Seguidores

19.1.21

POESIA ÁS TERÇAS - REGRESSO - ROGÉRIO PEREIRA


Recebi há dias, numa prova de amizade,  e gentileza do nosso amigo Rogério Pereira, do blogue  Conversa Avinagrada este livro de poesia.  Quem me conhece, sabe que gosto imenso de poesia, mas tenho grande dificuldade em comentá-la. Sempre disse que a poesia,  sente-se não se comenta. 

Muito menos me atreveria a comentar o conteúdo deste livro, onde o poeta, que se assume como um Ser indivisível da sua Alma e do seu Contrário, deixou a segunda bem expressa em cada verso, nos poemas deste livro.


 REGRESSO

Pediram-me que fosse árvore,

com olhos de implorar...

Não uma árvore qualquer, 

mas com ramos de abraçar,

tronco forte

bem enraizado,

suavemente inclinado.


Aceitei e gostei.

Gostei que o vento me sussurrasse.

Uma ave em mim pousasse

escolhendo-me para seu ninho.

Gostei de me sentir enorme, gigante

dando conforto e sombra à caminhante.


Gostei de me desnudar, perder folhagem

atapetando a paisagem

Gostei de sentir a seiva quente

percorrer-me como quando era gente...


Aí, senti saudade de voltar

e voltei em festa...

Quem antes via apenas a árvore, 

pode agora ver, através de mim, a floresta



Rogério Pereira

20 comentários:

redonda disse...

Também é o que penso/sinto quanto a comentar poesia.
Gostei do poema aqui transcrito.

Sobre as séries turcas e chinesas, as que tenho visto interessam pelo romance e pelo bom humor, e tenho-as visto no Youtube, vou deixar dois links:
https://www.youtube.com/watch?v=qYnUzdHexoY
https://www.youtube.com/watch?v=xesM9Vn-G1Q

um abraço e uma boa semana

Pedro Coimbra disse...

Curiosamente ainda não temos contacto.

Ailime disse...

Bom dia Elvira,
Um poema muito belo.
Parabéns ao Autor.
Obrigada pela partilha que muito apreciei.
Beijinhos,
Ailime

Tintinaine disse...

Eu, ao contrário, sou homem de prosas, perante a poesia fico como tolo no meio da ponte, sem saber como reagir.
Bom dia e uma pergunta - não tem havido notícias de Covid-19 na Santa Casa do Barreiro? Penso no meu amigo Gomes com 95 anos e Alzheimer que é um candidato sério à última viagem.

Fatyly disse...

O meu professor de Literatura de então ensinou-me a gostar de poesia. Ele dizia que um poeta escreve com um sentimento, lido por dez poderia originar dez sentidos diferentes.
Também me ensinou que para eu entender melhor além de ler de cima para baixo deveria fazer o inverso: debaixo para cima.
Desde aí gosto de poesia e faço sempre este exercício:)

O que apresentas é imensamente belo e cheio de verdades.

Beijocas e um bom dia e já agora os meus parabéns ao teu amigo

Rogério G.V. Pereira disse...

Elvira, que bom me encontrar
no teu espaço.
Meu ramo
feito braço
te acena
e te envia uma folha
verde de esperança

Anete disse...


Um presente que você bem merece. Bonito e profundo poema.
O meu carinho nesta terça-feira...

Edum@nes disse...

Ah! Grande poeta, assim mesmo é que é,
não haveá outra vida melhor do que esta
vivendo neste mundo com esperança e fé
ouvindo os passarinhos cantar na floresta!

Tenha um bom dia amiga Elvira. Um abraço e muita saúde.

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Um livro precioso.
Um abraço e boa semana.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
O prazer dos livros

A Paixão da Isa disse...

passando para desejar uma feliz semana bjs saude

Cidália Ferreira disse...

Pensei que fosse só eu que não consigo comentar poesia!:)
Um poema brilhante! Parabéns pelo mimo. Foi merecido!:)
*
Já não escuto...
*
Beijo, e uma excelente tarde. :)

Janita disse...

Não que a amizade precise ser provada mas, de facto, o nosso amigo Rogério brindou-nos com o que de melhor se pode brindar um amigo/a: o fruto da sua inspiração, feita árvore frondosa!

Excelente escolha, Elvira. O poema da página nº 11 já estava na minha 'forja'...há outros que irão também ver a luz do dia...um dia.

Deixo um abraço com amizade para ambos.

Gracita disse...

Oi Elvira
Poesia é para ser lida, sentida e apreciada como estou a fazer com este fabuloso poema do seu amigo Rogério
Beijinhos

" R y k @ r d o " disse...

Muitos parabéns. Uma oferta muito bonita e elegante.
O poema é lindíssimo.

Cumprimentos

teresadias disse...

Do livrinho do amigo Rogério já li todos os poemas.
Agora é reler, com calma para tentar decifrar as mensagens do poeta.
Elvira, escolheu um belo poema.
Beijos 2.

Os olhares da Gracinha! disse...

Um belo presente!
Obrigado por dar a conhecer!... Bj

Gaja Maria disse...

Tambem alguma dificuldade com a poesia, até porque cada um que a lê terá certamente uma interpretação diferente e quem a escreve também. A julgar pelo exemplo parece-me um bom livro.
Abraço e fique bem

Alexandra disse...

Sou como na Elvira. tenho dificuldade em comentar poesia.

Adorei!!!

Um abraço e saúde.

ILLUMINATI GRAND LODGE® disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
ILLUMINATI GRAND LODGE® disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.