Seguidores

10.8.16

DESTINOS DE FÉRIAS - LAGOS




Tinha pensado retomar a história do Manel da Lenha, mas um comentário que me lembrava, de que grande maioria dos meus amigos estão de férias, levou-me para outros destinos.
E porque estamos em tempo de férias, resolvi falar-vos de um dos sítios onde gosto mais de passar férias. A cidade de Lagos.

Situada no barlavento algarvio, a poucos Kms da ponta de Sagres, Lagos é uma cidade cheia de história. E segundo ela, foi conquistada aos mouros em 1249, e recebeu o primeiro foral em 1266, no reinado de D. Afonso III. Contudo é no reinado de D. Afonso IV que atinge grande importância devido aos descobrimentos Portugueses.
Eram lacobrigenses os navegadores que descobriram a Madeira, e de Lagos partiu Gil Eanes para dobrar o Cabo Bojador. Lagos foi sempre uma cidade ligada ao mar. O Infante D. Henrique escolheu Lagos para armar as caravelas que partiram em busca da Índia. Na Meia-praia, foi rezada a missa campal antes das caravelas zarparem. Na igreja de S. António, e Museu de Lagos pode o visitante tomar conhecimento deste, e de outros factos.
Infelizmente foi talvez um dos maiores centros de escravatura do mundo. À sua baía chegavam os barcos carregados de escravos que eram depois vendidos no mercado de escravos, um edifício agora transformado em museu.  Actualmente está no local, uma exposição a não perder sobre o assunto.


Para quem gosta de praia, Lagos tem para todos os gostos. Praias de branco e longo areal envoltas em dunas como a Meia-Praia que o saudoso Zeca Afonso imortalizou, e praias recortadas na falésia, com rochas que mergulham num mar de águas límpidas, as praias da Batata,( que já foi em tempos, a única praia do mundo com porta de entrada) dos Homens, dos Estudantes, do Caldeirão, do Pinhão, da D. Ana, (cujas obras de recuperação o ano passado foram objecto de grande polémica)  do Camilo,  a praia Grande, Canavial,  Porto de Mós, e já quase nos limites da cidade, a 6 Kms de distância, a praia da Luz, (tristemente conhecida pelo caso Maddie) Temos ainda a Ponta da Piedade, cujas grutas marítimas merecem a pena visitar. De preferência num pequeno barco que pode entrar dentro das grutas e mostrar todo o seu esplendor.
Para quem gosta de passeios pedonais, poucas cidades podem oferecer uma tão vasta avenida à beira-mar para poder passear, enquanto observa a bonita marina, ou correr, para os amantes do desporto. Toda a baixa antiga da cidade com as suas belas muralhas, e a fortaleza, são um regalo para a vista.
Para os que não gostam das cidades que cresceram desordenadamente, (eu não gosto) Lagos tem a particularidade de se manter dentro do perímetro das muralhas quase como existia nos séculos
passados se exceptuarmos a enorme Avenida das Descobertas, roubada à baía em 1960, pois todo o crescimento da cidade, com modernos e altos prédios ocorre na parte alta, fora das muralhas, espaço onde outrora se situavam as fazendas agrícolas. Logo à saída das muralhas, e antes das construções modernas da cidade, encontra-se o Parque da cidade. Integrado dele, um grande e subterrâneo parque de estacionamento, à entrada do qual se podem ver algumas das ruínas do local, pois era aqui que na Idade Média, existia a Leprosaria. Aqui foram também descobertos, várias ossadas de indivíduos de raça negróide, o que leva a crer, que os senhores de escravos, quando aplicavam castigos que resultavam fatais, os mandavam enterrar no cemitério anexo à Leprosaria, já que ninguém se atreveria a qualquer investigação naquele local.


 E porque não um passeio a pé entre a cidade e a Ponta da Piedade observando os marcos que serviam de estações, quando na Semana Santa se fazia a via Sacra.
Para aqueles que mesmo nas férias não descuram a cultura, Lagos oferece além do referido museu, uma biblioteca, um centro cultural, várias galerias de arte e o Auditório Municipal, um museu de cera. Ainda na baixa, o belo edifício do Mercado Municipal, que agora apresenta uma dedicatória-homenagem à grande Sophia de Mello Breyner. Neste edifício, praça de peixe no rés-do-chão, e de frutas no primeiro andar, existe ainda um terraço, no qual se pode desfrutar de uma panorâmica sobre a baía, de nos cortar a respiração.



