Seguidores

5.10.22

LENDAS DE PORTUGAL - LENDA DA LAGOA DAS SETE CIDADES

 Lenda da Lagoa das Sete Cidades




A freguesia das Sete Cidades, da ilha de São Miguel, possui uma inigualável beleza fruto do seu magnífico vale e da sua bela lagoa. Apesar desta lagoa ser o maior reservatório de água doce dos Açores, é também um lugar que apresenta várias lendas à volta da sua origem. Neste artigo, iremos apresentar uma das mais conhecidas na gíria popular e que o irá deixar com a curiosidade acesa.
A lenda conta-nos que no lugar da freguesia das Sete Cidades, há muitos anos atrás, existia um reino onde habitava uma esbelta princesa de olhos azuis. Esta princesa, ao contrário de muitas outras, adorava a vida do campo. Algumas das suas atividades preferidas eram passear pelos verdejantes campos de São Miguel, onde esta tinha a possibilidade de sentir a verdadeira essência da natureza. Passava os seus dias sentido o cheiro das flores, molhando os pés nas ribeiras e admirando as paisagens que os vales que rodeavam o seu reino providenciavam.
Num dos dias em que a princesa ocupava o seu tempo fazendo aquilo que foi referido mais acima, esta deparou-se com um rebanho. Cuidando desse rebanho, encontrava-se um pastor de olhos verde, o qual a princesa decidiu dirigir a palavra.
Desta conversa, longa, os dois falaram de muitos temas, entre estes as flores, os animais e as coisas mais simples que a natureza oferece, como era o caso da beleza que rodeava o que sítio que habitavam.
À medida que o tempo foi passando, a princesa e o pastor foram continuando a ter estes encontros que acabaram por culminar numa grande paixão entre ambos.
Pouco tempo depois, chegou aos ouvidos do rei, pai da princesa, que a sua filha andava a se encontrar com o tal pastor, algo que não agradou de todo o rei. O rei pretendia, como qualquer outro, que a sua filha se casasse com um príncipe, de modo a que tivesse uma vida afortunada. Deste modo, o rei proibiu a sua filha de voltar a ver o pastor, decisão esta que veio a destroçar o coração da princesa.
Apesar da sua dor, esta acatou a decisão do seu pai, apenas com uma condição – voltar a ver o pastor uma última vez. Comovido, o rei aceitou a condição da sua filha. A princesa e o pastor voltaram a se encontrar, pela última vez, nos mesmos campos verdejantes onde haviam se conhecido pela primeira vez. A conversa foi longa e ambos aproveitaram para falar sobre os seus sentimentos, mas também sobre a sua separação. A dor da separação foi algo que abalou o pastor e a princesa de uma forma intensa.
Reza a lenda que ambos choraram tanto que, a princesa de olhos azuis, formou uma lagoa azul e, o pastor de olhos verdes, formou uma lagoa verde.
Hoje as duas lagoas são unidas, tal como o desfecho que a princesa e o pastor desejaram para o seu futuro.



Nota: Embora esta seja uma lenda muito conhecida,  a infopédia tem uma lenda totalmente diferente sobre esta mesma localidade.  Postá-la-ei daqui a dias.



NOTA: Estarei ausente até ao dia 12, uma vez que o filho está de férias e fica com a Margarida, nós vamos descansar, pois eu e o marido,  dia 13 iniciamos uma série de exames e consultas. Os posts estão programados, a Mariana fez o favor de mo fazer para que eu não expusesse os olhos ao computador por muito tempo.



E minhas amigas já repararam que estamos no mês de Outubro? Então não se esqueçam de que Mais vale prevenir...


11 comentários:

Pedro Coimbra disse...

A lenda é linda e o local também.

Fatyly disse...

Desconhecia a lenda e gostei do que li:)
Fazes bem em descansar e desejo as vossas melhoraa!
Beijos e um bom dia

chica disse...

Gostei de conhecer a lenda e a imagem,. linda! Bom descanso e tudo de bom! Aproveitem bem! beijos, chica

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Gostei de conhecer.
Um abraço e continuação de uma boa semana.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
Livros-Autografados

Emília Pinto disse...

Fazes bem em descansar, Elvi4a! Precisais muito! Adorei a lenda que não conhecia. Beijinhos e bom descanso
Emilia

ematejoca disse...

Não conhecia esta lenda que é absolutamente MARAVILHOSA.

Descanso é uma óptima alternativa 🍂

Maria João Brito de Sousa disse...

Esta já eu conhecia muito bem, minha amiga! :) Tenho até um amigo que escreveu esta mesma lenda nos versos de um poema lindíssimo.

Faz muito bem em descansar durante alguns dias porque bem merece esse repouso!

Um grande abraço!

Cidália Ferreira disse...

Uma lenda bastante interessante!!
-
Beijos.
Boa noite!

Ailime disse...

Boa tarde Elvira,
Esta versão da lenda, que é linda, já conhecia.
Mas é sempre bom reler.
Desejo que descansem o mais possível.
Aproveitem bem.
Beijinhos e saúde.
Ailime

noname disse...

Bom descanso, minha amiga.
Cuidem-se, um beijinho para ambos

teresadias disse...

Já vi ao vivo as lagoas e são realmente uma beleza.
Gostei da lenda.
Beijo, descanse, cuide-se.