Seguidores

20.7.22

OS CAMINHOS DO DESTINO - PARTE V

 


Dormiu várias horas seguidas. Acordou com o toque do telefone.
Acendeu a luz e atendeu. Era Clara para saber como ela estava, e se precisava de alguma coisa. Acabaram combinando a hora para se encontrarem na manhã seguinte.

Clara era uma boa amiga. Era da sua terra, tinham sido amigas desde crianças. Depois o pai da jovem, fora trabalhar para Lisboa. A princípio ia todas as semanas ao Algarve. Depois arranjou uma casa na margem sul e a família mudou-se. Porém as duas jovens nunca perderam o contacto. Já adolescentes chegavam a trocar as férias. Clara ia passar duas semanas à casa de Beatriz, e na volta vinham as duas, para que a última passasse o resto do mês em Almada na casa da amiga.

Beatriz, não tinha chegado a conhecer os sogros. Eles já tinham morrido, quando conheceu Jorge. Segundo ele, o pai morrera de ataque cardíaco, a mãe de desgosto, pela perda do companheiro de toda a vida.

Já era noite. Tinha que fechar as persianas. Foi até à janela. Lá fora o céu estava estrelado. Havia poucas pessoas na rua. Quase todas jovens. Fechou a persiana e foi fazer o mesmo nas outras divisões.

Voltou a percorrer a casa. Como se não soubesse bem o que fazia, ou o que fazer. Pensou ligar para os pais. Será que eles tinham sabido da sua situação? Eles não lhe tinham perdoado, o facto de ter fugido com o namorado. O pai, homem rude e de princípios rígidos chegara mesmo a dizer que para ele a filha morrera.
Sem forças para contrariar o marido a mãe limitara-se a chorar.

Não vieram ao casamento, apesar de os ter convidado, mas ainda assim ela mandara-lhe a fotografia do casamento na igreja e o número de telefone.
Algum tempo depois a mãe ligou-lhe. Sem o marido saber. E foi assim nos últimos tempos. Quando a saudade apertava e a mãe estava só em casa, ligava para a filha.

Beatriz nunca o fazia. Tinha receio de provocar a ira do pai.
Se a mãe tinha ligado nos últimos tempos, ela não sabia. Tinha saudades deles. Queria contar o que se tinha passado. Receber o carinho e apoio deles. Mas receava a intransigência do pai.
Era melhor esperar pelo dia seguinte. Aconselhar-se com a amiga.

7 comentários:

Pedro Coimbra disse...

Os pais são tantas vezes a desgraça do casamento.
Por isso mesmo o padre que me casou, homem sábio, perguntou-me se estava preparado para dizer adeus aos pais.
Percebi a pergunta.
E fez todo o sentido.

Isa Sá disse...

A passar por cá para acompanhar a história e desejar um ótimo dia!
Isabel Sá
Brilhos da Moda

Tintinaine disse...

Estamos a meio da semana, já passaram 3 dias e faltam outros 3 para que ela deixe de contar para o tempo que temos para viver!
Vamos aproveitar esses 3 dias da melhor forma, só Deus sabe o que virá a seguir!
E siga o baile !!!

chica disse...

Acompanhando e gostando! Vejamos o que Beatriz decide! beijos, chica

Cidália Ferreira disse...

Um episodio no qual é como ao quotidiano. Conheço alguns casos semelhantes! Sim, por vezes as atitudes dos pais tornam as filhas infelizes.
-
Coisas de uma vida || Um blogue que aconselho.||

Beijos, boa tarde.

Ailime disse...

Boa tarde Elvira,
Um belo capítulo muito emocionante e muito bem escrito.
Beijinhos e saúde.
Ailime

Maria João Brito de Sousa disse...

Atrasada porque hoje foi dia de consulta hospitalar, cá estou a acompanhar a história e a deixar-lhe o abraço de sempre, amiga.