Seguidores

3.9.07

ESTOU MUITO TRISTE

Pois é. Nasci a 3 de Setembro de 1947. Faz precisamente hoje 60 anos. E porque é que estou triste?
- Porque hoje deixo de pertencer ao vosso mundo. Ao mundo das pessoas com identidade. A partir de hoje, sou para o mundo, apenas mais uma idosa. Senão reparem nas notícias dos jornais. Se temos 59 anos, somos o sr. ou sra. João ou Maria. Se passámos os 59, somos o ou a idosa de tantos anos de idade.
Aqui há anos, li um texto, não recordo de que escritora, que dizia, que uma mulher perde várias vezes a identidade na vida. Ou é a mulher de alguem, ou a filha, ou a mãe.
E é verdade. Nasci num meio pequeno, onde toda a gente se conhecia, e era a filha mais velha do Manel da Lenha. Anos mais tarde fui trabalhar para Lisboa. Aí eu era simplesmente a Elvira. Sem apelidos. Só eu. Depois casei. O meu marido era militar, e foi para Moçambique em comissão. Eu era muito jovem estava perdidamente apaixonada. Deixei o emprego, no laboratório e fui para Lourenço Marques. Aí chegada, não conhecia ninguém, a terra era estranha, sentia-me muito só. Porque o marido saía em patrulhas, e levava vários dias para voltar.
Fiz amizade com as mulheres dos amigos do meu marido. E deixei de ser outra vez a Elvira, para ser simplesmente a mulher do Carvalho. E assim foi durante uns anos.
Quando em 73, acompanhei o meu marido para Angola, decidi que ia ser diferente. E foi. Procurei emprego, juntei-me á Cáritas, e recuperei a minha identidade.
Em 81, o filhote era um bebé lindo, e muito amoroso. E eis que perdi outra vez o nome. Durante os 20 anos seguintes, passei a ser a mãe do Pedro. Há uns 5 anos  quando ele foi para a sua própria casa, voltei a ter nome. Passei a ser a Elvira Carvalho. Era tudo o que eu queria. Ser a Elvira.
Agora vou perder o nome de novo. E desta vez para sempre. E é por isso que estou triste. Não me preocupa a idade. Apenas o rótulo.
Detesto essa coisa impessoal, fria e discriminatória de idosa, que nos remete para qualquer coisa, que não é gente nem é nada

35 comentários:

Dina disse...

Elvira só li o princípio deste post e antes de continuar quero desde já dizer-lhe que isso só acontece se nós deixarmos.Quem me dera chegar aos 60 com a genica que a Elvira demontra ter e com saúde que também me parece ser o caso graças a deus.
Parabéns por este dia...que seja o princípio de uma etapa maravilhosa e cheia de alegrias.
Agora vou continuar a ler...
Beijinhos!!

Dina disse...

Agora já li tudo até ao fim...e continuo a dizer-lhe que isso só vai acontecer se a Elvira deixar.
Comigo as coisas não se passaram dessa forma e talvez por isso não concorde muito com a pessoa que fez essa afirmação.
Eu sempre fui eu. Apesar de me ter casado de ter sido mãe e agora avó, sempre mantive a minha identidade, acho que comigo as coisas foram ao contrário...o meu marido era o marido de, as minhas filhas as filhas de...porque tinha uma profissão de destaque, porque era quase a "vedeta" da família e isso pode ser também muito cansantivo. Por vezes queria ser apenas mais uma no meio de tanta gente e era impossível.
Hoje isso já acontece um pouco mais, felizmente!
Uma vez mais quero desejar-lhe um dia muito feliz e vamos lá deixar a tristeza de fora deste dia!!
Beijinhos!!

Anónimo disse...

Em primeiro lugar PARABÉNS não esqueça que, como na pedra filosofal, esta não é só mais uma pedra do fundo rio...esta acendeu em suas mãos que a rotina não a faça deitar fora...
Gostava de lhe dizer que só irá acontecer se a Elvira deixar...mas a verdade é quie irá acontecer. Como relata no seu pequeno resumo existem outras pessoas no mundo...como tal elas criam para elas a sua Elvira. Para os pais a filha Elvira, para o filho a mãe Elvira, para o marido a esposa Elvira...e por aí fora ( Já escrevi sobre isso lembra-se? dizia -me no seu comentário :Por suposto todos nós já pensamos um dia algo semelhante. Verdade que todos temos muitas caras, não só as que os outros vêm como aquelas que dependem da nossa disposição. Porque um Vicente bem disposto, feliz, não será igual ao Vicente que acordou com tuma tremenda dor de dentes a meio da noite, não conseguiu dormir mais, apanhou um transito infernal que o fez chegar atrasado e ainda por cima tem uma pilha de trabalho para fazer que já era para ontem.) Mas onde quero chegar é que independentemente da forma como as outras pessoas a verão há A ELVIRA que a cada dia decide ser...a que conheço aproveitou bem as lições que a vida lhe tem dado e partilha essa sabedoria com os outros. Haverá maior riqueza?
Um dia muito feliz...

