filhos únicos e ambos tinham os mesmos sonhos idealistas. Tiago professava por Peter um sentimento que era mais de irmão do que de amigo, sentimento esse que reconhecia em Peter. E o não saber o que lhe podia ter  acontecido após o seu acidente, pensar que ele também podia estar estropiado ou morto era uma tristeza que lhe pesava no peito e lhe ensombrava o olhar.

11 comentários:

Emília Pinto disse...

Tudo a correr bem, Elvira, tanto neste teu conto, quanto nos teus olhos. Estás melhor, embora saibas que não podes abusar. Um beijinho, Amiga e desejo que continues a melhorar.
Emilia

Pedro Coimbra disse...

Começa a acordar para a vida.
Boa semana

Tintinaine disse...

Mais um degrau na escada da recuperação. Quanto mais aumenta o interesse pela vida, mais próxima estará a cura.
Uma boa semana !!!

Janita disse...


Vêm a caminho bons motivos para alegrar o olhar do nosso doente e tirar-lhe o peso do coração...o que a Vida promete, nunca falha!

Um abraço e boa semana.

chica disse...

Um simples telefonema pode mudar tanto no estado de espírito! Lindo!
Seja linda a nova semana! beijos, chica

Maria João Brito de Sousa disse...

E eis que o nosso protagonista começa a interessar-se pelo que se passa e passou em torno de si, em vez de continuar encapsulado na sua própria dor. Excelente prognóstico! :)

Um grande abraço, minha amiga!

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Gostei deste capitulo.
Um abraço e boa semana.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
Livros-Autografados

teresadias disse...

A vida a regressar...
Lindo capítulo, Elvira.
Beijo, boa semana.

Cidália Ferreira disse...

Ora muito bem. Boa continuação :))
.
Permito-me vaguear sem restrição
.
Beijo, e uma excelente semana.

noname disse...

A primeira etapa, ele já venceu, muito graças a Anabela, e será, digo eu, graças a ela que continuará a vencer outras.

Beijinho, Elvira, tudo a correr bem, minha amiga

Ailime disse...

Boa noite Elvira,
Um capítulo maravilhoso a todos os níveis.
História, criatividade e muito bem escrito.
Beijinhos e saúde.
Ailime