Seguidores

10.9.07

FUI À FESTA...


A imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem

Ontem eu fui á Moita. Moita do Ribatejo como é mais conhecida.Não se sabe muito bem a origem deste nome. Segundo alguns autores, o nome vem das moitas que havia no local, e que os primitivos habitantes usavam para as suas indústrias. Mas parece que nem todos estão de acordo, e alguns dizem mesmo que foram pescadores algarvios quem primeiro povoaram o local.
Os Moitenses, são conhecidos por serem um povo alegre. E devoto. Gostam de festas de touradas, e largadas. Talvez por isso me habituei desde menina a ouvir os mais velhos dizerem: Estás aborrecida, vai para a Moita.
E embora não estivesse aborrecida ontem fui á Moita. Porque decorrem as festas em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem, e ontem era o ponto alto das festas. A procissão. Nunca tinha ido ver a procissão, apesar de toda a fama que gozam, e da Moita ficar perto do Barreiro, onde moro.
E ontem fui. E confesso que gostei imenso. Sempre gostei de procissões, ainda que não saiba explicar porquê.
Na Moita, zona de pesca, os barcos juntam-se todos no cais, totalmente engalanados e aguardam a procissão. Esta sai da igreja (de que outro lugar haveria de sair?) e vem até ao pequeno cais.


Os barcos á espera da procissão
Á frente a GNR a cavalo. A terminar o andor da Senhora da Boa Viagem. Entre ambos um cortejo de vários andores, muitas crianças vestidas de santos, em pagamento de promessas, certamente feitas pelos seus pais, um grupo de escuteiros, e três bandas de música.
Quando chega ao cais, cada andor vai pela direita até á ponta e volta pela esquerda, o que faz com que se cruzem a meio do cais.
Quando a Nossa Senhora da Boa Viagem chega ao cais, é a loucura total. Todos os barcos fazem soar a sirene enquanto de um deles sai uma enorme descarga de foguetes. A esta altura o manto da santa, já vem carregado de notas que os fiéis vão colocando durante o trajecto, em pagamento de promessas.

E pronto. Deixo-vos com umas imagens.

22 comentários:

António Inglês disse...

amiga

deixei um comentário na postagem anterior que se refere a esta
como vê também eu domino mal estas novas formas de comunicar.
um abraço
José Gonçalves

Osc@r Luiz disse...

Essas festas são maravilhosas. Demonstram a fé e a devoção de um povo, além de ser um espetáculo de beleza e de emoções.
Não se preocupe em alterar link algum nos seus blogs. Tudo permanece como está. Apenas link que tenho pra cá mudou de página. Todo resto permanece igual.
Bom dia e um beijo!

Dina disse...

Fui várias vezes,em serviço,à Moita durante as festas mas nunca assisti à procissão.
Também gosto muito da procissão que se realiza em Alcochete durante as festas do Barrete Verde, para o ano se puder vá até lá que vale a pena.
Boa semana. Bj

Jorge P. Guedes disse...

Já assisti uma vez na Ericeira a uma procissão destas.

É muito típica e bonita, dando os barcos engalanados um colorido e movimento bastante agradáveis à vista, já que do ponto de vista da religiosidade do acto estou afastado.

Um abraço

Taty Ferreira disse...

Olá amiga tudo bom?

Pelas fotos vejo que deve ser muito bonita mesmo essa procissão!

Uma ótima semana pra vc!

Bjos

DE-PROPOSITO disse...

Uma viagem para desanuviar. Creio que era essa a finalidade antiga das festas. As pessoas desanuviarem, arranjarem casamentos fazerem negócios, porem a coscuvilhice em dia, etc.
Fica bem.
E a felicidade por aí.
Manuel

Unknown disse...

Também gosto de Procições! muitas se fazem na minha terra, talvês a mais bonita que até hoje vi e assisti é o enterro do senhor, que se efectua ás 23.00 horas de quinta feira santa.
Pelas fotos, dá ideia de ser uma festa bonita, os barcos engalanados, dão-lhe um ar mistico-religioso, mesmo quem não tem fé e enfrente o gigantesco mar, na hora dos aflitos, pede a deus e todos os santos que o ajudem a regressar são e salvo.
A fé pode não se praticar no dia a dia, mas ela existe dentro de nós, nos momentos mais criticos da vida todos pedimos que deus nos ajude...
Felecidades para todos os que praticam e assistem a estes actos seculares de fé, fazendo-os perurar por muitos mais...

