Seguidores

1.11.21

1 DE NOVEMBRO - DIA DE TODOS OS SANTOS

 



Festeja-se hoje o dia de Todos-os-Santos. O texto que se segue e se encontra entre aspas foi retirado da Wikipédia. Se alguém não conhecer a história e quiser ler o texto na integra, basta clicar AQUI

"A Enciclopédia Católica define o Dia de Todos os Santos como uma festa em "honra a todos os santos, conhecidos e desconhecidos". No fim do segundo século, professos cristãos começaram a honrar os que haviam sido martirizados por causa da sua fé e, certos de que eles já estavam com Cristo no céu, oravam a eles para que intercedessem a seu favor. A comemoração regular começou quando, em 13 de maio de 609 ou 610, o Papa Bonifácio IV dedicou o Panteão (o templo romano em honra a todos os deuses) a Maria e a todos os mártires. Markale comenta: "Os deuses romanos cederam seu lugar aos santos da religião vitoriosa."
A data foi mudada para novembro quando o Papa Gregório III (731-741) dedicou uma capela em Roma a Todos os Santos e ordenou que eles fossem homenageados em 1.° de novembro. Não se sabe ao certo por que ele fez isso, mas pode ter sido porque já se comemorava um feriado parecido, na mesma data, na Inglaterra. A Enciclopédia da Religião afirma: "O Samhain continuou a ser uma festa popular entre os povos celtas durante todo o tempo da cristianização da Grã-Bretanha. A Igreja britânica tentou desviar esse interesse em costumes pagãos acrescentando uma comemoração cristã ao calendário, na mesma data do Samhain. É possível que a comemoração britânica medieval do Dia de Todos os Santos tenha sido o ponto de partida para a popularização dessa festividade em toda a Igreja cristã."
Markale menciona a crescente influência dos monges irlandeses em toda a Europa naquela época. De modo similar, a Nova Enciclopédia Católica afirma: "Os irlandeses costumavam reservar o primeiro dia do mês para as festividades importantes e, visto que 1.° de novembro era também o início do inverno para os celtas, seria uma data propícia para uma festa em homenagem a todos os santos." Finalmente, em 835, o Papa Gregório IV declarou-a uma festa universal."


Bom, mas hoje é também feriado e o primeiro dia do penúltimo mês do ano. Que espero seja um bom mês para todos.
E é também o mês Azul, o mês de prevenção contra o cancro da próstata.
Por isso meus amigos toca a cuidar da vossa saúde. Nunca se esqueçam que a  prevenção pode ser a diferença entre a vida e a morte.
Durante todo este mês, este símbolo vai estar no meu blogue como esteve o símbolo rosa no mês de Outubro.





Para todos os que não sabem, e continuam a clamar contra o Dia Internacional da Mulher, porque não há o Dia Internacional do Homem, e até dizem,  como chalaça, que o dia de Todos os Santos é o seu dia, porque têm que nos aturar, informo que existe sim senhor, o Dia Internacional do Homem. Existe desde 1999 e celebra-se a 19 de Novembro em quase todo o mundo, embora no Brasil seja comemorado a 15 de Julho. 

14 comentários:

Pedro Coimbra disse...

Doa dia 1 de Novembro lembro desde menino a ida ao Cemitério da Conchada para visitar o túmulo do meu irmão que morreu bebé.
Boa semana, bom mês de Novembro

© Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

Elvira
Uma postagem bem elucidativa e que gostei de ler.
Boa semana e obrigada pelas suas visitas.
Beijinhos
:)

chica disse...

Ótimo NOVEMBRO e tudo de bom! beijos, chica

Fatyly disse...

Já tinha lido sobre o dia 1, mas desconhecia o resto que informas.
Pois é amiga a prevenção é a chave da nossa saúde mas os actuais políticos e sindicalistas de bancada em vez de se unirem em prol do povo andam a dar cabo de tudo e mais alguma coisa com problemas da treta. Ainda não saímos da crise pandémica etc, etc. Eu punha-os a marcar consultas e a ajudarem quem trabalha nos Centros para ver o que é xarope para a tosse.
A minha médica de família desapareceu do sistema e já me virei para outro lado e terei consulta de revisão no dia 10. Vamos a ver se não adiam.
Beijos e gostei muito deste teu post

Tintinaine disse...

Pois é, tem homem que é santo!
Bom feriado e boa semana!

Emília Pinto disse...

Obrigada, Elvira, pelas informações sobre este dia que nos traz um pouco mais de tristeza, por nos lembrar os nossos queridos que já partiram. É dia da " corrida aos cemitérios " e dos " luxos " nos jazigos" Uns dias antes, já começo a ver, na florista aqui do prédio, os arranjos preparados para serem colocados neste dia. Nada contra, mas, penso muito naqueles que nunca receberam uma flor, em vida e agora a sua campa está enfeitada, não com os simples crisantemos,( caracteristica desta época ) mas com outras mais exótica enfim...
Não conhecia o dia do " homem", mas, pelos vistos , há, só que, claro, eles já são considerados superiores às mulheres e, portanto, não há necessidade de " elevar " ainda mais, não é verdade, Amiga? Fica bem, com SAÚDE para todos Gostei de ver a tua bruxinha pequenina; está uma graça! A minha também foi para a escolinha toda feliz, também de bruxinha. Um beijinho
Emilia

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Um abraço e bom Feriado.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
Livros-Autografados

Maria João Brito de Sousa disse...

Para a minha mãe, este era o Dia de Todos os Mortos e não havia quem pudesse convencê-la de outra coisa. Apanhou um enorme susto quando eu ameacei nascer neste dia, segundo me contava e toda a família confirmava.

Obrigada por toda a informação que aqui nos deixou, amiga.

Forte abraço!

São disse...

As religiões são muito interessantes , sem dúvida , e encandeiam-se e enlaçam-se nas crenças e nos rituais...

Amiga, bom Novembro!

Grande abraço :)

Rogério G.V. Pereira disse...

Ia comentar todo o texto
mas detenho-me no selo

Tem a ver comigo
e Meu Ânimo
te agradece

Abraço

Rosemildo Sales Furtado disse...

Pensei que o Dia Internacional do Homem fossem todos os dias. Rsrs.

Abraços e uma ótima semana para ti e para os teus.

Furtado

Gracita disse...

Uma postagem bem interessante e elucidativa querida Elvira
Uma semana abençoada com muita saúde
Beijinhos

Ailime disse...

Bom dia Elvira,
Desejo que tenha tido um santo dia.
Beijinhos e saúde.
Ailime

teresadias disse...

Sempre a aprender!!!
Bjs.