Seguidores

12.7.21

COMEÇAR DE NOVO - PARTE XXX





Nunca a semana da Páscoa foi vivida de forma tão intensa por Helena e pela sua família. 

Matilde estava nas nuvens por finalmente conhecer o pai e por ele ser um homem tão bonito e simpático. "avó, sabes que conheci o meu pai? E que ele quer casar e viver connosco? Nunca mais me vou sentir inveja das minhas amigas porque elas têm pai e mãe e eu não. É verdade,"- disse ao ver a cara de surpresa da avó, a quem Helena ainda nada tinha contado, pois fora imediatamente ao quarto da filha quando chegara.

-Ainda não contaste aos avós? - perguntou Matilde olhando a progenitora.

- Não, filha. Acabei de chegar. Agora porque não te levantas e vais dar um passeio com os teus primos? Depois temos que ir ao posto médico para ver esse penso. Lembras--te do que o doutor Nuno disse? 

Deu um beijo na filha e saiu do quarto acompanhada pela mãe que parecia ter perdido a fala de tão surpreendida que estava. 

Pouco depois, já na cozinha, Helena punha a mãe a par de tudo o que tinha acontecido nos últimos dias, desde que Matilde tinha ido para o hospital e Gonçalo a vira até ao que ele lhe tinha contado no dia anterior.

- E agora, Helena? Decerto aceitaste o pedido de casamento do rapaz.

- Não. A mãe não compreende, ele não se lembra de mim, nem do que vivemos. Quer casar por uma noção de honra arreigada no seu espírito, relativamente à filha. Mas ele pode reconhecê-la, dar-lhe o seu nome e ser o pai dela sem que seja obrigado a um casamento sem amor. 

- Não entendo Lena. A Matilde viveu quase treze anos sem pai. E agora queres que ela viva essa alegria apenas pela metade, como se fosse filha dum casal divorciado?

-E que outra coisa posso fazer, mãe. Casar com um homem que me conheceu há dois dias, que nada sabe de quem sou, dos meus sonhos e desejos?

- Um homem que amaste ao ponto de te entregares a ele, e que terás continuado a amar estes anos todos apesar de pensares que ele era um cafageste. E não me venhas dizer que o esqueceste, porque se assim fosse terias casado há dez anos quando o Roberto Martins te pediu em casamento. 

O rapaz é jeitoso, tinha um bom emprego no banco, é filho de amigos nossos e até queria perfilhar a Matilde. Foram dois anos de muita insistência. E o que é que nos  dizias quando eu, a Rita e a Sofia te aconselhávamos a aceitares o  rapaz? Não serias capaz de aceitar um casamento sem amor. 

- E é por continuar a pensar assim que não posso aceitar este casamento, a mãe não entende? O que importa que eu continue a amá-lo se ele não me ama? Se para ele sou alguém que conheceu há oito dias?  A história de que alguém ama por dois é muito bonita para ser cantada, mas completamente irreal na vida.

- O que eu sei, é que vocês viveram uma intensa paixão e a tua filha é a maior prova disso.  Se a vida vos afastou na altura, talvez seja porque eram muito novos e talvez esse amor não tivesse futuro com ambos sem saberem bem o que queriam. 

E se o destino vos juntou de novo agora, por alguma razão foi. De resto, tu estás solteira, ele também, ambos já passaram a casa dos trinta, e o tempo não para. Se ele quer casar, casa-te e dá à tua filha a família com que sempre sonhou. É o que qualquer mãe faria.

-Talvez seja. Mas para além de ser mãe, eu sou mulher. E depois do que vivi naquele mês, não posso contentar-me com um casamento por dever.

- Às vezes penso que a minha neta encara a vida com muito mais realismo do que tu. Não sei a quem é que tu sais, nem eu nem o teu pai tivemos algum dia a cabeça cheia de sonhos como tu. E sabes que sempre fomos felizes juntos. Quantas vezes pensas que teu pai me disse que me ama? Cem, duzentas?

 Pois fica sabendo que mo disse uma única vez, antes de casarmos. E eu preciso que ele mo diga? Para quê se eu vejo o amor que me tem cada vez que me olha? E se em tudo o que faz, está patente esse amor? Eu sei que ele me ama de corpo e alma, e ele sabe que é retribuído da mesma forma.

Sabes que mais? Vai ver onde andam as crianças, o almoço está quase pronto, o teu pai não tarda está aí.  E pensa bem no que fazes, para não te arrependeres depois.     



15 comentários:

Luma Rosa disse...

Oi, Elvira!!
Certo!! Uma pessoa não deve amar por duas... O amor já é trabalhoso quando duas pessoas se amam, imagina apenas uma!! :)
Boa semana!!
Beijus,

Pedro Coimbra disse...

Também prefiro o gesto à palavra.
Falar é TÃO fácil.
Boa semana

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Mais um excelente capitulo.
Um abraço e boa semana.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
O prazer dos livros

Tintinaine disse...

É assim mesmo, sermão para cima dela para ver se ganha juízo!
Uma boa semana, Elvira!

noname disse...

Caramba, todos a empurram, parecem cegos às razões que aponta. Para mim, ela é a única que está certa, é a sua vida.

Bom dia, Elvira

chica disse...

Sabedoria de avó bem apropriada...Gostei de ler! Linda semana! beijs, chica

Beatriz Pin disse...

Olá, Elvira, gostei da historia disste capítulo. Não lí os previos, mas ja intuo pelo que acavo de ler.
Um prazer encontrarme, de novo, cas súas historias.
Beijinho e boa semana

Cidália Ferreira disse...

Fantástico episodia. Está a ir muito bem!
-
Beijo-te com os lábios de ternura...
-
Beijos, e uma excelente semana :)

Maria Dolores Garrido disse...

Pois, as mães sempre à cautela! É bom assim. E não falta afeto, o que ainda é melhor.
Um beijinho, Elvira, e boa semana.

lis disse...

Oi Elvira
Apesar de ausente deu para acompanhar o conto e as dúvidas que agora é o mote dos capítulos.
Vamos ver até quando ela vai resistir ao apelo do amor que sente pelo rapaz.
Estou voltando Elvira, devagar sem pressa rs _ indo as casas dos amigos para abraçar e ver o que cada um está fazendo por aqui, rs
Fica bem amiga e cuide-se muito !

teresadias disse...

Como diz o ditado, conselho de mãe é aviso de Deus.
Já estou na fila para o próximo capítulo.
Beijo, boa semana, em muita segurança.

Rosemildo Sales Furtado disse...

Tenho certeza que o amor da Helena será retribuído pelo Gonçalo com a mesma, ou maior intensidade. Acompanhando, gostando e aguardando os acontecimentos.

Abraços e uma ótima semana para ti e para os teus.

Furtado

Ailime disse...

Boa noite Elvira,
Grande episódio muito bem escrito.
Vamos ver o desenrolar dos acontecimentos.
Beijinhos e ótimo dia.
Ailime

Janita disse...

Isto só vai entrar nos eixos quando o rapaz recuperar totalmente a memória e se lembrar do seu grande amor de férias...Até lá vamos esperar para ver.

Um abraço Elvira.

Fê blue bird disse...

Boa noite Elvira,
Só aos fins de semana, consigo arranjar um tempinho para visitar os amigos como deve ser, e claro, pôr a leitura em dia :)
Compreendo a posição de cada uma, a da Matilde, por querer ter uma família a sério, a da avó por querer a filha casada, e a da Helena, por sonhar com um casamento por amor de ambas as partes.
Portanto, vamos ver se tudo se conjuga a favor das três.

Um beijinho.