Seguidores

5.6.23

CICATRIZES DA ALMA - PARTE LI

 


Intrigada, Anabela arrumou a sala, guardou a ficha do doente, e dirigiu-se à cozinha, onde encontrou a empregada, pondo a mesa para o almoço.

- Bom dia, Isilda. Aconteceu alguma coisa especial nestes dois dias que estive ausente?

- Bom dia, Anabela. Bom foi Natal, e os pais do menino Tiago vieram passar o Natal. Porquê?

- O doutor Tiago, parece bem melhor, mais animado, mais conversador…

-Bem, isso está. Há dias que o meu Joaquim me dizia que ele estava bem melhor, já a movimentar a cadeira sozinho, e a tornar-se mais independente. Mas como sabe eu só entro no quarto quando vou fazer limpeza e isso é sempre pela manhã, ou quando está no banho ou nos exercícios de modo que nunca o vejo. Porém nestes dois dias ele veio comer à mesa com os pais, e realmente parecia outra pessoa, muito diferente de há um mês. Conversou bastante com os pais e eles estavam muito esperançosos, de que em breve o filho voltasse a andar. Por que pergunta?

-Porque anteontem quando fui embora, ele continuava com mau humor, e precisou da minha ajuda para sair da maca para a cadeira. E hoje, não só não precisou dessa ajuda, como estava bem-humorado e conversador.

- Ele soube ontem notícias de outro doutor que estava com ele, lá em África e ficou bastante contente. Mas penso que não foi esse o milagre pois ele já se mostrou simpático e bem-disposto na véspera, durante a consoada.

- Bom, vou até ao quarto, preciso mudar de roupa, e já volto para lhe ajudar.

Despejou a mochila em cima da cama, pôs de lado os dois embrulhos e guardou na cómoda a roupa que trouxera.  Depois de ter lavado a cara e o rosto, pegou nos dois embrulhos e desceu.

-Já na cozinha, entregou a Isilda um dos embrulhos, pôs o outro na cadeira onde Joaquim costumava sentar-se dizendo:

-É uma pequena lembrança de Natal.

-Obrigada. Mas não carecia de estar a gastar dinheiro connosco. E demais não comprámos nada para si.

- Mas que mais me podiam dar, se já me deram tanta atenção e carinho durante estas semanas? De resto como disse é apenas uma lembrança.

A empregada rasgou o embrulho e retirou uma bonita camisola de lã, cor de salmão.

- Obrigada. É tão bonita. E macia – disse encostando a malha ao rosto.

Nesse momento entrou Joaquim e a conversa repetiu-se. E depois de rasgar o seu embrulho, retirou um belo pulôver de lã castanho, que ele agradeceu. De seguida perguntou à mulher.

- Tens o almoço pronto para levar ao doutor?

- Tenho. É só preparar o tabuleiro.

Pouco depois ele levava o almoço ao patrão.

 

 Nota: Não estou a conseguir fazer visitas diárias, não só por causa dos olhos, como também por absoluta falta de tempo. Estamos no fim da época escolar e (da Universidade Sénior, que frequento). E até ao dia 15, há ensaios, festas de encerramento,  passeios, almoços, enfim. Por outro lado, este é também o mês em que eu e o marido, temos de fazer os exames de saúde anuais pois temos consultas a 22, 26 e 27. Comentarei sempre que possível. Provavelmente terei que fazer uma nova pausa. 

8 comentários:

Emília Pinto disse...

Não te preocupes com isso, Elvira! Há outras prioridades e oa Amigos entendem. Eu também estou em pausa e ainda não sei quando voltare a publicar. Um beijinho, Amiga e que tudo vos corra bem, especialmente no que se refere a saúde
Emilia

Pedro Coimbra disse...

Outras prioridades perfeitamente compreensíveis.
Boa semana

redonda disse...

Também não tenho comentado muito :( o mais importante é que tudo corra bem nas consultas e no fim da época escolar!
um abraço

Tintinaine disse...

Sempre a saúde em primeiro lugar, nós cá nos amanharemos sem a Elvira!!!

Janita disse...

Sem contar com o retorno da Anabela à quinta, o que mais me agradou hoje aqui foi a parte dos "passeios, almoços e afins, ou seja, festas...". ;)

Boa semana, Elvira.
Um abraço.

chica disse...

A história tá rolando bem!
Portanto, nem, deves te preocupar com visitas!
Entendemos tudo!
beijos, fica bem, chica

Jaime Portela disse...

Continuo a acompanhar cada capítulo.
E a esperar que venham mais e mais.
Boa semana.
Um beijo.

Ailime disse...

Boa tarde Elvira,
A história está desenvolver-se com outro ânimo por parte de Tiago que contagia todos.
No que lhe respeita não se preocupe connosco.
Desejo-lhe as melhoras do seu marido e vá cuidando também dos seus olhos.
Beijinhos e que corra tudo muito bem.
Ailime