14.8.16

DESTINO DE FÉRIAS - PENICHE


Hoje a minha sugestão vai para Peniche. Essa mesma, a cidade mais ocidental da Europa e em cujo forte, estiveram presas várias figuras, opositores ao regime político que vigorou em Portugal até Abril de 74. Entre eles estava Álvaro Cunhal, que com outros nove companheiros protagonizou a mais espectacular fuga de que há memória em Portugal. Claro que a fuga foi preparada ao pormenor no interior e exterior, mas quem visita o forte, sabe que por muito bem preparada que fosse, foi muito arrojada e sobretudo muito arriscada, já que se tratava de uma prisão de alta segurança, que os presos estavam no piso superior, que tinham de descer ao pátio do forte, o que fizeram utilizando o tronco de uma árvore, atravessar o pátio até à muralha exterior, a qual descem por uma corda feita com lençóis, para o fosso exterior do forte. Daí saltaram o muro que os separava da vila, onde os carros os esperavam para os locais anteriormente combinados. Ficou conhecida como "A fuga dos dez"



Diz a história que Peniche já foi uma ilha, mas o assoreamento ao longo dos séculos, transformou a ilha, na península que hoje é.


Cidade que vive essencialmente da pesca, o antigo porto junto ao forte mantém o pitoresco das zonas piscatórias. E se hoje Peniche é o maior porto de pesca tradicional do país, já ostentava esse titulo no 
reinado de D. Dinis.
Para quem se interessa por história, a Gruta da Furninha, tem muito a contar.


Conhecida como a capital da onda , Peniche possui lugares lindíssimos, praias maravilhosas, e óptimas condições para os desportos náuticos.


Em terra além do Forte, cuja construção inicial, data do séc. XVI, e que foi sucessivamente ampliado até ao séc. XIX, pode visitar a igreja matriz (com azulejos do séc. XVII)a igreja da Misericórdia (com pinturas de Josefa de Óbidos) de S. Pedro, de Nª Srª dos Remédios, (com azulejos do séc. XVIII) e o Forte de S. João Baptista, na Berlenga grande.


A Baía entre o Baleal e Peniche e de rara beleza. Do lado norte a Praia do Lagide local excelente para a prática de surf e bodyboard, durante todo o ano. Do lado sul a Praia do Baleal, com um extenso areal e águas mais tranquilas.




A estrada para o Cabo Carvoeiro (o 2º mais ocidental da Europa) é de extrema beleza, pelo exotismo das suas rochas esculpidas pelo mar. Ao fundo podem ver-se as Berlengas embora não apareçam nas minhas fotos.


Na gastronomia abundante em peixes sempre muito frescos, pode deliciar-se com a maravilhosa caldeirada de Peniche, sardinhas assadas, Lagosta suada à moda de Peniche, e a maravilhosa sopa de peixe. E para sobremesa os Esses de Peniche e os Pastéis de Peniche.  


Aconselho uma visita à Fortaleza, ao seu Museu e aos ateliers de renda de Bilros.


Aconselho igualmente uma visita às Berlengas ilhas de maravilhosas paisagens, Reserva Natural, e ao Forte de S. João Baptista.



E a Praia da Consolação? Dotada de excelentes condições terapêuticas pela sua concentração de iodo é procurada por milhares de pessoas todos os anos. Ah! já me esquecia. A festa em honra da Nª Senhora da Boa Viagem, cuja procissão é feita em terra e no no mar em barcos lindamente engalanados na primeira semana de Agosto.
Então, vamos até Peniche?




Nota: Todas as fotos que utilizo neste post são minha excepto as duas das Berlengas. A primeira é de Joana Andrade e a segunda, desconheço o autor. 

15 comentários:

Rogerio G. V. Pereira disse...

Há 50 anos atrás, andei por esses lados
Dia 20, serão aí comemorados

Boa?

✿ chica disse...

Quanto há de lindo por lá pra se ver! Gostei! bjs, chica

Emília Pinto disse...

Lugar muito bonito Elvira. Já conheço, mas fiquei mais elucidada com os factos que relatas. Não sei se ainda continuas de férias, se sim, desejo que continuem a correr bem e que nos mostres mais fotos dos lugares que andas a visitar, Obrigada pela partilha. Um beijinho, amiga.
Emilia

Pedro Coimbra disse...

Já lá não vou há MUITOS anos!!
Boa semana

AFlores disse...

Gosto de Peniche!Tenho lá família e a minha mulher também já lá trabalhou.
Tudo de bom.
Boa semana.

Isa Sá disse...

Bonitas fotos. Portugal é lindo e tem tanto para ver!




Isabel Sá
Brilhos da Moda

Tintinaine disse...

Já passei por Peniche muitas vezes. Às Berlengas nunca fui, pois a minha mulher não embarca em aventuras dessas e sozinho ainda não me decidi a ir. Das caldeiradas, chocos e outros petiscos de fazer crescer água na boca, bem me lembro.

Bea Simpson disse...

Obrigada, Elvira, pola túa visita ao meu blogue. Também por deixarnos esta información que convida a ir a Peniche e que a min me gustaría coñecer esa parte de Portugal a onde nunca fun. Adoro Portugal sempre, sempre e tenho de ir mais vezes porque estou algo perezosa para viajar pero sería unha boa ocasión ir mesmo en setembro uns días.
Moitos beijinhos, amiga.

Anete disse...

Peniche, certamente um belo lugar!
Bonitas paisagens...
Abraço neste início de semana...

Dorli Ramos disse...

Oi querida Elvira
Como é bom viajar, mas por enquanto continuo de molho.
Beijos
Minicontista2

Elisa Bernardo disse...

Fiquei com muita vontade em visitar Peniche:) E agora que permitem animais numa praia ainda mais:)
Beijinhos querida Elvira, que saudades suas.
elisaumarapariganormal.blogspot.pt

Odete Ferreira disse...

Conheço mal Peniche, gostaria de voltar, mas, com tantos lugares maravilhosos, falta o tempo!
Parabéns pela postagem, Elvira.
Bjo :)

Graça Sampaio disse...

Bela escolha, sim senhora!! É muito bonito mesmo!

Beijinhos salgados...

homem do leme disse...

Acho que o "camarada" Álvaro Cunhal não apreciou as "férias". :)

Gaja Maria disse...

Sempre gostei de Peniche e agora vou lá muito desde que um dos meus filhos estuda lá. Muito bonito mesmo :)