Seguidores

7.10.22

LENDAS DE PORTUGAL - LENDA DO GALO DE BARCELOS

 Lenda do Galo de Barcelos






Conta-se que os habitantes de Barcelos andavam alarmados com um crime, do qual ainda não se tinha descoberto o criminoso que o cometera. Certo dia, apareceu um galego que se tornou suspeito. 
As autoridades resolveram prendê-lo, apesar dos seus juramentos de inocência, que estava apenas de passagem em peregrinação a Santiago de Compostela, em cumprimento de uma promessa como era tradição na época, sendo devoto fiel de São Paulo e da Virgem Santíssima. 
No entanto, acabou sendo condenado à morte na forca. O homem desesperado com esta decisão e sabendo que estava inocente, pediu que o levassem à presença do juiz que o condenara. 
Concedida a autorização, levaram-no à residência do magistrado, que nesse momento se banqueteava numa grande sala com alguns amigos. O galego voltou a afirmar a sua inocência e, perante a incredulidade dos presentes, apontou para um galo assado que estava sobre a grande mesa junto de outras iguarias, exclamando:
- "É tão certo eu estar inocente, como certo é esse galo cantar quando me enforcarem!"
Perante gargalhadas e risos, que não se fizeram esperar, mas pelo sim pelo não, ninguém tocou no galo. O juiz empurrou o prato para o lado e ignorou o apelo. 
Pois o que parecia impossível aconteceu, quando o peregrino estava a ser enforcado, o galo assado ergueu-se na mesa e cantou perante o espanto de todos os que zombaram do pobre galego. Após tal acontecimento mais ninguém duvidava da inocência daquele galego peregrino.
 Compreendendo o seu erro, o juiz correu para a forca descobrindo que o galego se salvara graças a um nó mal feito. O pobre homem foi imediatamente solto e mandado em paz e dado como encerrado o caso.
 Alguns anos mais tarde, o galego teria voltado a Barcelos para esculpir o Monumento do Senhor do Galo em louvor à Virgem Maria e a Santiago Maior. Monumento que se encontra atualmente no Museu Arqueológico de Barcelos. Diz-se que o primeiro galo em cerâmica baseado nesta lenda foi feito pelo artesão Domingos Côto. 
Desde então, o Galo de Barcelos passou a figura popular e foi-se espalhando, fortalecendo ao longo das décadas a tradição, imortalizado na arte não só da cidade de Barcelos, mas de todo Portugal, seja de cerâmica, madeira ou outros materiais. É o souvenir português mais famoso!
 



10 comentários:

ematejoca disse...

Penso que não há ninguém no Norte de Portugal que não conheça A Lenda do Galo de Barcelos e não tenha um galo de Barcelos em casa. Eu tenho vários.

Pedro Coimbra disse...

Esta é de todos conhecida.
Bfds

Tintinaine disse...

Esta é a tal que eu já conhecia!
Venha o fim de semana e alguma chuva que está a fazer muita falta!

chica disse...

Linda lenda desse galinho tão famosos! beijos, chica

Maria João Brito de Sousa disse...

:) A esta, conheço-a desde pequenina. Mas foi bom "ouvi-la contada por si", amiga!

O meu pobre galito de Barcelos desfez-se todo ao colidir com os mosaicos do chão da cozinha, há uns bons anos...

Um abraço!

Cidália Ferreira disse...

Ora muito bem :))
-
Se escrevesse o que sente a minha alma

Beijo, bom fim de semana.

Caderrno de San disse...

Conheço bem esta lenda. Aliás, hospedo-me no Barcelos, sempre que vou a Campos do Jordão. Por todo hotel, o que não falta são galinhos de Barcelos nas áreas comuns do hotel. O meu primeiro galinho de Barcelos foi presente da nora do prof. Agostinho da Silva, professora Rosa Virginia de Mattos e Silva, casada com o Prof. Pedro Agostinho da Silva, antropólogo, prof. da Universidade Federal da Bahia. A professora Rosa Virgínia descansa na mão de Deus. Quanto ao prof. P3dro Agostinho não tenho notícias.
Grande abraço,

Ailime disse...

Boa noite Elvira,
Foi muito bom recordar esta bela lenda.
Já nao me recordava de alguns pormenores.
Beijinhos e saúde.
Ailime

aluap disse...

Esta lenda é muito conhecida, mas gosto mais da lenda do cabicanca, uma ave que era uma cegonha, não sei se conhece. Desculpe puxar a brasa à minha sardinha!
Bom fim de semana e um abraço.

Roselia Bezerra disse...

Bom dia de nova semana, querida amiga Elvira!
Ganhei umas lembranças com o galo querido daí.
Gostei de conhecer a lenda.
Tenha dias abençoados!
Beijinhos com carinho fraterno