Unknown disse...

Animo Elvira.
Sempre será Elvira Carbalho.
Pase polo autoxiro, ando repartindo premios
Beijos

Osc@r Luiz disse...

PARABÉNS!!!!
Que idosa, que nada!!!
Com a sua produção, você é um bebê!
Tem muito a contribuir!
Pode parar com a tristeza! Nada disso!
Não combina com você!!!
Beijos especiais de aniversário, minha querida!

Taty Ferreira disse...

Ei!... Cade aquela Elvira sempre otimista, com pensamentos positivos?!...

Como assim vai perder a identidade, vai deixar de ser Elvira Carvalho?! Você não pode e nem vai perder algo que conquistou, algo que é seu e de mais ninguém... Você lutou pra chegar onde chegou, pra ser quem é, e da mesma forma que lutou até aqui vai continuar lutando pra não perder isso, porque a Elvira que conheci aqui nesses relatos do Sexta-Feira, é uma mulher forte, cheia de vida, feliz, alegre e que muito contribui com seus amigos...

É assim que todos queremos ver você amiga, com sua força de sempre!!!


Felicidades... Sorria!!!

Parabéns por esse dia!!

Beijos... =D

Anónimo disse...

Eu acho que vc nunca vai pertencer a este mundo de números.

Vim pela indicação do Oscar, gostei demais do seu espaço.

Mas hoje é dia de festa, e eu deixo aqui os parabéns. Que Papai do céu te abençoe e todos os seus dias sejam feliz aniversário.

Beijos

Anónimo disse...

Pelo que li, a Elvira é uma mulher de muita força e luta. Agarre-se a essa força. Ainda tem muito pa dar. É e será sempre a Elvira, agarre-se a esse pensamento. E já agora muitos parabéns =)
cristina ou kitina

Claudio disse...

Se o Oscar indicou, aqui estamos nós.

Parabéns pelo niver e fique tranquila, pois o que você comentou não são fases de nossa vida e sim faces, de uma vida que é dinâmica e variada.

abs e parabéns

Anónimo disse...

Não concordo muito contigo, mana.
Tu já chegaste aos 60 e eu não sei se lá chegarei.
Já tive oportunidade de te dizer que quando fizer 60 anos vou fazer uma festa, não digo de arromba porque não sou muito dada a isso, mas festejar a entrada na "velhice".
Pela minha parte, poucas vezes deixei de ser eu. Quando era garota, tb era a filha do Manel Ferreira mas depois sempre fui eu. Nunca fui a mulher de...
Quando a filha era pequenina e foi para o infantário, quando lá ia, sempre fiz questão de frisar: sou a L...a mãe da ...
Claro que entre tanta gente, ao princípio tb era só a mãe de... mas com a insistência foram-se habituando.
Pois é. Agora que já chegaste à "terceira idade", já tens o filho criado e a viver a vida dele, tens mais tempo para ti e para o teu marido e podes dedicar-te a fazer coisas para as quais não tinhas disponibilidade até aqui.
Por isso, força e coragem para aguentar mais 40 anos...
Pelo menos!
Beijos

O caracol da Adelina disse...

Elvira "não seja por isso"
A idade mais não é que o rasto da vida,como um som que nos faz bailar sobre águas e prados entre obstáculos que nos surgem no caminho. Deixo-me acreditar que somos sempre novos e que ninguém nos pode tolher deste apetite insaciável de sermos.
Como se dizia na "tropa"-a velhice é um posto-,e devemos defender esse posto com todo o orgulho e firmeza.
Viva a velhice!
Sobre outro post vosso fiz um comentário sobre a sua forma de escrever,sem intenção de ferir a sua sensibilidade.
Acontece que tenho vindo a observar (aqui no Algarve também),que é apanágio dos bloguistas, deleitarem-se em elogios uns aos outros. Mas realmente nem tudo o que esvrevem tem valor significativo.
Exemplo;
O fulano de tal ou o joão quelque chose é um gajo porreiro, portanto façamos um comentário positivo para ele ficar contente.
Isso não!?
A senhora Dina no segundo comentário escreve CONCORDE,devia escrever CONCORDO.
Um beijinho
Armindo

Jorge P. Guedes disse...

