Seguidores

3.11.22

LENDAS DE PORTUGAL - LENDA DA SENHORA DO MONTE

 Lenda da Senhora do Monte






Conta-se que no final do século XV, a cerca de 1 quilómetro acima de onde se situa atualmente a igreja de Nossa Senhora do Monte, na localidade do Terreiro da Luta, uma menina brincava durante a tarde com uma pastorinha. 
A pastorinha ofereceu uma merenda a esta menina. A pastorinha, muito satisfeita, contou o sucedido à sua família, que não acreditou na sua história, por ser improvável que naquela mata deserta e tão afastada da povoação aparecesse uma menina.
 Na tarde do outro dia, a menina voltou a brincar com a pastorinha que voltou a dar-lhe merenda, e a pastorinha contou novamente à família. No dia seguinte, à hora indicada pela pastorinha, o seu pai foi de modo oculto observar a cena. 
Foi quando viu sobre uma pedra uma pequena imagem de Maria Santíssima e, à sua frente, a inocente pastorinha que se apressou a dizer-lhe que era aquela imagem a menina de quem lhe falava. 
O pai, perplexo, não ousou tocar a imagem e comunicou o facto à autoridade, que mandou colocar a imagem na Capela da Encarnação, próxima da atual igreja de Nossa Senhora do Monte. Deu-se, desde então, este nome àquela venerada imagem. 
Outra versão desta lenda conta que nos primeiros tempos da colonização da ilha da Madeira, havia uma ribeira de água límpida e abundante, rodeada de terras férteis. Conta-se que um dia, um homem abastado canalizou a água da ribeira para as suas terras.
 A água era vital para a sobrevivência dos demais, pelo que, desesperada, a população resolveu fazer uma procissão à Senhora do Monte, implorando a sua ajuda. Pouco depois a água voltou a correr na ribeira e o povo, usando em seu benefício a ideia do desvio da água, construiu regos (ou cales) que tornaram férteis muitos campos e quintas. 
A ribeira ficou a ser conhecida como a ribeira de Cales e o milagre da Senhora do Monte ficou para sempre na memória popular madeirense.

6 comentários:

Ailime disse...

Bom dia Elvira,
Muito interessantes as duas versões da lenda que não conecia.
Beijinhos e saúde.
Ailime

Roselia Bezerra disse...

Bom dia de toda paz, querida amiga Elvira!
Gostei muito da lenda que revela a espontaneidade da menina e os cuidados matriciais da Virgem.
Também o reforço da fé de todos os envolvidos.
Gostei muito de conhecer.
Tenha dias abençoados!
Beijinhos

Tintinaine disse...

Não conhecia e gostei de ler!
Boa quinta-feira! Por cá chove, senão iria à feira de Barcelos!

Maria João Brito de Sousa disse...

Desconhecia esta bonita lenda, amiga.

Obrigada, muita saúde e um forte abraço!

Cidália Ferreira disse...

Eu não conheço Lenda nenhuma ... Fico maravilhada com o que leio aqui .)
.
Coisas de uma Vida...
.
Beijo.
Boa tarde!

- R y k @ r d o - disse...

Uma lenda muito bonita que não conhecia e que me fascinou ler
.
Cumprimentos cordiais e poéticos
.