Seguidores

8.1.21

SONHO AO LUAR -- PARTE I

"Sonho ao luar" foi a escolhida pela maioria dos leitores que votaram  

7  votos em 12 comentários. Curiosamente apenas um dos cavalheiros votou nesta. E apenas uma senhora não votou nela

SERÁ QUE OS HOMENS SÃO MENOS DADOS A SONHOS, DO QUE AS MULHERES?

A praia estava completamente deserta, naquele fim de tarde. Descalça pela borda de água, deixando que as pequenas ondas de espuma branca, lhe viessem beijar os pés, a mulher caminhava de olhos fitos no horizonte, onde o sol mergulhava no mar, despedindo-se com uma explosão de cores. Isabel parou por momentos, extasiando-se com tanta beleza, e depois deu a volta, e dirigiu-se para as dunas, que davam acesso à estrada onde deixara o carro. 

Quase a alcançá-las, sobressaltou-se ao ver um homem  junto ao local por onde iria passar. Pensou desviar-se, mas isso seria dar ao homem, a ideia de que estava com medo, e não o impediria de a alcançar, se fosse essa a sua intenção, pelo que decidiu ir em frente. 

De súbito, empalideceu ao reconhecer o homem que tinha acabado de se sentar na areia e acariciava a cabeça de um cão.
Apesar do dia começar a escurecer e dos óculos escuros que ele usava, reconheceu-o imediatamente.

Parou quase a seu lado e saudou com voz trémula.
-Olá.

Ele soltou uma espécie de grunhido, sem mover o rosto um milímetro sequer.

“Malcriado”- pensou a jovem afastando-se em direção ao local onde deixara o carro.
Hélder Figueiredo, estava de volta a casa depois de dez anos de ausência? Porquê?  E porque não a cumprimentara? Não a reconhecera? Também não era para admirar, há dez anos atrás ela era uma miúda de dezasseis anos, demasiado alta, demasiado magra e demasiado apaixonada, pelo belo vizinho da sua avó, em casa de quem ela estava de férias.

Recordou mais uma vez, o pesadelo que a acompanhava desde então.
Tudo começou quando tinha doze anos. Foi nessa data que conhecera Hélder. Dez anos, mais velho que ela, ele era um homem jovem, tinha acabado de sair da tropa, e preparava-se para entrar no mercado de trabalho. E era muito bonito. Era vizinho da sua avó, e foi muito simpático com ela. Provavelmente achava graça às saídas da miúda, e talvez por isso, tornaram-se inseparáveis. Passearam juntos, tomaram banho na praia, ele emprestou-lhe livros e incutiu-lhe o gosto pela leitura. 

Quando as férias acabaram, e voltou para a casa paterna, fartou-se de chorar. No seu coraçãozinho de menina, tinha nascido um novo sentimento que ela nem sequer sabia como classificar.

22 comentários:

redonda disse...

Lembrei-me enquanto lia, mas vou acompanhar e reler.
Gostei da cor mais quentinha com que está o blogue.
um abraço

Pedro Coimbra disse...

O meu sentido de voto ficou bem explicado :)))
Bfds

Isa Sá disse...

A passar por cá para continuar a acompanha as hostórias!

Isabel Sá  
Brilhos da Moda

chica disse...

Vale reler, muito boa desde o início! beijos,tudo de bom,chica

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Vou acompanhar esta história.
Um abraço e bom fim-de-semana

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
O prazer dos livros

Joaquim Rosario disse...

Bom dia
Houve com certeza um engano , já que fui o primeiro a votar neste conto .
Não me recordava dele , mas com a primeira parte logo me recordei e vou com certeza viver o conto como da primeira vez que o li .

JR

Elvira Carvalho disse...

Resposta a Joaquim Rosario.
Tem razão amigo. As minhas desculpas Já emendei.
Abraço, saúde e bom fim de semana

Janita disse...

