Seguidores

16.6.07

FESTAS DE SANTO ANDRÉ


Todos os anos com a chegada do Verão multiplicam-se por todo o País, as festas e romarias em honra dos vários santos a que a fé do nosso povo resolve prestar homenagem. E este ano apesar do tempo teimar em se mostrar arisco, não é diferente. Aqui, na vila de Santo André, uma freguesia da cidade do Barreiro,começaram ontem as festas em honra do nosso padroeiro. Santo André o santo da cruz em X foi um apóstolo de Cristo que nasceu em Bethsaida, na margens do mar da Galileia. Era irmão de Pedro.
segundo o Evangelho de S. João, André já era discípulo de S. João Baptista, e foi com o irmão Pedro, e com Tiago, os primeiros seguidores de Cristo.
Parece que André andou pregando nas margens do Mar Negro e ao longo do rio Volga, e por isso é o patrono da Roménia e da Russia.
Pois é o patrono da minha terra, embora não saiba a razão histórica, mas prometo que vou tentar saber antes das festas terminarem.
Estas festas são ainda bebés, pois é o quarto ano que se realizam.
muita música, algumas garraiadas, carrocéis e carrinhos, comes e bebes, algumas exposições, e no último dia , missa campal, procissão, e fogo de artifício.

2 comentários:

Anónimo disse...

Como eu sempre costumo dizer, o povo gosta é de festas.
Mas este ano parece que S. Pedro se zangou com os colegas e de castigo mandou chuva neste mês em que se celebram alguns santos.
Paciência!
Esperemos que eles façam as pazes.

Anónimo disse...

É as festas populares, o calor, a praia, e as férias. São a alegria do nosso povo e do Verão. As festas estão aí, as praias estão á nossa espera, e as férias até há quem já as acabou. E cadê o Verão?