Seguidores

18.10.22

POESIA ÀS TERÇAS - ELVIRA CARVALHO

 





DESILUSÃO 

 

Quando eu tinha vinte anos

Sonhava construir,
Um mundo melhor
Com as minhas próprias mãos.

Queria acabar com a miséria
Abraçar a Felicidade.
Acabar com a Guerra
 Abraçar a Paz.
Estrangular a hipocrisia
 Abraçar a Verdade.

Derrotar a opressão

Abraçar a Liberdade.

Destruir a corrupção

Abraçar a Honestidade

Sepultar o ódio

Abraçar o Amor.

Quando eu tinha vinte anos
O mundo era terra fértil

Onde semeava

Os sonhos dum mundo

Paradisíaco.


Agora que passei os setenta
Tenho as mãos estragadas
De tanta luta inglória.
Os ombros curvados
Do peso das desilusões.
Os olhos sem brilho
De tanta lágrima derramada.
E o futuro, cheio de pesadelos!



E o mundo?

Esse, como roda gigante
continua a girar.

E nela há Fome

Guerras 

Drogas

Ódio

Egoísmo
 
Avareza

Corrupção

Hipocrisia

Poluição

Injustiças

Lutas pelo poder

Destruição.

 

E já não há sonhos que me valham!


Elvira Carvalho

 

 

17 comentários:

Roselia Bezerra disse...

Bom dia de paz, querida amiga Elvira!
Acontece assim muitas vezes, mas, por sorte, outro dia nasce e alguns sonhos reflorescem.
Um poema vital.
Tenha uma nova semana abençoada!
Beijinhos com carinho fraterno

Roselia Bezerra disse...

Aplausos para sua poesia. Gostei muito 😘🕊️💙

A Sombra das Núvens disse...

Identifiquei-me com as tarefas descritas no poema, também foram desígnios meus. Um dia todo o trabalho desenvolvido terá o seu efeito. É a história.
Um abraço.

A Sombra das Núvens disse...

O comentário anterior é de Brancasnuvensnegras.blogspot.com

Tintinaine disse...

Eu não diria melhor! É triste chegar ao fim da vida e sentirmo-nos derrotados em toda a linha! Criar filhos e dar-lhes um curso superior para os ver a trabalhar enchendo prateleiras nas lojas do Continente ou Pingo Doce é o ruir de todos os sonhos!

Isa Sá disse...

Bonito poema!
Isabel Sá
Brilhos da Moda

chica disse...

Foto e poema que tanto falam da vida, dos sonhos e decepções pela vida, com o passar dos anos...LINDO demais!

beijos, chica

Fatyly disse...

Tocante e imensamente realista, gostei muito!
Beijos e um bom dia

Maria João Brito de Sousa disse...

Mais um dos seus poemas que volta a confirmar aquilo que desde o início penso sobre a sua poesia: Vale mesmo a pena lê-la, Elvira!

Abraço grande!

Anete disse...

Poetizou fortemente e expressou com ousadia verdades da "vida bela"...
Grande carinho, querida Elvira.

Cidália Ferreira disse...

Que poema bonito... Obrigada pela partilha!
-
Existem pensamentos entrelaçados
.
Beijos

Ailime disse...

Boa tarde Elvira,
Um poema magnífica que me emocionou!
Tantos sonhos que, com o decorrer da vida, vamos observando que não se concretizam.
Apesar de tudo tenhamos esperança em dias melhores.
Um grande beijinho e uma boa semana com saúde.
Ailime

José Luís Outono disse...

O meu sorriso, pelo traço bem apelativo de leitura, apesar dos condicionalismos deste mundo louco.

Manuel Veiga disse...

um poema belo e "dorido", com o encanto das suas memórias
gostei de ler

beijo

Caderrno de San disse...

Este é um retrato na parede, e como dói, como diria Carlos Drummond de Andrade.
Um boa semana, Elvira!

teresadias disse...

Poema belíssimo e emocionante.
Amiga Elvira, este foi escrito com tamanha verdade que tocou o meu coração.
Obstáculos fazem parte da vida. Nada de perder a esperança, nem a sua «força».
Beijo, dias poéticos.


Jaime Portela disse...

Gostei muito do seu poema, é excelente.
Os meus sinceros aplausos para o seu talento. Quer seja prosa ou poesia, as suas palavras são sempre bem colocadas, sendo o discurso habitualmente bem estruturado.
Beijo, querida amiga Elvira.