Seguidores

29.4.22

29 DE ABRIL DE 2007 - 15º ANIVERSÁRIO DO SEXTA

 

POEMA PARA UM EMIGRANTE
                                                                                                                                  

Eu queria chamar-me Manuel
e viver tranquilo na minha terra
ir á tardinha com os amigos ao café
e falar do tempo sem pensar que a seca
trará a flor da fome ás searas queimadas.


Eu queria chamar-me Manuel
e ter uma casa, água e luz,
poder fazer um filho livremente
sem pensar na subalimentação
física, nem intelectual


Eu queria chamar-me Manuel
ter emprego e não pensar
que os salários estão atrasados
e talvez o desemprego esteja á espreita
e a fome seja o jantar do próximo mês.


Eu queria chamar-me Manuel
e continuar a pensar Abril,
como a esperança da minha terra.
Eu queria chamar-me Manuel..
e sou apenas o emigrante.

Elvira Carvalho


Foi com este poema, na altura sem foto (eu sabia lá como pôr uma foto) que este blogue nasceu há precisamente 15 anos. Desde então muita coisa aconteceu, muitos amigos passaram por esta casa, alguns ainda por aqui andam, outros partiram atraídos por outras redes sociais, e outros ainda partiram para aquela viagem que ninguém quer fazer mas que mais cedo ou mais tarde todos fazemos.  A esses recordo-os com carinho e muita saudade. Todavia hoje é dia de festa e para ela estão convidados todos que que por aqui passem.




Obrigado Noname

25 comentários:

redonda disse...

Muitos parabéns pelo aniversário!
Gostei do poema e gosto muito de poder passar por aqui
um abraço
Gábi

Emília Pinto disse...

E eu sou uma das que há muitos anos ando por aqui e que há muitos anos te acompanho, com muito prazer e sempre com muito carinho da tua parte. Acompanhei os passos dados pelo teu pai, contados por ti e das dificuldades dele para vos criar com o minimo de dignidade. Não podia, hoje, faltar ao aniversário deste cantinho onde sempre fui bem recebida e que já considero um pouco meu, se me permites esta liberdade. Podes crer, querida Amiga, que, enquanto a vida me permitir, aqui continuarei a prestigiar o teu belo trabalho e a cimentar esta nossa amizade que, apesar de não nos conhecermos, aumenta a cada dia que passa. Parabéns, querida Amiga e desejo - te saúde bastante para continuares a encantar os teus amigos com as publicações sempre muito interessantes. A ti e aos teus queridos, tudo de bom, pois sei que só te sentirás bem, se eles também estiverem felizes. Um beijinho, muito, muito especial e obrigada por tudo!
Emilia 👏 🥂 🎂 💝

Pedro Coimbra disse...

Estarei aqui nos próximos 15, prometo.
Bfds

Pedro Coimbra disse...

Agora vejo que o meu comentário não ficou.
Tinha prometido que vou ficar outros 15.
O que é que se passa com o Blogger???
Bfds

João Santana Pinto disse...

Muitos parabéns ao blogue e sua autora, a longevidade e exemplo impressionam, pela dificuldade e exigência em manter um blogue que é diário, pela dificuldade e exigência em manter uma criatividade e esforço constantes para o alimentar.
A Elvira mantém a vontade em trabalhar os seus contos com temas pertinentes e que não desistiram de um mundo melhor, de um final feliz que qualquer pessoa merece ter e de assegurar que a esperança tem de estar sempre presente pois só assim a luta é válida.
Deixo um abraço de parabéns e os votos de muita saúde e inspiração, o dia é de festa.

Tintinaine disse...

Eu comecei 10 meses mais tarde, em Fevereiro de 2008!!!
Parabéns para nós os velhotes que ainda encontraram o caminho para estas modernices!

Joaquim Rosario disse...

