Seguidores

5.8.22

OS CAMINHOS DO DESTINO - PARTE XII

 



Três meses depois, Beatriz saiu do centro de emprego com uma carta para apresentação num escritório de uma agência de publicidade.
O escritório ficava num segundo piso de um arranha-céus. Apresentou a carta a uma das empregadas e ela conduziu-a a um gabinete, onde foi recebida por um homem ainda jovem.
O homem que lhe fez a entrevista, insistiu no facto de precisarem de alguém com experiência, coisa que ela não tinha, de modo que a jovem sentiu que não ia ficar, e o seu bonito semblante entristeceu-se.
O homem, moreno, olhava-a com os seus penetrantes olhos cinzentos, tão fixamente que a jovem se sentiu incomodada e se levantou.

- Por favor sente-se. Ainda não acabei. Para este escritório, preciso de alguém com muita prática, é um facto, mas tenho uma proposta para lhe fazer.

Que proposta, poderia ele fazer-lhe, depois de levar todo o tempo desde que ela entrara a mirá-la, daquele jeito estranho,  e praticamente lhe dizer que no escritório não tinha lugar para ela? Corou até à raiz do cabelo, e ia protestar, mas ele não lhe deu tempo.
- Diz o seu currículo que é educadora de infância. É verdade?
- Sim, -respondeu sem entender a pergunta
- E porque quer trabalhar num escritório, e não numa escola ou creche?
- Porque até agora nunca trabalhei, e não é fácil conseguir uma vaga para esses sítios a meio do ano e sem experiência. E preciso trabalhar, - respondeu sem saber bem onde o homem queria chegar, ou que espécie de proposta lhe iria fazer.

- Tenho uma filha de três anos. A minha mulher morreu há pouco tempo. A menina está em casa entregue aos cuidados da avó. Porém a minha irmã, vai ser mãe, e quer a nossa mãe junto dela. Fico sem ninguém para cuidar da minha filha, e não quero nem posso nesta fase, pô-la numa creche. Preciso de alguém que cuide dela, e lhe dê a atenção que ela precisa, ao mesmo tempo que a vá educando e motivando para que tenha um crescimento físico e mental, saudável. E ninguém melhor para isso que uma educadora de infância. Interessa-lhe?
- Claro que sim. Adoro crianças.
- E tem disponibilidade para começar amanhã?
- Sim.
- Muito bem. Antes de passarmos a falar do contrato preciso saber mais uma coisa.
- Por vezes chego tarde a casa. Por isso o seu horário não poderá ser um horário fixo. Por outro lado, quando saio em viagem, se a minha mãe, não puder na altura ficar com a Matilde, teria disponibilidade para dormir lá em casa?
- Toda a disponibilidade do mundo.
Ele olhou-a com curiosidade. Era muito jovem. E gente jovem, gosta de sair divertir-se, namorar. Seria um risco confiar-lhe a sua filha?

Avançou com as condições do contrato que ela aceitou.
- Muito bem. Vou mandar redigir o contrato. Se puder passar por cá um pouco antes da uma, assina o contrato e levo-a a minha casa para que conheça a minha mãe e a Matilde. Creio que não lhe disse o meu nome. César Ferreira, - disse levantando-se e entendendo-lhe a mão.
Apesar de saber que ele tinha o nome dela no currículo,  retribuiu o cumprimento, repetindo o nome, antes de se retirar.



Nota: A foto do pensamento de ontem é da São Banza. Porque me esqueci de o referir na altura aqui fica com um pedido de desculpas à autora.


9 comentários:

Pedro Coimbra disse...

O que para aí vem!!!
A César o que é de César??
Bfds

Tintinaine disse...

Parece que uma porta se abriu para ela!
Bom fim de semana!

Emília Pinto disse...

Encontrou o emprego ideal e uma nova vida vai começar para ela. Espero que estejas bem querida Amiga. Um bom fim de semana. Beijinhos
Emilia

Maria João Brito de Sousa disse...

Isto é que é sorte :)

Fico a aguardar o resultado do primeiro dia de trabalho da jovem protagonista.

Forte abraço, Elvira!

chica disse...

Curiosa pra ver o que Elvira está preparando pra nossa Beatriz... Adorando! beijos, chica

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Excelente capitulo.
Um abraço e bom fim-de-semana.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
Livros-Autografados

Mau-tempo disse...

estou de queixo caído e agora expectante com a continuação :)
vou passando e aguardando, bom fim de semana

Cidália Ferreira disse...

Muito bem. Continuemos ...
-
As palavras são o ponto de encontro

Bom fim de semana. Beijo

Ailime disse...

Boa noite Elvira,
Adorei este capítulo!
Beatriz merecia uma oportunidade como a que lhe foi oferecida.
Desejo-lhe um bom domingo com saúde.
Beijinhos,
Ailime