Querida idosa:

É fantástico como ainda ontem era a Elvira, mãe de um Pedro (também tenho um), mulher do Carvalho.
A-ca-bou!

De hoje em diante passa a ser uma senhora idosa. Como tal, não fique triste. Passará a beneficiar das inúmeras regalias que a sociedade concede aos seus idosos.

Sem mais brincadeiras, Elvira, desejo-lhe tudo de bom, hoje e nos anos que hão-de vir.
Querem que seja idosa? Diga-lhes que está bem!...
Cá pra mim, é a Elvira!

Um bjnh. de parabéns!

Anónimo disse...

Primeiro e fundamental: PARABÉNS.
Depois, o superficial: o estatuto.
Quem é que é velho? Ou menos novo? Isso vê-se pelo que consta do BI? Por acaso a catalogação dos seres humanos se faz apenas por números?
Nem por sombras!!!

Cara Elvira.
Divirta-se, sorria, faça da vida o que ela é. Uma alegria.
Desejo-lhe muita saúde e ... quero lá saber se a minha amiga tem 60 ou 90 anos...

Um grande abraço.

Anónimo disse...

Depois destes belos comentários,só posso dizer: Parabens Tia. Admiro-a tenho muito orgulho ...bjos

Alice disse...

kildare1Elvira,
vim aqui por indicação do Oscar.
Aqui no Brasil nós consideramos idosos depois dos 65 anos!
Vem pra cá!rs..
Brincadeiras à parte, vc tem alma de jovem isso q importa,rótulos não saõ nada!
Beijos! Parabéns,mta luz,paz e amor!!
www.aliceeventos.blogspot.com fique à vontade pra me conhecer!!

O Livreiro disse...

primeiro que tudo MUITOS PARABÉNS, depois que importa a idade se nos semtimos jovens? Para nós há-de ser sempre a Elvira Carvalho que faz coisas que nenhum jovem pensa em fazer. Por isso e muito mais, novamente PARABÉNS.

paideleo disse...

Sempre serás unha muller chea de sentimentos fermosos.
Un saúdo e parabéns polo aniversario.

estermag disse...

Parabéns minha querida que Deus lhe conceda tudo o que há de melhor e que continue sempre assim, agora quanto a ser ou nao idoso acho que mesmo que desejasse seria impossivel pois a juventude habita em voce.
Um grande abraço!

Anónimo disse...

Boa noite, Elvira.
Muitos parabéns,e tudo de bom pela vida fora é o que lhe desejo.
Eu também acho que chegar a essa idade é uma felicidade é sinal de que está viva e de saúde, e nem todos podem dizer o mesmo..
Eu se chegar a essa idade também faço uma festa, temos de festejar e aproveitar enquanto cá andamos.
Vamos festejar a vida.
Vou estar uns dias afastada.
Beijocas

JuanMa disse...

Parabéns ELVIRA. Repito: ELVIRA. Mire, el mundo de hoy se gestiona con etiquetas. Todos tenemos etiquetas. Esas etiquetas nos las ponen los que nos gobiernan porque no les interesa conocernos, la sociedad porque es incapaz de reconocer a alguien si es por comparación. Pero aquellos a quienes realmente importamos y que nos importan, aquellos sí saben quiénes somos, porque nos quieren a NOSOTROS.

Aleje esa tristeza de su alma. Usted es Elvira Carvalho y NADIE más que usted puede serlo.

Yo, un español, si leyese aquí algo firmado con su nombre que no hubiera escrito usted, me daría cuenta, créame.

Saludos y felicidades.

Patri disse...

Antes que nada felicidades, y después decirte que te quites enseguida de encima esa tristeza. Seguro que tu sonrisa es muchísimo más bonita.

Besotesssssssssssss

Osc@r Luiz disse...

Voltando aqui para agradecer o e cumprimentá-la novamente, por que carinho nunca é demais.
Feliz aniversário, querida, de novo!
Beijos!

Isamar disse...

Olá, Elvira!