Parece-me que acertei na escolha que fiz, já que até agora não recordo nenhum pormenor deste conto, para além de ter sido o eleito pela maioria dos seus leitores, Elvira.
Como sabe, sou apreciadora das suas histórias e cá estarei pronta para seguir mais esta. Ainda que possa verificar, lá mais para a frente, já a ter lido.

Um bom dia para si e todos que por aqui passarem.

Um abraço.

" R y k @ r d o " disse...

A foto é fascinante. O conto também.
.
Saudações amigas

noname disse...

Para mim é nova, e já ajeitei a cadeira onde pretendo acompanhar o desenrolar da história qu começa com mar e horizonte, o que me diz muito.
Boa tarde, Elvira
Feliz ano novo

Jaime Portela disse...

Foi uma boa escolha.
Mas qualquer um da lista seria bom.
Vou seguir atentamente para me relembrar a história.
Bom fim de semana, querida amiga Elvira.
Beijo.

Os olhares da Gracinha! disse...

Um excelente início... 👍👏

Beatriz Pin disse...

Ola Elvira, aqui nos deixa o comezo dunha historia que promete ser interesane,, como todas as súas. A ver se consego seguila a ler! Sempre tenho tantas cousas que fazer! Encántame ler portugues. Por fin trouxe da biblioteca un libro de Saramago en portugués. O homem duplicado. Eu son mais de ler libro que de ler no ordenador. Acostumo ler cando descanso das tarefas do día, e na computadora resúltalme pouco cómodo.
Uma aperta.

teresadias disse...

(percebi que votei já com a urna fechada...)
"Sonho ao luar" não foi a minha escolha mas já me conquistou.
Muito bem, Elvira!
Beijo, bom fim-de-semana.

Ailime disse...

Boa noite Elvira,
Pelo começo deste conto, tenho algumas memórias, mas irei acompanhar com todo o prazer. Talvez esteja a fazer confusão com outra história, pois não me recordo do título.
Um beijinho e bom fim de semana
Ailime

Edum@nes disse...

Os sonhos acontecem quando se dorme. Muitos desses dos sonhos que já sonhei nenhum deles foi realizado. Alguns deles até foram muito tristes. Não acredito muito em sonhos. Acredito mais no destino!

Tenha uma boa noite amiga Elvira. Um abraço.

Tintinaine disse...

Li e não me fez recordar nada! Bom sinal!
Bom fim de semana!!!

Fatyly disse...

Já o tinha lido mas irei acompanhar os episódios.

Quanto à tua pergunta acho que homens sonham tanto quanto as mulheres:))))

Beijocas e um bom dia

Emília Pinto disse...

Querida Elivra, acompanho-te há há muitos, muitos anos e não recordo este conto, por isso, para mim está bom. Com certeza, à medida que for lemdo vou lembrar. Eu tambem tenho tido cá em casa a mminha neta de dois anos que não pára e todo o cuidado é pouco; não tem ido para o infantário por causa do frio e,com ela, pouco posso fazer. Mas, fico feliz por poder ajudar a minha filha e ela é uma festa que alegra estes dias de confinamento. Um beijinho, Amiga e SAÚDE para todos aí em casa
Emilia

lis disse...

Oi Elvira
Não tive a oportunidade de participar da votação, mas a estou gostando do conto.
Ao longo dos capítulos pode ser que recorde., mas será sempre bom recordar .
Ando bem atarefada, Elvira também cuidando de um neto que no momento está sem escola por conta da pandemia ,e me sobra só a noite que quando o sono nao vem, vou passando pelos blog's amigos. desculpe aí, se nunca chegar em tempo real. ok?
beijos

João Santana Pinto disse...

Estou muito limitado a nível de tempo, mas assim que conseguir vou ler a totalidade dos textos.
Espero que se encontre bem.
Vim acima de tudo para deixar um abraço e o desejo de um 2021 mais tranquilo e inspirado.

Maria João Brito de Sousa disse...

O primeiro capítulo promete! :)

Amanhã leio mais um ou dois!

Outro abraço, amiga!