São disse...

Olá , Elvira! Fui uma vez ou duas à procissão da Moita e assisti também à procissão marítima de 15 de Agosto em Armação de Pera (Algarve)e gostei da estética. Só que eu sou mesmo alérgica a multidões e afasto-me sempre deste tipo de acontecimentos.
Espero os seus comentários frequentes no Sapo, porque além de me interessar a sua opinião ...você é perita :eles ficam lá todos.
Como é que faz esta animação com fotos?
Claro que permito a publicação de tudo quanto quiser! Só tenho que lhe agradecer a generosidade.

Um abraço:
São

maria cunha disse...

um ritual parecido com o da Torreira... cujos pormenores desconheço...

um abraço

Pitanga Doce disse...

Ai Elvira, já vi que o teu post é lindo e adoro estas festas mas não posso ler agora. Volto com calma amanhã, depois da Formatura, tá bem?

beijos

Unknown disse...

Atendendo ao teu especial pedido rss e porue também já tinha pensado nisso ...mandei retirar o texto a mexer porque realmente fazia alguma confusao rss gosteido teu comentario...aparece sempre!
um abraço
brisa de palavras

eclipse de luna disse...

Tal y como lo describes debio ser muy bonito..
Un besito.Mar

O Profeta disse...

Deve ter sido lindo...aqui na ilha as procissões são uma das mais fascinantes manifestações da nossa cultura...


Beijinho

Taty Ferreira disse...

Cansou do meu post?! rsrs

Ele ficou meio grandinho mesmo, mas eu achei super interessante a reportagem!!!

Querida, vim te oferecer o meu award, está no meu menu "Awards pra você". Estou oferecendo as pessoas das quais tenho carinho e você é uma delas!

Bjokas

mismilesimas disse...

Seguramente es una fiesta muy bonita. Y muy pintoresca. mmm en este momento me gustaría estar en un lugar así. Pero aca estoy trabajando todo el día. Muchos besos Elvira. Y muchas gracias porque siempre estas ahí.

Taty Ferreira disse...

ôo minha amiga, claro que você pode pegar um pro Coisas Minhas com todo carinho!

Beijos

Andre disse...

La foto de los barcos se ve muy alegre!! que bueno que la hayas pasado bien, beso

Pena disse...

Simpática Amiga Elvira:
Acompanhei a sua brilhante narração da festa que presenciou com muito interesse.
As imagens são lindas.
Deve constituir uma ancestral tradição muito bela tudo o que descreveu com encanto e beleza.
Adoro procissões.
Aqui perto é muito conhecida a festa de Nossa Senhora da Pena, conhecida por conceber os andores mais altos de Portugal.
São autênticas obras de arte que fascinam.
Não perco uma festa. É anual.
Um beijo de encanto e estima
pena

Anónimo disse...

Então viva a Moita!
O seu "Fui à Festa", está bom e retrata bem o evento.
Eu nunca fui à bola com essas festas e mesmo respeitando a tradição,não deixo de achar a procissão um ritual primitivo porque carrega uma carga "espiritual" sem lógica nem razão, que contenta a plebe e faz parecer bem a corte.
Um comentário dum tal José, está cheio de erros ortográficos e não só. Desculpa-se!É de alguém que gosta de PROCIÇÕES.
Um abraço
Armindo G.

paideleo disse...

Gustoume a festa de Moita e os seus barcos con bandeiras.
Bonito costume.

Unknown disse...

Gostei das fotos, pena nao ter ido...
Bjo!

Isamar disse...

Ouço falar desta festa desde menina por ter uma vizinha que era natural da Moita. Minha grande amiga que, infelizmente, já partiu.No entanto, conheço muito bem Alhos Vedros e fui muitas vezes à Moita.

Beijinhos