Parabéns!Muitos anos de vida! Muitos anos de idosa como agora estás.
Chego aqui e deparo-me com um post lindo e comovente. Uma vida contada em poucas linhas, reflectida em poucas palavras,muito muito bem contada.
Elvira, se me permites, passo a tratar-te por tu, tenho lido os teus comentários no Jorge e aqui no sophiamar e só posso dizer isto: gosto muito de ti!
Continua idosa, assim, porque, querida amiga, quem dera a muitos senhores e senhoras terem essa riqueza afectiva que tu tens. E mais, que tão bem e tão carinhosamente distribuis por nós. Elvira, mãe do Pedro, mulher do Carvalho, sê feliz por muitos , muitos anos.

Beijinhos e um abraço apertado.

O Profeta disse...

Pois muitos parabéns minha amiga...eu que pensei seres uma linda mulher de 30 anos com essa genica toda...mas acho mesmo que és uma pessoa muito...muito bonita...


Doce beijo

eclipse de luna disse...

Para mi siempre seras Elvira Carbalho esta mujer que deja bonitos sentimientos en este blog.
Y espero que esta Elvira no me la cambien nunca.
Un besito.Mar

mismilesimas disse...

Felicidades, Parabéns! Elvira. Siempre nos ponen nombres o etiquetas, o lo que sea. Pero lo importante es que para mucha gente sos Elvira. Y siempre seras Elvira. Más allá de todo. Así que arriba!! Deja esa tristeza!
Para mi sos Elvira.
Besos!

maria cunha disse...

pois elvira carvalho penso tem uma belíssima idade.
Parabéns pelo aniversário.
um abraço

esteban lob disse...

Feliz cumpleaños, querida Elvira.
Leí tu vida y me pareció de película.
Cuando se llega a las 6 décadas debemos valorar todo lo vivido y lo todavía por vivir.
Te lo dice un joven... de 71.

Cariños.

Unknown disse...

Embora em atraso dou-te, os parabéns pelas 60 Primaveras, que considero ser meia idade. Pois idoso, quero ser eu quando atingir os 100 anos!?
Sim, então se para atingir a reforma com 65 anos ainda é jovem, visto que gradualmente esta poderá atingir os 70, então a velhice poderá ser considerada aos 100 anos...
Nós mesmo com 70 anos ou mais dizemos sempre aquele/a rapaz/rapariga da minha criação, estam a ficar agastados do tempo, outros mais experientes dizem que são das agruras da vida. Eu pessoalmente digo, seja qual for a idade, desde que haja capacidade para fazer frente ás agruras, o viver é sempre jovem... Elvira força para mais 60, eu que os felicite.
Beijinhos

Azul disse...

Vou citar a querida Dina, para não estar aqui com mais delongas...

De resto, tens post lá no meu espaço, e lê bem o último paragráfo!

Para terminar, ESPERO QUE CONTES MUITOS, CHEIOS DE FELICIDADE E FORÇA!

UMA BUUUUUUUJA CHEIA DE CARINHO E MIMO!

Paulinha disse...

Cheguei aqui pelo blog do Oscar. Muitos parabéns! Os anos podem passar no papel, mas o espírito mantém-se sempre jovem!!

Patricia disse...

Sei que estou um pouco atrasada, mas não posso deixar de lhe dar os meus PARABÉNS!
Esqueça a parte de idosa, porque isso não se aplica a si, é uma pessoa cheia de força, activa e sempre com ideias novas...
Uma pessoa assim nunca é considerada idosa...
Uma vez mais Parabéna atrasados
Beijinhos

Anónimo disse...

em primeiro lugar queria te desejar os parabens e dizer k para mim nunca vais ser idosa irás ser sempre jovem porke o teu espirito indica isso e com uma sabedoria infinita sobre a vida e fenomenal como mae bjs grandes para a melhor mae do mundo

António Inglês disse...

Elvira minha amiga

venho aqui dizer-lhe que estou a dois anos e meio de fazer sessenta e não me sinto nada aborrecido por isso
quanto à perda de identidade... penso que está a ver mal o problema...
já reparou nas imensas coisas e pessoas que a rodeiam e precisam de si?
já reparou que afinal muita gente e muitas coisas giram à sua volta?
e se calhar se a Elvira não estiver lá, as coisas não andarão bem...
alegre-se minha amiga, chegou feliz e de bem com a vida pelo que vejo, onde muitos gostariam de chegar dessa maneira...
verá como é importante para todos nós
desta vez mando-lhe um beijinho, de parabéns atrasados porque ainda não tinha chegado aqui nessa data mas mesmo assim aqui vão
José Gonçalves

Maria disse...

Parei neste post por causa do título.
Não pude deixar de sorrir.....

Mando-te um beijo