Seguidores

2.11.14

ROSA PARTE IX



Esta foto mostra uma mesa da Seca de bacalhau da Azinheira. A foto não é minha , mas conheço
este sitio como a mim mesma.  Ao fundo à direita é a malta dos homens, que eu já mostrei em fotos minhas. À esquerda um dos armazéns de recolha do Bacalhau. As trabalhadoras, são a Idalina  (que atualmente  é a porteira) e a Vitória. Com ambas trabalhei alguns anos. A foto é antiga, hoje a Seca foi desativada, está apenas aberta para visitas de estudo.




IX




No dia seguinte, quando viu Amália lavando roupa no tanque foi até lá para ajudar. E também, porque queria conversar com a futura cunhada, longe de interrupções.
Pegou numas calças, mergulhou-as no tanque e disse:
- Vim ajudar com a roupa, Amália.
- Não carece Rosa.
- Mas eu quero ajudar. E também queria falar consigo. Saber se é verdade que o seu irmão, quer casar comigo e porquê.
- Saber se é verdade? Tens dúvidas?
- Foi muito estranho o que aconteceu.
- Vai-te habituando. A vida tem muitas coisas estranhas. Tu por exemplo, não te pareces em nada com o que tenho ouvido falar das mulheres que levam a vida que levavas.
Sem se conter, Rosa deu livre curso às lágrimas. Amália ficou espantada.
- Que se passa agora? Porquê esse choro? Não disse nenhuma mentira, ou disse? Não estavas numa casa de “meninas”?
Ela assentiu com a cabeça e depois perguntou:
- Posso confiar em si?
- Claro, mulher! Afinal vamos ser cunhadas. Mas antes deixa de me tratar por você. Que diabo, não estou a tratar-te por tu? Faz o mesmo.
Então, Rosa abriu o seu coração e contou tudo desde aquela fatídica tarde no monte.
-Juro-lhe, por tudo quanto há de mais sagrado, que digo a verdade – terminou Rosa ao perceber o ar incrédulo da outra.
- Pois então agradece a Deus, que te livrou de um destino que não desejavas. Às vezes ELE escreve direito por linhas tortas.
E então falou-lhe da ida de João para os Açores, da promessa que ele fizera e de como a família se sentia preocupada com a mulher que ele arranjasse. Nunca lhes passou pela cabeça dissuadi-lo. Isso não! Promessa é sagrada. O Sr. Padre, sempre lhes dissera “Muitas graças a Deus e poucas graças com Deus” e terminou:
 -Vamos rapariga lava aí essas lágrimas e prepara-te para enfrentares a vida que te espera. Não será fácil. Somos pobres, vivemos do trabalho quando o há e quando não. O que eu quero dizer é que aqui se trabalha seis meses por ano e tem que se guardar para os outros seis meses. Felizmente, o João tem trabalho todo o ano na fábrica, e já se inscreveu para a C.U.F. Se tiver a sorte de entrar, vai ser muito bom. Lá ganham melhor, fazem muitos turnos. Não tens nada para a tua casa e nós não poderemos ajudar grande coisa. Talvez uma panela ou uns pratos. Se quiseres trabalhar, segunda-feira podes ir ao escritório da Seca. O trabalho é duro mas sempre podes comprar alguma coisa para a casa.
- É claro que vou.  Trabalho, foi coisa que nunca me meteu medo. Obrigada por me acolher e me aconselhar.
- Então, agora vamos lá fazer o almoço que está na hora. À tardinha uma de nós vem apanhar a roupa.



Continua 


Que vos parece? A história da Rosa termina com o casamento (porque gente feliz não tem história) ou ainda muita água vai correr debaixo da ponte?


33 comentários:

São disse...

Esperemos a continuação...

Gostei da foto.

Bons sonhos, amiga

lis disse...

Penso que tem água a correr debaixo da ponte ,Elvira
Te conheço... rs tu tens ainda alguns segredos escondidos aí
te espero,
abraço

Pedro Coimbra disse...

Acredito que ainda haja muito a contar.
mas espero que, no final, haja um final feliz.
Bfds

Unknown disse...

A vida dá muitas voltas.
Se de um lado era dura do outro não será menos. A diferença está na força de vencer e no amor que nos oferecem e nos encoraja.

Maria disse...

Bom dia Elvira, vim bem cedinho por a leitura em dia...estou a adorar!!!
beijinhos
Maria

Isamar disse...

Mais um episódio, mais uma caminhada na vida da Rosa, tão curta e já com tantos espinhos. Claro que me parece que a vida dela se vai recompondo mas as adversidades espreitam e quando menos se espera, acontecem. Não é a vida cheia de percalcos? Espero que nada de mal lhe aconteça mas penso que poderá acontecer ao João e o que não for bom para ele não será também para ela. Vou aguardar, amiga. Beijinhos

chica disse...

Acredito que ainda vai rolar muito..Estou gostando! bjs, chica

Emília Pinto disse...

Elvira, penso que as coisas estão bem encaminhadas para a Rosa. A cunhada me pareceu boa pessoa. Vai ser vida dura, mas creio que tudo se vai compor, embora ainda vá acontecer muita coisa. E se ela estiver grávida??? Espero que não!!! Beijinhos e até terça Bom fim de semana
Emília

Laura Santos disse...

