Seguidores

11.1.19

O TRIPLO FILTRO




Numa aula de relações humanas, o professor falou-nos do "Teste do Filtro Triplo"
Confesso que nunca tinha ouvido falar nisso e resolvi transcrevê-lo aqui no Sexta. Quando o fiz tentei perceber a origem dele mas embora ele apareça 
escrito em vários blogues, não vi nada que me desse a certeza de o texto ser originário da Grécia Antiga, ou tenha sido inventado como sendo da época. 
De qualquer modo deixo-o aqui.  Penso que se justifica, numa época, em que se fala de tudo e de todos sem se ter certeza de nada e se espalham notícias falsas  




"Na Grécia Antiga, Sócrates detinha uma alta reputação e era muito estimado pelo seu elevado conhecimento. Um dia, um conhecido do grande filósofo aproximou-se dele e disse: 

- Sócrates, sabe o que eu acabei de ouvir acerca daquele teu amigo? 
- Espera um minuto - respondeu Sócrates - Antes que me digas alguma coisa, gostaria de te fazer um teste. Chama-se o "Teste do Filtro Triplo". 
- Filtro Triplo? 
- Sim - continuou Sócrates - Antes que me fales do meu amigo talvez fosse uma boa ideia parar um momento e filtrar aquilo que vais dizer. Por isso é que eu lhe chamei o Filtro Triplo. 
E continuou: 
- O primeiro filtro é VERDADE. Tens a certeza absoluta de que aquilo que me vais dizer é perfeitamente verdadeiro? 
- Não - disse o homem - o que acontece é que eu ouvi dizer que... 
- Então - diz Sócrates - não sabes se é verdade. 
Passemos ao segundo filtro, que é BONDADE... O que me vais dizer sobre o meu amigo é BOM? 
Não, muito pelo contrário... 
Então - continuou Sócrates - Queres dizer-me algo mau sobre ele e ainda por cima nem sabes se é ou não verdadeiro. Mas, bem, pode ser que ainda passes o terceiro filtro. 
O último filtro é UTILIDADE... 
O que me vais dizer sobre o meu amigo será útil para mim? 
Não, acho que não... 
Bem - concluiu Sócrates - se o que me dirás não é nem bom, nem útil e muito menos verdadeiro, para que me dizer? 
Usemos o Triplo Filtro na nossa vida diária, cada vez que formos falar sobre alguém."

17 comentários:

Janita disse...

Fantástico!!

Sempre que me venham contar algo sobre alguém que eu conheça, pensarei nisto e farei as mesmas questões.
Eu própria usarei esta sábia conclusão quando pensar em repetir algo que tenha ouvido e não seja eu própria a ter presenciado.

Grande, grande sabedoria o uso desse 'Triplo Filtro'.
Obrigada por tão preciosa partilha.
Que saibamos todos usar esses bons conselhos e não apenas recomendá-los.

Abraço.

Rogério G.V. Pereira disse...

O grande problema actual
não será localizado
na relação de cada um de nós com os outros
mas sim na nossa relação com o comentário e a notícia

Sócrates, no seu tempo,
leria pergaminhos
e quanto muito, uma dezena de livros
não acedia a redes sociais
não comprava jornais
nem em papel, nem digitais

a única notícia que passa de boca em boca
é sobre a previsão meteorológica
e, assim, o triplo filtro
deixa de fazer sentido

Roselia Bezerra disse...

Boa Noite, querida amiga Elvira!
E há quem não perceba que aquele que vem à nós falar mal de outra pessoa, vai falar de nós pra outros...
Infeliz de quem cai na conversa fiada de quem não tem o que fazer e é pobre espírito... coitados! Do que fala e do que dá ouvido sem passar pelos 3 filtros.
Seja muito feliz e abençoada junto aos seus amados!
Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem
🌺🌹🌹🌼💐🌸🏵🙏

Pedro Coimbra disse...

Não sendo Sócrates, nem conhecendo o triplo filtro, utilizo-o tanta vez.
No que digo e no que ouço.
Bfds

chica disse...

Sócrates foi perfeito ...Pena nem todos assim o façam... beijos praianos,chica

Joaquim Rosario disse...

Bom dia
Um teste que todos nós deveríamos fazer constantemente .
JAFR

Maria João Brito de Sousa disse...

Tal como a Elvira muito bem diz, este triplo filtro pode, ou não vir-nos de Sócrates.

No entanto,ainda faz todo o sentido por aqui, nas nossas relações inter-pessoais na blogosfera e eu utilizo-o sistematicamente, embora tenha chegado a ele por via do bom-senso e não através de Sócrates.

Forte abraço, amiga.

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Um grande filosofo.
Um abraço e bom fim-de-semana.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
O prazer dos livros

António Querido disse...

Gostei deste pensamento do Triplo Filtro, com algumas pessoas é melhor utilizarmos o décimo quinto filtro.

O meu abraço

Larissa Santos disse...

Bom dia. Muito importante este texto:))

Hoje :- Ritual, entre a natureza e o amor

Bjos
Votos de uma óptima Sexta - Feira.

Tintinaine disse...

Nunca tinha ouvido essa, mas está muito bem pensada.
Os velhos gregos eram mais finos que os de agora!

Cidália Ferreira disse...

Muito bem! Se bem que por vezes é preciso mais que um triplo filtro!!

Obrigada, palavra tão simples
Beijo, e um excelente fim de semana!

Os olhares da Gracinha! disse...

Conheço o texto por sinal bem pertinente mas não o atribuía a Sócrates!!! Bj

Sandra May disse...

Boa noite!
Gostei da mensagem, Elvira. Se não for possível estender a mão pra tirar alguém de um buraco, que pelo menos a gente tome cuidado pra não enterrar a pessoa.
Um Abraço. 🌎

Ailime disse...

Boa noite Elvira,
Um texto magnífico. Que saibamos por a sua essência em prática.
Beijinhos e bom domingo.
Ailime

Portuguesinha disse...

Boa.
Acho que uso esses filtros naturalmente, Elvira.
Porque não tenho o hábito de chegar perto de ninguém e começar com "Sabes uma coisa?".

Menos ainda se é sobre alguém conhecido ou próximo. Claro que há excepções, mas geralmente não prejudicam ninguém, porque falo talvez de algo que saiu na imprensa sobre alguém que na realidade não conheço. Não vou falar nos ouvidos de um amigo coisas sobre outro amigo. Aliás, basta perceber a minha situação ao partilhar casa com outras pessoas. Por muito que gostasse de contar a uma das duas ou três raparigas que cá estiveram o que aconteceu e o que pensava da histérica (amiga em comum), jamais abri a boca para insinuar o que fosse.

E isso é até um pouco solitário e sofrível mas se é para falar algo mau, tem de ser oportuno e útil.

Abraços

Gaja Maria disse...

Um filtro super útil. Era bom que todos o utilizassem. Abraço Elvira