Bom dia
Bonita idade para um blog.
Não sou propriamente dos mais velhos seguidores e francamente não sei à quantos anos cá ando mas uma certeza eu tenho, depois que li o primeiro artigo que acho que foi de um conto, nunca mais deixei de visitar este "lugar" maravilhoso que me dá muito prazer .
Obrigado e venham daí os que se seguem .
TCHIM TCHIM

JR

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Gostei e muitos parabéns, venham mais 15.
Um abraço e bom fim-de-semana.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
O prazer dos livros

Fatyly disse...

Muitos parabéns e sim foi o teu primeiro poema que li quando vasculhava este teu espaço que gosto muito e venham mais 15 anos.
Beijos e um bom dia

chica disse...

Que linda festa para os 15 anos desse blog! Que festejemos contigo muitos mais ! E como é bom recordar o início,não? Tanto mudou...beijos,tudo de bom,chica

Roselia Bezerra disse...

Bom dia de festa, querida amiga Elvira!
Parabéns pela perseverança com o blog e por todos amigos conquistados.
Sua festa está expressiva recordando os amigos presentes e antigos com uma ressalva carinhosa.
Bolo muito bonito e Tim Tim, amiga!
Seja motivo de muita alegria ser a protagonista de um blog muito bom.
😘🕊️💙💐

José Luís Outono disse...

Parabéns!!!

António disse...

Parabéns ao blogue e à sua responsável.
Abraço

Manu disse...

Muitos Parabéns!
Que venham mais 15.
É um prazer visitá-la:
Abraço Elvira

ematejoca disse...

Eu emigrante de livre vontade, digo ao blogue e à sua autora muitos parabéns.
E que venham muitos mais.
Abraço de Düsseldorf 🌺

" R y k @ r d o " disse...

Muitos parabéns para o blogue e a sua administradora. Que venham muitos mais 15 anos.
.
Cordiais cumprimentos.
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

Fá menor disse...

Muitos parabéns!
Continue connosco por muitos anos! A sua escrita cativa-nos.

Beijinhos e bom fim-de-semana!

Janita disse...

Parabéns ao Sexta e à sua valorosa autora.
Que conte muitos aniversários mais e eu que possa testemunhar esse feito, Elvira. :)

Um abraço e muita saúde.

Rogério G.V. Pereira disse...

Não sei qual tem ar mais guloso
se teu poema se o bolo
de qualquer modo
papei um e outro

E fui-me ao drink
fazendo brinde

Parabéns e
força!

Tais Luso de Carvalho disse...

Que lindo poema, e gostei da festinha, não tinha visto, amiga, mas jamais deixaria a minha fatia de bolo e um tim-tim!!!
Mais 20 anos de blogagem, amiga, no mínimo!!!
Um beijinho!!

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida amiga Elvira!
Pelos 15 anos, lhe trouxe um mimo com carinho:
https://flordocampo3.blogspot.com/2022/04/menina-flor_29.html
Beijinhos

aluap disse...

15 anos é muito tempo, muitos dias e muitas horas...como cantava Paulo de Carvalho. Mas é assim, quando se gosta.
Infelizmente as minhas visitas têm sido pouquitas, mas sempre que posso aqui estou para dizer "presente".
Parabéns!
15 anos já passaram e viva o 16º!
Saúde para todos.
Abraços.

Maria João Brito de Sousa disse...

Chego atrasada à grande festa de aniversário do Sexta-Feira... será que sobrou algum pedacinho de bolo? :)

Parabéns! Muitos parabéns, querida amiga!

Que venham outros tantos anos com o mesmo empenho e qualidade!

acedre disse...

Outro que chega tarde!
Parabéns dende a Galiza doutro que leva xa uns aniños co isto dos blogos!

Ailime disse...

Boa noite Elvira,
Atrasada mas aqui estou para lhe dar os meus Parabéns pelos 15 anos do seu excelente Blogue e à Elvira sua enorme mentora.
O poema é fabuloso e deixo-lhe os meus aplausos.
Beijinhos e muita saúde.
Ailime