Seguidores

29.12.23

SER PAI

 

SER PAI

Daniel quer uma boneca pelo Natal mas tem de ter olhos que abram e fechem. Ele quer deitá-la à noite e tapá-la.

Tem de ter cabelo comprido. Quer penteá-la e fazer-lhe uma trança.

Tem de ter braços e pernas que mexam.

Os pais ficam admirados.

— Não preferes um comboio? — pergunta a mãe.

— Ou uma caixa de legos? — pergunta o pai.

Eles estão preocupados.

— Um rapaz que brinca com bonecas não vai ser um homem a sério — argumenta o pai.

Mas Daniel não muda de ideias. Quer receber uma boneca pelo Natal.

— Mas porquê? — pergunta a mãe.

Daniel pensa e responde:

— Também quero ser pai.



Max Bolliger
30 Geschichten zum Verschenken
Lahr, Verlag Ernst Kaufmann, 1991
adaptado

10 comentários:

A Sombra das Núvens disse...

Cara Elvira, muito original este texto

Boas entradas em 2024.
Saúde, um abraço.

Roselia Bezerra disse...

Bom dia de Paz, querida amiga Elvira!
Um conto muito bonito e apropriado para mentes fechadas que meninos não brincam com bonecas.
Adorei a resposta dele.
Tenha últimos dias do ano abençoados!
Beijinhos festivos

redonda disse...

Gostei muito da história
um abraço e uma boa noite

Manu disse...

Uma resposta inesperada, mas certíssima.
Abraço Elvira

Pedro Coimbra disse...

A maior e melhor aventura da minha vida.
Feliz 2024

Tintinaine disse...

O rapaz anda baralhado, quer pôr o pai a fazer as coisas que, habitualmente, é a mãe que faz. Estamos numa era complicada com as mulheres a sair de casa para irem trabalhar e os homens a terem que assumir parte das suas tarefas. Parir os filhos é que ainda não conseguem e isso devia fazer as pessoas pensarem que talvez estejam a ir por um caminho errado.
Pensar nas consequências daquilo que estamos agora a fazer e talvez não seja a coisa mais acertada.

Maria João Brito de Sousa disse...

Uma maravilha, este pequenino conto!

Nasci na década de 50 do século passado e lembro-me perfeitamente de que era o meu pai quem me ia deitar e se sentava a meu lado com um livro de Júlio Verne que lia até eu adormecer...

Um abraço, minha amiga!

António disse...

Interessantíssimo!
Abraço

ematejoca disse...

Muitíssimo mais interessante do que a história, é na minha opinião, o comentário do TINTINAINE.
Um comentário para ler sem pressas e refletir sobre aquilo que ele nos quer dizer.

Beatriz Pin disse...

FELIZ ANO NOVO, ELVIRA.
UM ABRAÇO