Seguidores

9.7.21

COMEÇAR DE NOVO - PARTE XXIX


 - Meu Deus , Gonçalo! Como deves ter sofrido durante todos estes anos, sem que nós pudéssemos ajudar-te. Porque não nos contaste que não tinhas recuperado parte da memória?

Os dois irmãos encontravam--se sentados na sala da casa de Laura, onde Gonçalo tinha estado a jantar. Queria contar à irmã, a reviravolta que a sua vida sofrera, mas com os sobrinhos à sua volta, isso fora impossível. Agora que as crianças já dormiam, fora enfim possível desabafar com a irmã.

- Porque havia de vos contar? Se os médicos não me conseguiram ajudar, o que é que vocês podiam fazer. Só ia preocupar-vos. Agora é diferente, porque embora eu não tenha recuperado aquela parte da minha vida, ela deu frutos. Tenho uma filha linda. Que te vai surpreender, como poderás ver agora, disse lançando a mão do seu telemóvel e mostrando-lhe uma foto.

- Santo Deus, mano. Qualquer um que nos visse juntas, diria que é minha filha.

- Foi exatamente por isso que quando a vi, tive a certeza que tinha encontrado o elo que faltava na cadeia do meu passado. Foi essa semelhança que me levou a questionar Helena. Lembras-te daquela fotografia que tiraste mais ou menos nessa idade e que trago sempre na carteira? Foi com ela que questionei Helena, e consegui que ela me ouvisse. Sempre vais passar a Páscoa com os pais?

- Vamos amanhã de manhã. Tu não? Pensei que ias Sexta-feira à tardinha depois de saíres do hospital. 

-- Não. A família da Helena é de uma aldeia do concelho do Fundão. A família reúne-se lá para passar a Páscoa. Eu não conheço a sua família apesar da Helena dizer que conheci bem o seu irmão e cunhada. Quero conhecer os seus pais, quero que eles saibam, que não foi culpa minha, não ter assumido a responsabilidade dos meus atos e dado à sua filha e neta o lar que mereciam. 

Vou para lá no Sábado de manhã, A Helena contou hoje à Matilde que eu sou seu pai. E diz que ela ficou muito feliz e quer ver-me. Levas o portátil para Braga?

-Levo, porquê?

- Porque eu trouxe uma pen com o arquivo digital que a Helena me mandou ontem à noite. É uma espécie de história fotográfica da sua vida que a mãe foi compondo ao longo dos anos. Vi cada uma mais do que uma vez. 

Quase não dormi esta noite. Depois fiz cópias e passei para duas pens para não correr o risco de as perder. Trouxe-te uma e peço-te que contes aos pais o que se passa.  

Diz à mãe que não se preocupe mais em descobrir jovens para me apresentar. Já encontrei a mulher da minha vida. E diz-lhe que logo que a Matilde esteja completamente recuperada, iremos lá para que eles conheçam a neta, já o disse a Helena e ela está de acordo.

- E para quando o casamento? Já falaram nisso?

---Já. Mas a Helena não aceitou o meu pedido. Ela diz que não se casará apenas por causa da Matilde, apesar de reconhecer os meus direitos como pai. 

Ela aceitar-me-ia com uma declaração de amor que em consciência eu não posso fazer de momento. Eu não tenho nenhuma memória da história de amor que vivemos. 

Para mim é como se acabasse de a conhecer. Existe uma grande atração entre os dois, e estou certo de que voltaria a amá-la depois do casamento, mas ela não quer arriscar um casamento baseado na atração física. Respeito a sua opinião, mas não vou desistir. 

Ela é uma mulher linda, inteligente e de muita coragem. Admiro-a muito e tenho a certeza que em breve estarei irremediavelmente apaixonado. Afinal se a amei uma vez não vai ser difícil amá-la de novo. Quero na minha vida, a família que aquele maldito acidente me roubou. 



14 comentários:

Pedro Coimbra disse...

Quantos amores não começaram por mera atracção física!!!!
Bfds

Tintinaine disse...

Estamos quase a chegar ao fim desta novela. Espero que já esteja outra no forno, pois os leitores já se habituaram ao petisco diário!
Bom dia!

Joaquim Rosario disse...

Bom dia
Acho que bem merecem uma familia feliz .

JR

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Mais um belo capitulo.
Um abraço e bom fim-de-semana.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
O prazer dos livros

Cidália Ferreira disse...

Mais um capitulo que suscita muita curiosidade para o que aí vem!:)
-
Nunca percas, esse sorrido meiguinho ...
-
Beijos, e um excelente fim de semana :)

chica disse...

Tudo se encaminhando para o melhor... Lindo capítulo! beijos, tudo de bom,chica

teresadias disse...

Elvira, li, gostei e me emocionei lendo este capítulo.
O encontro do pai com a filha está para breve e vai ser, tenho a certeza, lindo!
Parabéns, senhora cronista.
Beijo, bom fim-de-semana.

noname disse...

Já me desunho por segunda feira, patra ler o encontro.

Bom fim de semana, Elvira

Janita disse...

Do jeito que as coisas se vão encaminhando, em breve teremos o desfecho deste bonito Conto.
Que bom seria que na vida real se encontrassem soluções para casos idênticos a este. Mas, sonhar já é tão bom...

Um abraço, Elvira.

Edum@nes disse...

Entre Gonçalo e Helena, não há conflito. Por isso, mesmo, acredito que para ambos o futuro será risonho!

Tenha um bom fim de semana amiga Elvira. Um abraço.

Ailime disse...

Boa tarde Elvira,
Mais um belíssimo capítulo escrito com a sua habitual mestria!
Desconfio que o fim não andará longe;))!!
Um beijinho e bom fim de semana.
Saúde.
Ailime

Fê blue bird disse...

Que bonito! Já antevejo um feliz desfecho.
Como é bonito sonhar com finais felizes !

beijinho e bom fim de semana, Elvira.

aluap disse...

E aqui ficam os meus públicos desejos de uma Boa Páscoa com toda a família e com os gostos saborosos da época e com o cheirinho da flor das cerejeiras.
Bom domingo!

lourdes disse...

Mais um bocado da história que vim ler e que continua no bom caminho para estes dois, aliás três. E assim de uma penada o Gonçalo vai apanhar uma família completa.
Vamos ver se ainda nos reservas mais alguma surpresa.
Beijos.