 No local existe um restaurante onde pode saborear uma bela refeição. Deste local se pode passar directamente ao museu de ciência viva, onde deve ir acompanhado, para poder participar activamente de interessantes descobertas.
Em gastronomia, Lagos também não pede meças a ninguém. Cataplana de mariscos, feijoada de búzios, carapaus alimados, e chocos com tinta, são algumas das iguarias, que pode provar, além claro das sardinhas assadas, que pode acompanhar com o vinho da região. Nos doces, eu pessoalmente sou fã do bolo de café, embora os doces de amêndoa e figo, sejam os mais conhecidos, bem como o famoso D. Rodrigo. Também já famosa é a sua feira do doce, que se realiza no último fim- de- semana de Julho.
Dos espectáculos ao vivo nas ruas, às discotecas, as noites em Lagos são muito animadas.
Dá para perceber que sou apaixonada pela cidade. Mas digam lá não ficaram com vontade de conhecer?
Ah! já me esquecia. Para os amantes dos animais, Lagos tem um jardim zoológico. Onde pode apreciar entre outras espécies, o lince europeu, o lémure-de-cauda-anelada, o lémure castanho de fonte branca, o cisne negro etc.
E pronto esta é a minha sugestão de hoje para férias.



18 comentários:

Zé Povinho disse...

Mais uma sugestão para férias, mas dentro de dias vou mais para norte interior, em busca da calmas que não tenho por aqui. Quem sabe para o ano...
Abraço do Zé

chica disse...

Lindas fotos e ótima sugestão pra quem ainda está em férias! bjs, chica

Mariangela l. Vieira - "Vida", o meu maior presente. disse...

Oi Elvira, que belas fotos!
Deve de ter sido uma maravilha este teu passeio.
Ótima dica, quem sabe um dia irei!
Grande abraço, e uma abençoada noite.
Mariangela

Dorli Ramos disse...

Oi Elvira
Ótimas férias, enquanto você curtia as maravilhas de Portugal eu fiz minha cirurgia do pé. Mama mia como dói e aqui está frio, a dor é pior, daqui a 4 meses opero o outro. Ninguém merece.
Estou feliz por ter curtido bem suas férias, voltou mais bonita.
Beijos
Minicontista2

Pedro Coimbra disse...

Andei lá perto (Albufeira).

António Querido disse...

Eu gosto de toda a costa algarvia, mas no mês de agosto só fui à Quarteira, para o Algarve escolhia sempre o mês de setembro, como não sei falar inglês não me meto em confusões!
O meu abraço.

Ana Freire disse...

Óptimas sugestões para férias a Sul, Elvira!
Desejando-lhe a continuação de umas boas férias! E por estes dias, será a minha vez... mas ficando-me mais pelas redondezas... por motivos de saúde da minha mãe...
Está linda, Elvira! Beijinhos! E até breve!
Ana

O meu pensamento viaja disse...

Gosto imenso de Lagos e durante anos este foi o meu local de férias!
Beijo

Anete disse...

Seja bem-vinda, Elvira, das lindas férias!
Fotos muito boas e imagino que fez passeios maravilhosos, além de ler bastante.
Abraços

Vane M. disse...

Olá, Elvira, como está?
Laços é mais um dos destinos que desejo conhecer em Portugal, gostei de conhecer um pouco mais sobre a região. Abraços!

São disse...

Também gosto de Lagos e já visitei as grutas , mas há muitas décadas

E a minha amiga está muito bem...

Beijinhos

Edum@nes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Edum@nes disse...

Boas férias aí em Lagos,
aragem fresca junto à praia
aqui está um calor dos diabos
só apetece estar dentro d'água!

Boa noite amiga Elvira, um abraço,
Eduardo.

chris disse...

Hello . Want to share your blog with the world? To find people who share the same passions as you? Come join us.
Register the name of your blog URL, the country
The activity is only friendly
Imperative to follow our blog to validate your registration
We hope that you will know our website from you friends.
http://world-directory-sweetmelody.blogspot.com/
Have a great day
friendly
Chris
please Follow our return
All entries will receive a corresponding Awards has your blog
+++++++
Bom dia. Quer compartilhar seu blog com o mundo? Para encontrar pessoas que partilham as mesmas paixões como você? Venha se juntar a nós.
Registrar o nome do seu blog URL, o país
A atividade é apenas amigável
Imperativo para seguir o nosso blog para validar a sua inscrição
Esperamos que você vai saber o nosso site a partir de você amigos.
http://world-directory-sweetmelody.blogspot.com/
Tenha um ótimo dia
amigável
Chris
Seguimos seu blog, siga o nosso retorno
Todas as entradas receberá um Prêmios correspondente tem seu blog

Tintinaine disse...

Passei duas vezes em Lagos, mas nem sequer parei e agora fico com pena. Pode ser que tenha uma terceira oportunidade!

Silenciosamente ouvindo... disse...

Gosto muito de Lagos amiga e subscrevo tudo o que escreveu.
É desde há muitos anos, um dos sítios do Algarve de que mais gosto.
Bjs.
Irene Alves

Odete Ferreira disse...

Parabéns pela postagem, no seu todo. Durante anos, passei férias em Lagos e na Praia da Luz. Adorava, sobretudo a diversidade cultural.
Bjo, Elvira :)

Elisa disse...

Nunca lá fui e gostava! Soube bem mais este post! Obrigada pela partilha Elvira.
Beijinho grande
elisaumarapariganormal.blogspot.pt