Seguidores

13.6.07

SANTO ANTÓNIO DE LISBOA

Porque hoje é 13 de junho vou falar de Santo António. De Santo António de Lisboa, apesar de meio mundo lhe chamar Santo António de Pádua. Mas nós sabemos que é de Lisboa, porque uma pessoa é de onde nasce e não de onde morre. Santo António, ganhou fama de santo ainda em vida, e não conheço outro que tenha sido tão ràpidamente canonizado, após a sua morte. Ganhou fama de proteger os namorados e de arranjar marido ás moças casadoiras, que o não conseguiam. Por isso se fazem os casamentos de Santo António, e também por isso, em alguns países se festeja o dia dos namorados a 12 de junho , como no Brasil, onde os namorados têm por patrono o Santo António e não o São Valentim. Mas segundo a lenda, o santo não se preocupava só com as jovens "encalhadas", mas também com os bens de cada um. Diz-se que uma pessoa que perdia algo, bastava rezar o responso de Santo António, para logo achar o perdido. Diz ainda a lenda,que se alguém era vítima de roubo, e recorria ao santo através do seu responso antes que o produto do roubo mudasse de mãos, o ladrão via-se obrigado a devolver o ou os objectos roubados. Ainda hoje os mais antigos fazem o responso. Daí que achei interessante pô-lo neste cantinho.

RESPONSO DE SANTO ANTÓNIO

Se milagres desejais
Recorrei a Santo António
Vereis fugir o demónio
E as tentações infernais.
Pela sua intercessão
Foge a peste, o erro e a morte
O fraco torna-se forte
E torna-se o enfermo são.

Recupera-se o perdido
Rompe-se a dura prisão
E no auge do furacão
Cede o mar embravecido.
Todos os males humanos
Se muderam se retiram.
Digam-no os que o viram
Digam-no os paduanos.

Recupera-se o perdido
Rompe-se a dura prisão
E no auge do furacão
Cede o mar embravecido.

Rogai por nós bem-aventurado Santo António
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.


3 comentários:

Anónimo disse...

Stº António de Lisboa, de Pádua, do Mundo. Mas apesar de tudo eu pessoalmente prefiro o meuuuuuuu S. João.

Anónimo disse...

É. O santo António tinha fama de ser um bocado brincalhão com as moçoilas.
Parece que até tinha por hábito quebrar-lhes as bilhas...

Unknown disse...

Verdade, Santo António é mesmo Português, natural de Lisboa, embora os Italianos o reclamem como sendo deles, por ter vivido e, ao fim de muitas digressões pelo mundo falecido em Pádua.
Alem de santo casamenteiro, em Pádua, também é conhecido por Santo namoradeiro, daí não querendo os Italianos perder esta vertente, o reclamam como sendo deles...