Seguidores

1.11.22

1 DE NOVEMBRO - DIA DE TODOS OS SANTOS

 



O Dia de Todos os Santos deve-se ao Papa Bonifácio IV a celebração deste dia que pretende recordar todos os homens e mulheres cujo nome ficou para sempre celebrizado no panteão dos glorificados.

Foi no distante ano de 609 d.C. que o Papa Bonifácio dedicou o panteão de Roma à Virgem Maria e a Todos os Santos, no dia 13 de Maio, tendo sido depois a data alterada para o dia 1 de Novembro, pelo Papa Paulo III, que dedicou a primeira capela a todos os santos na Basílica do Vaticano. A igreja ortodoxa celebra este dia no Domingo seguinte ao Pentecostes.

Em Portugal as celebrações perderam-se um pouco ao longo dos anos, mas não há muitos anos atrás as crianças juntavam-se pela manhã para ir batendo de porta em porta a pedir pelos ‘santinhos’ e pela alma das pessoas que já morreram. Levavam uma bolsa de pano e recebiam o que as pessoas podiam dar como dinheiro, maçãs, castanhas, rebuçados, nozes, bolos, chocolates, etc. 

"Era conhecido pelo dia do PÃO POR DEUS, e era uma alegria para muitos de nós que só graças a esse dia comíamos frutas e doces com que não podíamos sonhar no resto do ano." a)

Este costume perdeu-se bastante porque os pedidos eram feitos por necessidade devido à miséria que imperava.

Em certas zonas do país ainda continua o costume de se confecionarem broas de milho para dádivas. Uma iguaria que não faltava eram as tradicionais papas de milho divididas em pratos individuais que cada pessoa comia juntando-lhe leite e mel ou açúcar.

Em Castelo de Vide, as crianças que pediam entoavam a seguinte ladainha:

SENHORA DÊ-NOS OS SANTOS
POR ALMA DOS SEUS DEFUNTOS
LÁ ESTARÁ NA SANTA CRUZ
P’RA SEMPRE, Ó JESUS!’

Quando as pessoas não davam nada, a canção tinha a mesma melodia, mas a letra era bem diferente. Em Niza, o ritual era o mesmo, mas a maior atenção ia para os pedidos aos padrinhos:

DÊ-ME A SUA BENÇÃO PADRINHO!’

ao que estes respondiam:


‘DEUS TE ABENÇOE E TE FAÇA UM SANTINHO!’

e entregavam aos afilhados bolos (os santinhos) no feitio de lagartos e de bonecos, com ovos e dinheiro.

Bolo típico desta festividade é o ‘Santoro’, de forma comprida e que se dá aos pedintes ou amigos em dia de Todos os Santos ou de finados. Este feriado é ainda aproveitado para o arranjo das campas dos cemitérios com vista à celebração do dia de finados.

Fonte: A

"Na prática, a tradição do Pão por Deus, que há sessenta e muitos anos alegrou a nossa infância,  foi substituída pelo Halloween, uma tradição oriunda da Celebração dos defuntos dos Celtas, importada para a América pelos emigrantes irlandeses, e da América espalhada pelo resto do mundo através da TV e cinema. E Portugal claro foi atrás, não porque já não haja crianças a necessitarem do Pão por Deus, mas por duas razões com que não conseguimos lutar. Primeira e super importante, o Halloween é uma fonte de receitas para os comerciantes. Não só pelos fatos que muitos pais não sabem como conseguir comprar para que as suas pobres crianças não fiquem tristes, junto dos amiguinhos mascarados, mas também pelas festas que se fazem para os adultos, e que gera muito dinheiro também para a restauração. E a segunda, é porque nós estamos sempre dispostos a importar o que vem de fora, esquecendo o que é nosso, porque como diz o ditado, " A galinha do nosso vizinho é sempre melhor que a minha" b)


a)  lembrança da minha infância  b) reflexão minha.

7 comentários:

Roselia Bezerra disse...

Bom dia de Todos os Santos, querida amiga Elvira!
Seja de paz e harmonia em todos os níveis seu dia junto aos seus!
Bom feriado!
Que recebamos a intercessão dos santos de Deus!
Tenha dias abençoados!
Beijinhos

Tintinaine disse...

O meu padrinho era um homem grande (pesava 120 Kgs) e quando lhe pedia a bênção respondia: - Deus te abençoe e te faça um homem grande!
Só não sei qual o significado que ele dava à palavra grande. Seria no tamanho físico ou intelectual? Cada um assume o que mais jeito lhe der! Eu já cheguei ao peso e altura dele, nisso ele acertou!

Olinda Melo disse...


Cara Elvira

Bom Dia de Todos os Santos

Gostei muito de ler as origens deste dia
e as tradições que lhe estão associadas.

Beijo
Olinda

chica disse...

Feliz dia de todos os santos,Elvira e que NOVEMBRO seja lindo! beijos, chica

Maria João Brito de Sousa disse...

Para a minha mãe, este era o dia de todos os mortos e apesar de me recordar muitíssimo bem da enorme quantidade de bolos e moedas novinhas - já não me lembro de que valor eram... - que ficavam sobre a mesa da cozinha e acabavam nas mãozitas dos infantis moradores do bairro da lata que se erguia relativamente perto das nossas casas de Algés, nunca esquecerei que a minha mãe temia imensamente que eu nascesse no que ela dizia ser o dia de todos os mortos. Andou uma semana inteira a beber chá de flor de laranjeira para se acalmar e evitar as contracções que já começava a sentir, coitada. E eu, ainda promessa de gente, lá contive por mais uns dias a minha pressa de nascer :)

Forte abraço e um sereno dia, Elvira!

Cidália Ferreira disse...

Muito bom. Adorei :))
-
Coisas de uma Vida...
.
Beijo. Boa tarde de Feriado!

Teresa Isabel Silva disse...

É sempre bom conhecer um pouco melhor as tradições!
Obrigada pela partilha!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube