Seguidores

26.10.22

LENDAS DE PORTUGAL - A LENDA DA TOMADA DE SILVES AOS MOUROS

 






Lenda da Dona Branca ou da tomada de Silves aos Mouros

Em Silves, reinava o mouro Ben-Afan. Um dia, no intervalo das suas lutas contra os cristãos, teve um sonho extraordinário. Na verdade o sonho começou por ser um pesadelo, com tempestades e vampiros, mas transformou-se numa visão de anjos, música e perfumes. Terminou com o rosto de uma mulher, divinamente bela, com uma cruz ao peito.

No dia seguinte, Ben-Afan procurou a fada Alina, sua conselheira, que lhe revelou que tinha sido ela própria a enviar-lhe o sonho. Este significava que a sua vida iria mudar. Deu-lhe então dois ramos, um de flor de murta e outro de louro, significando respetivamente o amor e a glória. Consoante os ramos murchassem ou florissem, assim o rei deveria seguir as respetivas indicações.

Enviou-o ao Mosteiro de Lorvão e disse-lhe que lá o esperava a mulher da sua vida: Branca, princesa de Portugal. Ben-Afan entrou no mosteiro disfarçado de eremita. Ambos ficaram apaixonados quando se viram.

O rei mouro voltou ao seu castelo e preparou os guerreiros para o rapto da princesa, prontamente executado. Branca de Portugal e Ben-Afan viveram então a sua paixão sem limites, esquecidos do mundo e do tempo. O ramo de murta mantinha-se viçoso.

Um dia, D. Afonso III, pai de Branca, cercou a cidade de Silves e Ben-Afan morreu na batalha que se seguiu. Nas suas mãos foram encontrados um ramo de murta, murcho, e um ramo de louro, viçoso.

6 comentários:

Ailime disse...

Bom dia Elvira,
Magnífica esta lenda!
Gostei de conhecer.
Beijinhos e saúde.
Ailime

Tintinaine disse...

Desta vez não foi uma moura encantada, foi um mouro apaixonado!
Boa quarta-feira!

chica disse...

Mais uma lenda interessante de conhecer! beijos,um ótimo dia! chica

Maria João Brito de Sousa disse...

Desconhecia esta lenda. E que bonita ela é!

Obrigada e um abraço, Elvira!

Manu disse...

Mais uma lenda que gostei de conhecer.
Grata pela partilha.

Abraço Elvira

Cidália Ferreira disse...

Obrigada pela partilha!!
-
Sinto o murmurar dum silêncio desejado
.
Beijo, boa noite