Seguidores

5.7.21

COMEÇAR DE NOVO - PARTE XXVII


Helena estava na estrada que levava à casa paterna na manhã seguinte, pouco passava das oito da manhã. Enquanto isso ela ia recordando, o que acontecera no dia anterior.

Emocionada com o sofrimento que Gonçalo expressara nas confidências que lhe fizera, ela decidira aceitar o convite dele para jantar. Assim ligara à filha e depois de saber que ela estava bem, dissera-lhe que só regressaria de manhã, estava com dores de cabeça e achava melhor não conduzir de noite. O mesmo dissera a sua mãe, quando Matilde passara o telefone à avó.

De seguida mandou uma mensagem à Rita dizendo-lhe que tinha seguido o seu conselho e por isso estava em Lisboa. Não precisava mais explicações a amiga compreenderia, e ela não corria o risco de que Rita telefonasse para saber da afilhada, e dissesse alguma coisa que não devia.

Não que ela quisesse enganar deliberadamente a família, porém não era algo que se dissesse pelo telefone. Contar-lhes-ia tudo no dia seguinte.

Jantaram num pequeno restaurante perto da praça do Chile. Durante o jantar, Gonçalo não se cansava de fazer perguntas sobre a sua filha, que ela fora respondendo com todo o amor e orgulho que sentia pela filha. Depois ele falara da sua família.

Da irmã, tão jovem e já viúva, do quanto ela sofrera com a morte súbita do marido, quando se encontrava grávida do segundo filho, dos pais que continuavam a viver em Braga.

Depois ele dissera que ia contar à família sobre elas, e que gostaria que mais tarde o acompanhassem de modo a que se conhecessem.

“Deves saber que a minha mãe e a minha irmã, vão querer logo marcar a data do casamento assim que te conheçam. Há mais de dez anos que tentam casar-me. Principalmente a minha mãe. Creio que já me apresentou todas as jovens em idade de casar, desde Braga ao Porto. Imagina agora sabendo da nossa história.” Dissera-lhe ele sorrindo.

Ela sabia que quando contasse aos pais e a Rita, o que ele lhe contara e a proposta de casamento que lhe fizera, eles também iam exercer pressão para que aceitasse.

Mais tarde, ele voltara a perguntar se ela não tinha fotos da filha, para que através delas ele pudesse acompanhar o crescimento da menina. E para mostrar à família.

Ela respondera que sim. Tinha muitas fotos e vídeos de várias fases do crescimento de Matilde em formato digital.

Trocaram então os endereços eletrónicos, e ela prometeu que nessa mesma noite lhos enviaria.

Quando chegara a Lisboa, para se encontrar com Gonçalo, Helena deixara o seu automóvel estacionado à sua porta e fora de metro. Não sabia o que ele lhe ia dizer, e não queria que ele soubesse onde morava, coisa fácil se fosse de carro e ele a seguisse.

Porém depois do jantar, ele ofereceu-se para a levar a casa, e ela tivera que lhe dar a morada.

Quando Gonçalo estacionou junto à sua porta, e antes que ela saísse do carro, ele segurou a sua mão entre as dele e murmurou um emocionado obrigado.

Com o coração acelerado ela apressou-se a sair do carro, prometendo que lhe telefonava quando contasse toda a história à filha.

Agora, a caminho de casa, preparava-se para contar à filha e depois à restante família tudo o que Gonçalo lhe contara.

11 comentários:

Janita disse...

Sabemos em diferido, mas sabemos. Agora se a Lena aceitou o pedido de casamento, é que são outros 500. O mais certo é ter dito que tudo dependeria da reação da filha e da família.
E a quarta-feira ainda tão longe...:)

Boa noite, Elvira.
Saúde, um abraço.

Pedro Coimbra disse...

Novidades para a família, a verdade que finalmente vem à tona.
Boa semana

teresadias disse...

Tudo desvendado como eu esperava (!), num capítulo muito bem escrito.
Elvira, cá estarei para ler o próximo.
Beijo, boa semana (fresquinha).

Tintinaine disse...

Bem encaminhada a história, sem precipitações. Estou gostando de ler.
Boa semana e muita saúde!

Joaquim Rosario disse...

Bom dia
Até agora tudo bem .
Falta a reação da filha .

JR

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Mais um belo e excelente capitulo.
Um abraço e boa semana.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
Livros-Autografados

chica disse...

Bah, quanto a esclarecer e contar...Adoramdo ler...beijos, chica, linda semana!

Teresa Isabel Silva disse...

Fico a aguardar o desenvolvimento!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

noname disse...

De uma maneira ou de outra a vida se encarrega de colocar tudo no sítio.

Boa noite, Elvira

Ailime disse...

Boa noite Elvira,
Mais um lindo capítulo.
Tudo se está a compor para um final feliz.
Beijinhos e saúde.
Ailime

Fê blue bird disse...

Elvira,
Estou a colocar toda a sua publicação em dia. A semana qua gora finda, foi para mim complicada em termos de saúde, por isso atrasei todas as visitas.

Um beijinho