Seguidores

6.10.22

LENDAS DE PORTUGAL- A LENDA DA SENHORA QUE PASSOU

 A Lenda da Senhora que Passou






Em Vila Verde, Braga, também uma freguesia chamada Paçô ficou marcada por um amor impossível. 

Uma jovem acompanhada do seu pai viajava pela estrada fora. Assim que encontraram um rochedo que fazia boa sombra, o pai e a filha Joana pararam para descansar.

Joana também tinha muita sede, mas ali não havia água e a que levavam consigo já tinha acabado.

Decidiu, então, procurar um riacho. Quando encontrou um os seus olhos iluminaram-se de alegria. Bebeu toda a água que lhe apeteceu e também se refrescou. Mas, de repente, uma bela voz masculina disse-lhe muito baixinho:— Por vós, transformar-me-ia num rio, se necessário fosse!

A jovem, muito assustada, levantou-se. Olhou em volta e disse:

—Ia jurar que ouvi uma voz de homem… No entanto, não está aqui ninguém…E voltou a ouvir aquela linda voz:

— Enganai-vos… Também eu estou aqui e bem perto de vós! Olhai para baixo, para a minha água.

— Estarei louca… (disse a jovem) ou um riacho pode falar como um homem?

— Não só pode falar como também amar. Sim…sou eu o riacho que vos fala.

Mas, Joana continuou um pouco assustada e o riacho explicou:

—Qualquer riacho como eu, quando é descoberto pela primeira vez e a pessoa que o descobre é uma donzela, pode falar… ouvir… e até amar! Para isso basta que os vossos lábios toquem na minha água e me digam baixinho: amor!

A donzela, apesar de desconfiada, experimentou o que o riacho tinha dito.

De repente, aparece, muito preocupado, o pai dela, pensando que ela se tinha perdido.

A jovem não contou nada do que tinha acontecido a seu pai. E lado a lado continuaram a sua viagem, mas um ruído estranho perseguia-os.

Quando caiu a noite, os viajantes procuraram um lugar para dormir.

Mas, a Joana desejava tanto saber se o riacho tinha cumprido a sua promessa e se viera atrás dela até ali.

Aquele ruído não poderia ser outra coisa… Com muito cuidado para não acordar seu pai, saiu e foi procurar o riacho.

Qual não foi o seu espanto ao ver que o riacho era agora um belo rio.

Contudo, a donzela continuou curiosa e questionou o rio:

—Tendes só voz? Não tendes figura?

O rio perguntou-lhe:

—Gostaríeis de me ver?

—Ai! Gostaria tanto!

Então, o rio realizou o desejo da sua amada:

—Aqui estou!

Foi então que surgiu o pai da jovem muito zangado:

—Joana! Atraiçoaste-me! Foste ter com um homem!

—Senhor meu pai… eu explico-lhe.

Mas ele nem sequer a quis ouvir:

—Não quero explicações! Vamos! Já não terás descanso até ao final da viagem.

O rio feito homem ficou ali a observar a linda donzela que se afastava.

Diz-se que, no dia seguinte, muita gente ouviu uma voz estranha vinda dos lados do rio e que perguntava com ansiedade:

- A senhora passou por aqui?...

- Respondei-me, por favor! Passou por aqui? Passou?...

Esta pergunta, mil vezes repetida e ouvida por alguns que já não são deste mundo, deu o nome àquelas terras, ficando a chamar-se Passô.

E o rio que a banha, tem o nome de rio Homem!


Fonte http://www.cm-vilaverde.pt/web/cultura/tradicoes


14 comentários:

Pedro Coimbra disse...

Sempre a aprender.

Tintinaine disse...

Essa está muito bem inventada!
Boa quinta-feira!!!

Joaquim Rosario disse...

Bom dia
Muito bonita esta lenda .

JR

Maria João Brito de Sousa disse...

:) A esta não a conhecia eu, Elvira!

Obrigada e um forte abraço!

Jaime Portela disse...

Uma belíssima lenda.
Já conhecia, mas gostei de a ler aqui.
Continuação de boa semana, amiga Elvira.
Um beijo.

- R y k @ r d o - disse...

As lendas, por estranho e incrível que possa parecer, têm sempre algo de verdade. Pelo menos na mente e imaginário das pessoas.
.
Cumprimentos poéticos.
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

chica disse...

LInda lenda...Amores impossíveis sempre rendem,rs...beijos, chica

Lúcia Silva Poetisa do Sertão disse...

Uma belíssima lenda!
Abraços fraternos!

São disse...

Grato abraço pelo aumento dos meus conhecimentos.

Cidália Ferreira disse...

EStas lendas são bastante interessantes!! :)
-
Se escrevesse o que sente a minha alma

Beijo, e uma boa tarde!

Ailime disse...

Boa tarde Elvira,
Gostei imenso desta lenda que não conhecia.
Muito interessante, mesmo!
Um beijinho e saúde.
Ailime

Manuel Veiga disse...

uma bonita est+oria, qu traduz bem a criatividad4 e o bom gosto de noss0 P0v0
adore a história.

boa boite, amiga.
boa noite

Caderrno de San disse...

Literatura oral se mantendo viva ainda que pela escrita.
Um abraço, Elvira!

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida amiga Elvira!
Não conhecia e adorei o suspense da história de Amor.
Estou gostando muito das lendas.
Tenha dias abençoados!
Beijinhos com carinho