Ao menos a situação já está toda posta "em pratos limpos", no entanto pareceria um final demasiadamente previsível para uma historia tão intensa...:-)
Veremos!
xx

Bell disse...

Muita coisa ainda está por acontecer.

bjokas =)

Luma Rosa disse...

Oi, Elvira!
Espero que Rosa tenha encontrado o seu lugar ao sol e que as lágrimas não façam mais parte de sua vida. Mas já contou o final? (rs*)
Bom fim de semana!
Beijus,

Edum@nes disse...

Muita água continuará sim!
a correr debaixo da ponte,tristezas não
impeçam a Rosa em botão
de desabrochar no seu encantado jardim
com as suas pétalas perfumadas
que não sejam mais amachucadas
sarem todas as mágoas do seu coração!

Bom fim de semana desejo para você amiga Elvira, um abraço.
Eduardo.

Existe Sempre Um Lugar disse...

Boa tarde, muita agua vai correr debaixo da ponte, certamente que ainda não é desta que a Rosa vai ser bafejada com a felicidade.
AG
http://momentosagomes-ag.blogspot.pt/

António Querido disse...

Essa seca de bacalhau, teve a mesma sina da que existia a escassos metros da minha casa na Figueira, empregava muita gente e me ajudaram como comerciante, tudo acabou, até os Estaleiros Navais onde tantas lanchas foram construídas para os fuzileiros, é a vida que roda sem parar!

Quanto à Rosa, acho que vai ter a felicidade que merece...
Com o meu abraço, bom fim de semana.

Teresa Brum disse...

Estou gostando muito, curiosa por demais para saber o final. Um abraço cara amiga Elvira e agradecida por sua visita.

RENATA CORDEIRO disse...

Espero a continuação porque esta leitura está muito prazerosa.
Obrigada pela visita e bom domingo.
Abraço,
Renata

Vitor Chuva disse...

Olá, Elvira!

Como dizia o outro,prognósticos só no fim do joga... de modo que é melhor esperar pelo final...

Um abraço e bom fim de semana.
Vitor

Olinda Melo disse...


Esperemos para ver, não é verdade?

Mas, ou muito me engano ou a Rosa encontrou gente muito boa no seu caminho...

Bjs

Olinda

AC disse...

Elvira,
Não há história que se preze que termine com um casamento, a não ser que seja uma historieta. É que, para o bem ou para o mal, o casamento é um enorme desafio, não acha?

Beijo :)

Andre Mansim disse...

Olá Elvirinha, tudo bem aí?

Puxa, achei que a Amália aceitou a Rosa muito bem... Legal! Mas vamos ver o que vem por aí!

Nilson Barcelli disse...

Já nem digo nada, fico à espera da continuação...
Bom domingo e boa semana, querida amiga Elvira.
Beijo.

© Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

não sei como irá acabar, está interessante!

espero o final.

bom fim de semana.

beijo

:)

Luis Eme disse...

deve ter um final feliz, Elvira.

abraço

José Lopes disse...

Coloquei a leitura em dia e achei uma ideia brilhante associar no tempo a lavagem da roupa com as lágrimas da Rosa quando tornou clara a sua origem.
Cumps

ONG ALERTA disse...

Adoro bacalhau....a história vai longe.
Beijo Lisette,

Lilá(s) disse...

Parece-me que muita água ainda vai correr, mas nada como ficar aguardando...
Bjs

Pérola disse...

Os casamentos não acabam as histórias, antes as fazem recomeçar.

Aguardarei a continuação.

Beijinhos


Lari Moreira disse...

Espero que o final seja feliz hahaha. Bonita escrita!
http://maybe-i-smiled.blogspot.com.br/

Mariazita disse...

Li, meio "na diagonal" porque, como já conheço a obra, é o suficiente para me recordar.
Na minha terra natal, Figueira da Foz, também havia seca de bacalhau, e uma amiga da minha Mãe tinha lá... interesses, não sei explicar, e também salinas, que eram muito próximo e que, segundo sei, lhe rendiam um bom dinheiro...
Presentemente não sei se ainda lá existe alguma coisa dessas.

Agradeço as suas palavras na minha «CASA».
A amiga tem toda a razão. É muito doloroso dizer adeus a quem amamos, e muitas vezes isso só acontece bastante tempo depois da separação física. Os elos perduram para além do óbvio...
Muito obrigada.

Uma semana feliz.
Bjs

Paulo Cesar PC disse...

Um beijo no seu coração, querida Elvira.

esteban lob disse...

Yo creo, dada tu imaginación y talento, Elvira, que va a pasar lo que insinúas y correrá todavía "mucha agua bajo el puente".

Zilani Célia disse...

OI ELVIRA!
ESTOU LENDO PARTE POR PARTE EMBORA ESTEJA ATRASADA NÃO PODEREI LER O CAPÍTULO SEGUINTE, FIQUEI FELIZ DE A ROSA TER ACHADO UMA PESSOA LEGAL COMO O JOÃO, MAS, ACHO QUE VEM MAIS COISAS POR AI.
ESTÁ BOM DEMAIS.
ABRÇS

http://zilanicelia.blogspot.com.br/

Fernando Santos (Chana) disse...

Espero a continuação da história....
Cumprimentos